24/04/2013

Dossiê San Francisco - O que você precisa saber antes de chegar na cidade

Sabe o carioca que mora há anos na cidade mas que nunca visitou o Cristo? E o curitibano que nunca entrou no museu do olho? Conhece algum catalão que nunca pôs os pés na Sagrada Família? Ou o nova-iorquino que nem sequer pegou o ferry pra conhecer a Miss Liberty?
San Francisco - foto divulgação

Não quero fazer esse tipo de heresia aqui neste blog, por isso resolvi escrever sobre San Francisco, a cidade que vivo há quase sete anos.



Como tem muito assunto pra desenvolver, resolvi criar em capítulos o “Dossiê San Francisco and Beyond” para deixar aqui registrado o que é realmente interessante de conhecer nesse pedaço da Califórnia que eu sou completamente apaixonada. Bem, antes de tudo vamos nos localizar?

Entendendo a Bay Área


A Bay Area é uma região enorme (mais de 7 mil km quadrados), composta por nove municípios e que engloba mais de 100 cidades. Nesse pedaço de terra no norte da California (dentro das "subdivisões" da Bay Area) é que estão ancoradas cidades importantíssimas dos Estados Unidos. São elas:


mapa Bay Area


San José  - Sul da Baía (South bay)


Você já ouviu falar do Vale do Silício? Então, esse foi o nome dado a região onde se concentra o maior pólo de tecnologia do mundo. Empresas como a Apple, Google, Facebook, Yahoo, Microsoft, Intel entre outras, estão localizadas aqui no sul da Bay Area. 


QG da Google em Palo Alto (foto divulgacao)

O Vale do Silício fica ao redor de San José (40 min de San Francisco) que além de ser a maior em extensão territorial da região é também uma das mais importantes economicamente para o país. É por aqui também que fica a famosa Stanford University.


Standford University (foto divulgacao)


Oakland e Berkeley -  Leste da  Baía  (East Bay)


Oakland é uma cidade portuária de grande movimento e famosa pelo transportes de containeres, além  de contar com um terminal ferroviário e o segundo mais importante aeroporto da Bay Area, perdendo apenas para o de San Francisco. 

Outro destaque da East Bay (e que fica ao lado de Oakland) é a cidade universitária de Berkeley, onde vários presidentes desse país se graduaram no famoso curso de oratória (speech) da universidade. Ambas as cidades ficam a 30 minutos de San Francisco. 


San Francisco - foto divulgação


Sausalito e Napa Valley - North Bay 


Marin County, que é classificado como o mais rico do estado e por muitos anos foi o condado de maior renda per capita dos Estados Unidos. 

Sausalito (a primeira cidade passando a Golden Gate) é uma das mais charmosas que meus olhos já avistaram, com suas casas flutuantes e uma das vistas mais lindas para San Francisco...


Sausalito  (foto de  Davidyuweb)

Aqui o que prevalece é a natureza, suas praias, montanhas (onde nasceu o mountain bike e onde morava Gary Fisher) a região de Napa Valley e suas dezenas de vinícolas (a uma hora de San Francisco) e onde é forte a onda da agricultura orgânica. Se você pegar a estrada para o norte da Baía por mais de uma hora, encontrará um clima bem rural.


Napa Valley (foto divulgacao)

No mapa abaixo, para facilitar, fiz um zoom da Bay Area e marquei suas lindas pontes:


Exibir mapa ampliado

Marcação A - Para fazer a ligação North Bay – San Francisco, ela, a Golden Gate que faz a “ponte”!
Marcação B - Para fazer a ligação East Bay – San Francisco usamos a longuíssima, importantíssima e charmosa Bay Brigde

Marcação C - Para ligar North Bay - East Bay usamos a longa e metálica San Rafael Bay Brigde
Marcação D - cidade de Tiburon! Quem já esteve por aqui sabe a beleza que é este lugar!


Agora que voce já entendeu um pouco melhor a região (já que não é assim tão simples), vamos para o próximo capítulo?

Que tal adentrar intimamente pelas ruas, restaurantes, parques, museus, lojinhas desse encanto de cidade que é San Francisco?


San Francisco - foto divulgação

Tenho dicas incríveis muito além de onde o turista vai...



22 comentários:

  1. Can e Dani, muito bom saber q vcs estão bem... Um grande bj. Giraia

    ResponderExcluir
  2. Olá Candice!!
    Parabéns pelo seu blog. Informações praticas e muito uteis para quem está organizando uma viagem para SF. gostaria que vc comentasse sobre segurança. Há alguma área em que tenhamos que ter cuidados especiais?
    Grata
    um abraço
    Sylvia Moraes

    ResponderExcluir
  3. Olá Sylvia, tudo bem? Olha San Francisco é uma cidade segura sim mas gostaria de te colocar a par de uma vizinhanca de San Francisco que fica exatamente no centro da cidade ( e que abrange uns 5 quarteiroes ) chamada Tenderloin.

