19 de abril de 2013

Califórnia de carro – De São Francisco até Los Angeles - Parte I



O cupido também flechou seu coração em San Francisco?

Depois de dias incríveis pela linda São Francisco é hora de preparar as malas para descer em uma das estradas mais lindas do mundo, a lendária Highway 1, onde se percorre 738 quilômetros pela costeira do oceano Pacífico de São Francisco até Los Angeles com um cenário de tirar o fôlego.


Não pense jamais em fazer essa viagem em uma tacada só. Não vale a pena. O mínimo que você precisa nesse trajeto é uma pernoite em algum ponto da viagem. O ideal são duas noites: uma em Monterey (ou Carmel que é do ladinho) e outra em São Luis Obispo. 



Começo da viagem pela Highway 1 

Dica - se você tem pressa e quer ir direto para Los Angeles pegue a Highway 5 que é bem mais rápida e você deve levar umas 6 horas para percorrer as 380 milhas ( 615 km ) até LA.

vaquinhas pelo cenário


Algumas locadoras como a Enterprise, Dollar e Alamo, cobram 600 dólares por uma semana de carro pegando em São Francisco e devolvendo em Los Angeles. Se puder, acople um GPS para te ajudar no trajeto.



Quais são os pontos imperdíveis?


De São Francisco até Carmel – nesse trecho de 200 quilômetros, apesar de parecer pá-pum, tem várias paradinhas interessantes a ser fazer. Pela estrada também conhecida como Cabrillo Highway, você vai passar pela pequena e charmosa Half Moon Bay, que vale a pena investir uma paradinha básica na cidade.

Se você der sorte, pode pegar uma carona no Mavericks, um evento (entre novembro a março) reconhecido como um dos maiores desafios de ondas gigantes do planeta onde surfistas do mundo todo se encontram aqui para essa aventura inacreditável, afinal as ondas chegam a ter mais de 15 metros de altura!

Plantações de mostardas pelo caminho ( fácil de encontrar entre Half Moon Bay e Santa Cruz nos meses de fevereiro e março )


De lá, pela mesma estrada contornando o Pacífico siga até Santa Cruz, a cidade mais surf do Norte da Califórnia. A cidade é uma única pela sua vibração relax no ar. Um dos lugares mais legais é o Lighthouse, um farol que abriga o museu do surf  e que tem como cenário um sol iluminando o Pacífico sempre com surfistas no mar e bicicletas e skates pelo calçadão.


Lighthouse em Santa Cruz - dentro tem o museu do Surf.


Se bater uma fome, siga até o píer chamado Santa Cruz Wharf e almoce em um dos restaurantes da área. Aqui é um bom momento para desfrutar a natureza local.

As gaivotas adoram morar em Santa Cruz
Almoço no Píer em Santa Cruz

Visual do Pacífico em Santa Cruz
Pôr do sol em Santa Cruz

De Santa Cruz, seguindo pela Highway 1 são mais 70 quilômetros até chegar em Monterey para uma visita no Monterey Bay Aquarium, considerado um dos melhores aquários do mundo! Preste atenção no horário de funcionamento ok?!

Quando tiver perto do fim de tarde, siga até Carmel que fica do ladinho, (oito quilômetros ou quinze minutos de carro) para admirar da praia o pôr do sol dessa encantadora e romântica cidade.


Pôr do sol na Highway 1 é de emocionar...

Carmel é pequena e ideal para ser explorada a pé com o seu amor, caminhando sem pressa pelas suas ruas arborizadas, parando para jantar nos restaurantes charmosos que ela abriga. Depois desse dia cheio de atividades, nada como descansar em um hotel no centrinho da cidade como o The Colonial Terrace, ou o Sea View Inn, que ficam uma quadra da praia, ou mesmo o Coachman’s Inn localizado no charmoso burburinho do centro da cidade.


Sem dúvida a parte mais linda da viagem.


Quadro das distância

San Francisco até Carmel - 200 km
Carmel até San Luis Obispo - 215 km
San Luis Obispo até Santa Bárbara - 170 km
Santa Bárbara até Los Angeles - 153 km


Custo de gasolina

O trecho San Francisco - Los Angeles você tem duas alternativas:

1 - ir direto pela super highway 5 que dá 600 km e umas 5 a 6 horas de viagem dependendo do tráfego. De gasolina você deve gastar uns 50 a 60 dólares. 

