04/05/2010

Sintra de dia e Lisboa à noite

Dedicamos um dia da nossa estada em Lisboa para conhecer Sintra, uma cidadezinha que fica a 40 minutos de trem do centro de Lisboa.

Sintra é reconhecida como Patrimônio Mundial pela Unesco pela tamanha beleza e importância que ela traz para Portugal. Uma cidade cheia de histórias, com castelos e palácios nos altos da montanhas, um centro histórico muito simpático, com lojinhas, confeitarias e restaurantes charmosos e com verde.

Lisboa - fora da estação de trem que nos leva até Sintra

trem que saí do centro de Lisboa e nos leva até Sintra

Chegando na estação de trem pegamos o ônibus 434 que faz todo o trajeto turístico da região. Começamos pelo mais alto: o Castelo Nacional da Pena, uma das 7 maravilhas de Portugal. O Palácio foi construído no final do século XVIII para a família real passar o verão. De fora, o castelo tem uma vista linda de 360 graus, com árvores poderosas, altas e uma vegetação bem parecida com a do Brasil.

Castelo em Sintra

Por dentro do castelo, dá pra conhecer cada aposento com todo o mobiliário da época. Desde a sala de estar da monarquia até a cama tenebrosa do rei. Chega dar até um negócio de tanto cheiro de mofo e velharia junto.


Depois do castelo fomos passear no centrinho de Sintra onde eu comi um Bacalhau à Braz e o Dani um bacalhau com Natas. De entrada, bolinho de bacalhau!  Mais uma pernada pela redondeza para conferir  a confeitaria Piriquita onde vende a mais famosa queijadinha de Sintra.

Ruelas em Sintra


Estava na hora de voltar pra Lisboa, já estava quase escurecendo e o cansaço pegou brabo. Pegamos o metrô para o hotel e demos um bode.

Quando deu meia-noite acordamos, tomamos um banho e fomos encontrar algum lugar aberto pra comer e tomar um cerveja. Saímos a pé pela região do hotel e nada. De repente vimos um grupo na rua fazendo barulho e uma luz acessa, pensamos: vamos ver o que acontece ali.

Já na entrada uma bandeira do arco-íris e uma portinha bem pequena. Entramos. Ai, que lugarzinho mais engraçado! Pedimos uma cervejinha e ficamos ali observando e adivinha qual era o som que rolava? Lady Gaga. A mesma música tocou três vezes em meia hora e decidimos ir embora.

Com a noite estava agradável e resolvemos arriscar ir a pé até o Bairro Alto ver se ainda tinha algo acontecendo. Eis que de repente uma rua cheia de gente. Ficamos ali vendo o povo e mais 5 minutos já estávamos enturmados com um grupo de jovens: Antônia e Daniela, as cariocas de férias; Luna, o pernambucano que mora há 12 anos em Lisboa e Diana, a portuguesa com seu namorado italiano. Eles estavam indo numa boate perto dali chamada Mercado. “Vocês não querem vir com a gente?”

O lugar era muito legal, pequeno, mas cheio de personalidade e as músicas eram ótimas: Ramones, Led, Elvis, só clássicos.

Saímos de lá quando acenderam as luzes do local e os funcionários convidando o povo pra ir embora pois já eram 4:30 da manhã. Pegamos um táxi e fomos pro hotel sãos e salvos.

No dia seguinte decidimos fazer aquele city-tour nos ônibus doble-deck pra conhecer o que faltava da cidade. Nos pagamos 11 euros cada ticket com direito a três trajetos que percorrem Lisboa por todos os lados.

Com o ticket vem um fone de ouvido que você acopla no assento do ônibus e conforme o ponto turistico que vamos percorrendo, vamos ouvindo a história do local.  Nos intervalos de um ponto turistico para outro, tocava música! O problema é que eram apenas 3 músicas: imaginem você!
Um city-tour de 3 horas com 3 musicas de FADO! Parecia uma lavagem cerebral! :(
Eu e o Dani já decoramos e estamos até agora cantando "Rosa Vermelha".



A parte mais bacana foi conhecer a parte nova de Lisboa que fica no bairro Parque das Nações. Que lugar bacana. Fomos no Oceanário e ficamos um tempão tirando fotos e passeando pela região!


Parque das Nações em Lisboa
Oceanário 


A noite jantamos um churras rodízio e voltamos pro hotel pra descansar. E amanhã partimos para o sul de Portugal.


Um comentário:

  1. Gostei da parte do barzinho que tocava as classicas... e os amigos! E aiaiai, gente que realmente vem falar com voce! Acho que tenho que morar na Europa... rs.

    ResponderExcluir

se quiser mais informações, por favor mande um email para
vidaeumaviagem@gmail.com
obrigada