    É um bairro bem no centro de San Francisco conhecido por ter vários "homeless" nas ruas, ou seja, pessoas que não tem casas para dormir e ficam por ali esperando a senha de uns aptos públicos para dormir a noite e outros serviços publicos como servir prato de comida e o que acontece? uma imagem que algumas pessoas podem se assustar por estarem vindo do Brasil e imaginar que serão assaltados ou algo do nível.

    A verdade é que o bairro não é perigoso e essas pessoas não fazem nada, elas apenas são mendigas e talvez não seja o lugar mais lindo do mundo para ficar, entende?!

    Tem até um filme do Will Smith ( com seu filho) chamado A procura da Felicidade que é contada com o Tenderloin como cenário.

    O Tenderloin faz borda com o Union Square, um dos lugares mais turísiticos de SF. É a cara da riqueza e a cara da pobreza quase na mesma esquina.

    Um grande abraço

    Candice

    ResponderExcluir
  4. Olá, CandIce, gostaria de perguntar uma série de coisas sobre SF, pois estou pensando em me mudar para aí, mas não gostaria de me expor. Será que vc me daria seu e-mail para conversarmos? Se não for te incomodar, eu agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. claro Sim! por favor, me mande um email para candicedeluxe@gmail.com

      Até mais

      Candice

      Excluir
  5. OLA. PARABENS PELO SEU BLOG. MUITO SUGESTIVO E PRATICO. ESTAMOS INDO À SÃO FRANCISCO EM FEVEREIRO E PELO QUE LI CHOVE MUITO. PODERIA ME DAR MAIS DETALHES?. ABRAÇOS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Waldir, tudo bem? obrigada por acompanhar o blog.
      Olha esse ano a chuva está mínima, quase não choveu. Que dia vocês estão vindo?

      Excluir
  6. Olá... Estou indo em setembro/14 para San Francisco com meu marido e filho de 5 anos... Alguma sugestão de hotel que seja bem localizado e opções de lazer para o meu pequeno? Obrigada e Parabéns pelo blog. Angela Bernardo

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem Angela? vai depender de quanto você quer gastar...por favor, me mande um email para vidaeumaviagem@gmail.com com alguns detalhes de preços e daí posso te ajudar melhor ok?
    Até mais Angela,

    ResponderExcluir
  8. Candice muito legal e informativo seu Blog, estou indo pela primeira vez para San Francisco agora dia 17/abril, e gostei muito das dicas. Para ir à ilha de Alcatraz é necessário mesmo comprar com muita antecedência ou consigo o ticket estando ai? Grato Sergio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada querido! É muito importante comprar pelo menos com 2 semanas de antecedência! MEu conselho! Um abraço
      Candice

      Excluir
  9. Olá Candice,
    Parabéns pelo blog. Vou mudar com a família para San Francisco para estudos, ficar um ano. Devido aos custos de morar na cidade, procuro uma cidade menor no entorno, de fácil acesso, e mais em conta. Pode indicar algumas. Obrigado!!
    Ab. Jadir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jadir, obrigada! Na redondeza de SF tem Daly City, Oakland, Berkeley, Emerville, toda a parte de MArin County ( Sausalito, Tiburon, Mill Valley ). Espero ter ajudado!
      Um abraço
      Candice

      Excluir
  10. Oii Candice tudo bem? Adorei o blog, me tirou muitas dúvidas e fiquei ainda mais apaixonada por San Francisco
    Meu nome é Jéssica, estou indo pra ai daqui exatos 7 dias para ficar 6 meses!
    Vou fazer um intercambio, estudarei na ELS e ficarei em casa de família próximo ao parque Goden Gate!
    Estou mega ansiosa e com muito medo também, apesar de ja ter pesquisado muito sobre a cidade, população e tudo mais, meu inglês é o mais básico possivel, estou indo na cara e na coragem porque surgiu a oportunidade de ultima hora, não me comunico em inglês e me apavora a duvida quanto a adaptação!
    Pela sua experiência acha que conseguirei me adaptar a cidade e a lingua facilmente? Como é a recepçao com estrangeiros (a paciência, se é que você me entende rsrsrs)?
    Vou 1 semana antes do inicio das aulas e durante os 4 primeiros dias ficarei no hotel Marriot, é um bom hotel? O que pode me dizer sobre?