2 - pegar a highway 1 - uma das estradas mais lindas dos Estados Unidos que vai costeando o oceano Pacífico. Essa viagem é bem mais lenta e com já expliquei neste texto aqui não vale a pena fazer de uma tacada só. Por esse caminho você deve percorrer uns 800 km e com certeza (pela estrada ser curvilínea e de duas mãos) umas 11 ou 12 horas de chão. O valor gasto de gasolina nesse trecho chega a perto de 80 dólares.

Para alugar um carro 


Quando você aluga um carro por uma semana a diária fica mais barata. É uma regra bem comum nas locadoras. Normalmente os preços variam entre 300 a 400 dólares (de uma locadora para outra) para uma semana de carro econômico na Califórnia. Minha sugestão é reservar sempre o mais barato e (se quiser) na hora negociar um upgrade. Por exemplo, uma semana de Mustang conversível vai sair uns 800 dólares. Não esqueça do GPS ou mesmo um mapa nas mãos.

Segue os sites para procurar carro:

- Expedia
- Fox
- Thrifty
- Budget
- Dollar

Se você quer medir quanto vai gastar de gasolina na estrada eu recomendo esse site aqui


Para continuar a parte II do texto clique AQUI


Agradecimentos eternos pelas fotos de Daniel Azulai Bittencourt.


40 comentários:

  1. Estarei fazendo o mesmo trajeto no dia 19 de maio. terei uns 3 a 4 dias.
    Aguardonovas notícias sobre os locais que passaram.

    Parabéns.

    Vocês tem alguma dica de sites de roteiro ou algo assim?

    ResponderExcluir
  2. olá Joice e Dário! obrigada por acompanhar o blog! mando em primeira mão o restante da matéria que terminei hoje. O que precisarem de ajuda ou alguma dúvida, é só entrar em contato! Boa viagem e divirtam-se muito porque essa viagem é inesquecível!
    Um abs
    Candice

    ResponderExcluir
  3. Olá! Irei em lua de mel em outubro (15 dias) pra Los Angeles e pretendo ir de carro ate Sao Francisco. Vc acha que precisarei do carro pra explorar SF ou é melhor devolve-lo e usar os transportes publicos? Grato. Parabens pelo otimo Post!

    ResponderExcluir
  4. Olá Fernando, obrigada por acompanhar o blog e parabéns pelo casório!
    San Francisco com carro pode ser um problema, por ser bem difícil estacionar. Sem dúvida, se você puder conhecer a cidade sem carro é bem melhor.
    Um abraço,
    Candice

    (além de geradora de conteúdo, também sou assessora de viagens. Se você precisar de ajuda para montar seu itinerário, desde aluguel de carro, hotéis, passeios e tudo mais que envolve uma viagem, posso te ajudar. É só me mandar um email no candicedeluxe@gmail.com).

    Boa sorte

    Candice

    ResponderExcluir
  5. Olá,

    Gostaria de saber se nesse percurso de carro (nessa rota - sao francisco/las vegas) passa perto de alguma loja da apple?

    Obrigado, desde já, toda atenção.

    ResponderExcluir
  6. Olá Denilson, olha eu sei que em San Francisco tem algumas lojas da Apple ( são umas 3 ), Los Angeles e Vegas tb tem, então acho que você não terá problema em achar o que procura né?
    Boa sorte
    Candice

    ResponderExcluir
  7. Ola, estou promovendo uma pagina no face com viagens para Jordania, Egito e Israel. Poderia deixar meu contato. grata
    Ivy
    fun-time Brasil

    ResponderExcluir
  8. Ola Candice,
    estou indo pra California em Maio e teremos 13 dias meio para fazer ate San Diego.
    O tempo seria suficiente?
    Adorei as dicas.
    Bjs, Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, tudo bem? dá tempo sim! Se quiser uma ajuda para fazer um planejamento é só me avisar! Boa sorte
      Candice

      Excluir
    2. Oi Candice!
      Acho que o comentario que fiz semana passada realmente nao foi (e era enorme) rs
      Nossa passagem eh de Curitiba a Sacramento, entao iremos perder um dia no final para voltar tudo.
      Pensei no seguinte:
      20 - Chegada e meio dia para Sacramento
      21, 22 e 23 - San Francisco
      24 - Caminho de SF ate Carmel/Monterey
      25 - Passeio por Monterey (?) e caminho ate San Luis Obispo (seria suficiente pra dar uma volta e conhecer as coisas?)
      26 - Caminho ate LA
      27, 28 e meio dia de 29 - LA
      29 - meio dia, ida p San Diego
      30, 31 e 1 - San Diego
      2 - volta para Sacramento.