    Beijos Jéssica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica, tudo bem? obrigada por acompanhar o blog! E que bacana que você está vindo para cá! San Francisco é maravilhosa! As pessoas snao super atenciosas, eleas querem realmente te ajudar. Não fique com medo porque aqui tudo é muito tranquilo e seguro. O Marriot é sempre bom! Tenho certeza que estará em boas mãos! Boa sorte querida! Se precisar de algo é só me mandar um email ok?! Tudo de bom!
      Candice

      Excluir
  11. Oi Candice, tudo bom?

    Gostei demais do seu blog e achei ele bem completo! Parabéns pelo trabalho!
    Eu pretendo fazer um intercambio acadêmico no começo do ano que vem para a University of San Francisco, porém estou perdida com a questão da acomodação, já que serão em média 6 meses.
    Tenho a opção de ficar nas residências estudantis da própria universidade, mas não gostaria, queria ter uma experiência maior com a cidade, como por exemplo a casa de família.
    Você teria alguma outra sugestão? Ou algum site/empresa que faça essa conexão entre intercambistas com famílias interessadas em alugar algum quarto?
    Desde já muito obrigada!
    Abraços,
    Anna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Anna, tudo bem? para ser bem sincera com você San Francisco está vivendo ( há uns 3 anos ) um momento muito difícil para morar devido ao inacreditável preço dos aluguéis...para quem vem de fora algo ainda mais difícil, porque todos querem morar aqui, passar um tempo...enfim, é uma cidade que cresce muito muito...tudo por causa da indústria da tecnologia.
      O que eu posso te indicar? se abrace no que você conseguir achar, seja acomodação na Universidade, ou em casa de familia, em um quarto. Eu sei de hotéis que alugam quartos por mês para quem vem estudar por um período na cidade e também o SF Housing Service que te passo o link abaixo:
      http://www.sfhousingservices.com/
      http://www.sfohousing.com/
      http://summerofloveresidences.com/
      http://cisl.edu/english-courses-training/sf_dorms.html#hotels
      http://www.stgiles-international.com/english-language-schools/usa/san-francisco/accommodation#accomm1

      Boa sorte Anna!

      Excluir
  12. Bom Dia, Candice:
    Preciso de uma orientação sobre San Francisco, Em 2016 será minha segunda viagem para esta cidade a qual gosto muito. Na 1ª (2009), não fiz uso do CityPass, mas pretendo fazer uso deste artifício que considero muito eficiente. Vc poderia informar em qual ponto turístico é mais fácil realizar a troca do 'Voucher' pelo 'Talão' do CityPass?

    Vida Longa e Próspera

    Luiz Alberto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luiz Alberto, tudo bem querido? segue aqui os lugares para fazer a troca:

      Blue & Gold Fleet Bay Cruise: Pier 39 - 2 blocks east of Fisherman's Wharf
      • Aquarium of the Bay: Pier 39 - 2 blocks east of Fisherman's Wharf
      • Exploratorium - Pier 15; Buy Ticket line
      • California Academy of Sciences: Golden Gate Park in front of Music Concourse Park; main ticket office
      • de Young: Golden Gate Park at JFK Dr. & Hagiwara Tea Garden Dr.; general admissions desk
      • Legion of Honor: Lincoln Park Golf Course at 34th Ave. & Clement St.; general admissions desk
      • Monterey Bay Aquarium: 886 Cannery Row Monterey, CA; main entrance
      • SF Visitor Information Center: 900 Market St.

      Boa sorte!

      Excluir
  13. Que legal o seu blog
    Você responde tudo super mega atenciosa
    Valeu por todas as informações

    ResponderExcluir
  14. Boa noite Candice! Estou indo a São Francisco com meu marido e meu filho, dia 03/06/16. Pretendo passar de 3 a 4 dias da cidade e depois pegar um carro e fazer a rota dos vinhos e seguir para Las Vegas. Pretendo passar 12 dias ao todo. Minha maior dificuldade é dividir os dias e priorizar o que vale a pena conhecer. Estou sofrendo para encontrar um hotel em São Francisco, tudo muito caro e a qualidade dos hotéis mais em conta é muito ruim!! Vc pode me sugerir alguma coisa pra diminuir meu sofrimento!! rs Obrigada, vc é muito atenciosa e tem um gosto refinado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida, tudo bem? puxa, acho que não cheguei a tempo para te ajudar...vocês já devem estar aqui em San Francisco né? Me avise no que posso ajudar se ainda houver tempo!
      Aproveitem
      Candice

      Excluir

se quiser mais informações, por favor mande um email para
vidaeumaviagem@gmail.com
obrigada