      Isso seria viavel?

      Bjs e obrigada pela resposta e ajuda!
      Ana

      Excluir
    3. Oi Ana, tudo bem? olha é possivel sim mas essa volta de vocês de San Diego até Sacramento vai ser punk! Que tal se vocês pegassem um vôo? Se quiser um planejamento de viagem eu posso preparar um bem bacana para vocês! É só me mandar um email para vidaeumaviagem.com
      Tudo de bom!
      Candice

      Excluir
    4. Oi Candice,
      acho que voce me passou o link do blog... Para qual email posso mandar?
      Esse > candicedeluxe@gmail.com

      Obrigada desde ja! :)
      Bj, Ana

      Excluir
  9. Olá Candice, muito obrigada por compartilhar dicas tão preciosas com gente!
    Vou para SF no inicio de Maio e depois de 4 dias alugaremos um carro para iniciar a viagem pela Highway 1.
    Minha dúvida é : Gostaria muito de ir ao Twin Parks antes de começar o percuso pela Highway 1.... corro risco de me perder nesse percuso e chegar muito tarde no Aquarium de Monterey?

    Obrigada,
    Bjs Sirlene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sirlene, tudo bem querida? obrigada pelo elogio ao blog! Então, eu não conheço esse lugar que você menciona "Twin Parks". Não seria Twin Peaks que fica na cidade mesmo?
      Aguardo seu retorno!
      Até mais
      Candice

      Excluir
  10. Olá Candice,
    Obrigada por responder...

    Isso mesmo, estava me referindo ao Twin Peaks!

    Beijos,

    Sirlene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, o Twin Peaks é o lugar mais alto para admirar a beleza da cidade! E fica aqui em San Francisco e não é difícil de chegar! Você não vai se atrasar para o Monterey Bay Aquarium!
      Se precisar de um planejamento de viagem personalizado, me avise está bem?
      meu email: vidaeumaviagem@gmail.com
      Até mais!
      Candice

      Excluir
  11. Saindo de São Francisco,Bakersfield seria a melhor opção , como cidade dormitório, para chegar em Las Vegas????. E depois de Las Vegas para São Diego, teria alguma cidade para dormir???
    Grato
    luizcoqueiro@ajato.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Val, sim Bakersfiled pode ser uma boa pedida. Las Vegas para San Diago vc pode dormir em Anahein ou mesmo em LA onde a viagem dura 4 horas.
      espero ter ajudado!
      Candice

      Excluir
  12. Tive o privilégio de fazer a viagem até Monterey e Carmel junto com a minha amiga, autora deste blog super bacana! Realmente a estrada e a paisagem são incriveis, Carmel é linda, parece um cenário de filme, e os lugares para comer são ótimos! A Candice sabe tudo, e mais: faz tudo com amor, se espanta com o que vê como se fosse a primeira vez e a descoberta das paisagens e lugares quase secretos dão uma sensação de calma e de alegria. Super roteiro inesquecível!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada Mari pelas palavras carinhosas! Foi uma delícia levar vocês para passear! Sempre bem-vinda e com cadeira cativa no coração! Você é muito especial
      Um beijo
      Can

      Excluir
  13. ola adorei seu blog , estarei indo em agosto , passar 3 noites em SF. indo pra carmel 1 noite , depois 2 noites em los angeles , e finalizando 5 em vegas voltando por la ? que que vc acha esta legal ? e estou com dificuldade de escolher lugar pra ficar em SF , centro union square ou fishermam wharf?, estou indo pra conhecer a cidade . estou vendo um holiday in civic center , ou executive hotel vintage court , ou holiday inn em fishermam o que vc orienta ou se conhece algum ? grato junior

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Junior, tudo bem? eu acho que está bem, mas eu faria um pequena mudança: trocaria uma noite de Vegas por uma a mais na Highway 1. Dormiria uma noite em Carmel e outra em Santa Bárbara.

      Tanto a Union Square quanto o Fisherman's Wharf são bacanas e tem o cable car que liga um bairro do outro, então não tem muito segredo, mas não se esuqece: San Francisco é muito, muito mais que esses dois bairros! Aliás, o bacana é exatamente sair para conhecer um outro lado de SF para poder entender o "espírito" da cidade! Se é que vc me entende...rsss

      Um grande abraço e se quiser fazer um toru comigo é só entrar em contato!

      Boa sorte!

      Candice

      Excluir
  14. Boa tarde , Candice 1º meus parabéns ,percebemos que você gosta de mostrar o melhor e com conhecimento.estou indo com esposa e um casal de flhos 22 e 17 anos chegando em S.fco.22/07 até 25 , 26 estarei passando o dia em Monterey /Carmel e( Santa Barbara com pernoite),dia 27,28 quero esta em Anaheim (Disney)dia 29/07 a 01/08 Las Vegas e depois iremos a Los angeles do dia 02/08 até 05/08 retornando a noite para São Paulo.gostaria de dicas para aproveitar cada minuto e se você tiver como me passar preço de alguns passeios e o aluguel de carros , o carro no dia 26/07 SF devolvendo em Los angeles dia 05/08 no aeroporto.desde já muito obrigado.
    Alex

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alex, tudo bem? obrigada pelas palavras e que bom que vocês estão vindo passear por aqui! A Califórnia é o paraíso! Então eu faço alguns passeios pela região e com certeza será um prazer levá-los para conhecer o melhor da cidade.
      Gostei bastante do seu roteiro porque vocês calcularam o roteiro para que nada seja corrido. Se vocês quiserem um posso montar um planejamento de viagem que funciona assim:

      Sempre começo o planejamento a partir de um questionário que envio para você, para sentir como é o jeito que você gosta de viajar, o que você procura em uma viagem, e a partir daí vamos em busca de lugares, aventuras, passeios, dicas que poderão ser bem encaixadas durante o percurso.

      Já na segunda etapa, construo um mapa (com ponto de partida e chegada) de todo o trajeto a ser percorrido, com as distâncias ponto a ponto, como chegar, sugestões de hotéis, dicas de restaurantes, lugares imperdíveis pelo caminho, natureza, parques nacionais, museus, novidades (e isso sempre tem) entre outras histórias e segredinhos que só quem mora e conhece bem uma região pode te contar.

      Para até uma semana de planejamento o valor do minha consultoria é de U$ 120 para te entregar em um prazo que precisamos combinar .

      O pagamento pode ser feito pelo site A vida é uma viagem através do seu cartão de crédito.

      Além dos planejamentos também faço passeios pela cidade de San Francisco ( um dos meus passeios preferidos), também faço Napa Valley ( que nessa época que vocês estarão por aqui será maravilhoso porque é quase época da colheita ) e também tenho passeios pela natureza ao redor de San Francisco que são em meio à natureza impressionante!
      Para vocês verem os detalhes dos passeios e os valores, encaminho o site está bem:

      http://www.avidaeumaviagem.org/

      Segue alguns depoimentos de pessoas que já viajaram comigo por aqui e outras na qual eu preparei planejamentos de viagem:

      http://www.avidaeumaviagem.org/pages/depoimentos

      Excluir
  15. Oi Candice, como é bom ter um blog como o seu, cheio de boas dicas para planejar nossa viagem! Adorei, parabéns! Eu e meu marido estamos querendo fazer este passeio pela California, de carro, no início de novembro. Estamos um pouco apreensivos com o clima neste mês. Poderia me dizer se chove ou é muito frio? Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniela, obrigada pelas palavras e que bom que vocês estão vindo passear por aqui! A Califórnia é o paraíso! Novembro é um mês bem gostosa de clima...difícil de chover e fresquinho...mas precisa trazer casaco aqui pra SF. Um abraço

      Candice

      Excluir
  16. Oi Candice. Muito bom seu blog e site ! excelente !!
    Estamos viajando de S. Francisco para Los Angeles em meados de setembro. Tudo planejado para apenas uma parada para pernoite entre estas cidades. Queria que fosse uma cidade no meio do caminho ou mais para perto de Los Angeles. Qual cidade você sugere ? Pensei em S. Luis Obispo. Também tenho interesse em contratar seus serviços para tour em S. Francisco.
    Adilson - cassado@uol.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adilsson, obrigada por acompanhar o blog! Acredito que já nos comunicamos antes né? Boa escolha! San LUis Obispo é bem no meio de caminho! Boa sorte com tudo por aqui! Qualquer dúvida, entre em contato. Um abraço querido!

      Excluir
  17. Olá Candice, estou indo a California em janeiro e gostaria da sua ajuda para planejar, comprei as passagem e terei 15 dias, estou chegando em San Francisco e voltando por Las vegas, a principio tenho o seguinte roteiro 4 noite em San Francisco, 1 noite Carmel, 1 noite em Monterrey, 4 noites em Los angeles e 5 noites em Vegas. O que acha? tem sugestoes de lugares em cada cidade?

    Abs, Vinicius (ferreira.zootec@bol.com.br)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vinicius tudo bem?
      puxa desculpa pela demora para te responder, estava no Brasil de férias e só retornei agora.
      O seu roteiro está bem bacana sim mas precisa apenas de um ajuste ( nada grave ) por questão de logística mesmo mas eu posso te ajudar sim! se você quiser fazer um planejamento de viagem você pode me mandar um email para vidaeumaviagem@gmail.com está bem?
      Obrigada!
      Candice

      Excluir
    2. Candice, tudo bem? Pretendo fazer essa viagem em maio/2015, sei que está longe ainda, mas é bom que dá pra planejar bem.

      Primeiramente: em termos climáticos é uma boa época pra ir?

      O que pretendemos: 4 dias em são francisco, 1 noite em monterey, 1 em carmel, 2 em big sur (com trilha), 1 em santa bárbara, 4 em los angeles e 2 ou 3 dias em vegas (com grand canyon).

      Ficou ruim? Me ajuda? rs Obrigada!

      Excluir
    3. OLá RAfaela, tudo bem? maio é ótimo na Califórnia. o roteiro está bom, mas ficaria com uma noite em Carmel só e tiraria Monterey e colocaria no final da viagem para vcs poderem conhecer o Grand Canyon. Se precisar de ajuda para fazer o planejamento é só me avisar ok?! Boa sorte Rafaela!
      Tudo de bom
      Candice

      Excluir
    4. Nosso propósito é conhecer o grand canyon, sim! mas só depois de las vegas!
      Qual é a média de temperatura em maio?
      Obrigada por tudo, candice! Muito mesmo :)

      Excluir
    5. depende da região. Em San Francisco gira em torno de uns 18 a 20 graus, mas tem que ter sempre um casaco nas mãos por aqui! Em LA e Vegas é mais quente, uns 25 graus. Boa sorte!

      Excluir
  18. Olá Candice, tudo bem?
    Estava pesquisando sobre São Francisco e encontrei seu blog. Gostei muito do conteúdo, e principalmente por ser atenciosa com todos e por sua paixão pela cidade.
    Estou tentando planejar uma viagem com meu marido agora pra novembro, porém estou com dúvida entre dois lugares bem.distintos: Itália e Ir de São Francisco a Los Angeles. Sei que são bem distintos, mas como não queria gastar muito, tenho pesquisado bastante. Assim, gostaria de uma ajuda sua para que eu possa decidir, já que não tenho experiência.
    Muito Obrigada
    Abs, Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda, obrigada por acompanhar o blog! eu te mandei um email sobre as suas dúvidas ok?!
      Um abraço
      Candice

      Excluir
  19. Bom dia Candice. Vou passar o início do ano pela costa oeste dos EUA e, procurando roteiros e dicas, encontrei seu blog ... adorei!!!! Muita coisa bacana!!!
    Vou passar nossa proposta de roteiro e, se puderes, nos aconselhar se está bom e se é viável o que pretendemos... porque a vontade é de fazer tudo e com muita calma... mas os dias sao curtos e queríamos aproveitar!
    a)Chegaremos em sao francisco dia 2 de janeiro - Dias 02, 03 , 04 e 5 em São Francisco:
    b) dia 5 alugamos um carro e partimos para Lake Tahoe Dias 05, 06 e 07 em Lake tahoe
    c) Dia 7 saimos de Lake Tahoe para Monterrey ou Carmel (pernoite).
    d) Dia 08 vamos para Sta. Barbara (pernoite)
    e) dia 09, 10 , 11, 12 em Los Angeles:
    O que achas?
    Obrigada pela atenção
    Fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por acompanhar o blog Fernanda! achei bacana seu itinerário, apesar de achar um pouco corrido os pernoites na Pacífica 1 ( Big Sur ), porque pelo pouco tempo de viagem vocês não terão tempo de conhecer Carmel e Monterey. Se precisar de ajuda para montar o planejamento pode contar comigo ok? é so´me mandar um email para o vidaeumaviagem@gmail.com

      Excluir

se quiser mais informações, por favor mande um email para
vidaeumaviagem@gmail.com
obrigada