21/04/2013

Comer bem e barato em San Francisco

Já adianto de antemão que se você é daqueles que gostam de restaurantes da última moda, bonitos, com arquitetura moderna, estilo contemporâneo, cheios de requinte e luxo talvez não vá achar nada de interessante nas minhas dicas gastronômicas! Para tal, indico o travel+leisure, a chiquetérrima revista/blog especializada nos melhores restaurantes/hotéis e afins do mundo todo.

Afinal pagar caro para comer bem não é tão difícil assim, não é mesmo?

O que quero dividir aqui com vocês são aqueles restaurantes frequentados pelos moradores locais, mais escondidinhos, estilo familiares, sem grandes gastos com a aparência mas sim limpo, honesto e o que mais interessa: uma experiência gastronômica inesquecível.



San Francisco é uma festa para quem aprecia diversos tipos de culinária. Imagine uma cidade mega cosmopolita, onde andando pela rua você esbarra com chineses, italianos, japoneses, indianos, árabes, tailandeses, coreanos, mexicanos, franceses, entre outros. Já imaginou a fartura de possibilidades gastronômicas que pode surgir por aqui?

Bem então, vamos ao que interessa! Achei mais fácil classificar os restaurantes por suas origens culinárias, mas antes queria dividir algumas dicas e "situações" que acredito ser relevantes e que só com o tempo que percebemos...tudo cultural!

Primeira dica: aqui 80% dos pratos são apresentados em porções generosas! Por isso, pondere a possibilidade de dividir um prato com seu amigo! Vocês não vão se arrepender...

Segunda dica: é cultural a prática de dar gorjetas por aqui (na conta não vem embutido o 10% do garçom, como no Brasil) e normalmente o tip gira em torno de 10 a 20% do valor total da conta. 

Terceira dica: não se ofenda se de repente bem do seu lado aparecer a conta na mesa mesmo sem você pedir. É outra prática comum por aqui. E fique a vontade para pedir o que quiser depois desse gesto. Eles irão refazer sua conta 10 vezes se for preciso. 


Os clássicos de San Francisco:

Um ano antes da Califórnia virar um Estado, ou seja, em 1849 a família francesa Boudin já estava na ativa criando (sem saber) um dos ícones da cidade: o famoso pão SourdoughPor isso, se você estiver passeando por perto do Fishermans Wharf, é quase obrigatório uma visita. Eles sabem como agradar os turistas como ninguém. E se puder experimente o clássico da padaria: o famoso Clam Chowder no pão sourdough. Uma experiência!


Clam Showder - padaria Boudin -  foto divulgação


padaria Boudin -  foto divulgação

Outro clássico e ícone cultural de San Francisco são os Dungeness Crabs, encontrados no litoral que vai desde o Alasca até Santa Cruz e famosos pela sua carne bem firme e doce. O melhor lugar pra provar as patolas é no Fishermans Wharf. Ali mesmo tem várias barracas nas ruas ou nos restaurantes na região.

San Francisco - foto divulgação

Vamos agora falar de alguns restaurantes e suas origens:

AMERICANA - se você quer reviver um pouquinho os tempos da brilhantina, onde os rapazes usavam gel no cabelo e meninas se produziam com aqueles vestidos bem acinturados, num cenário tipicamente americano, o Mels Drive-In é o lugar!

Mels Drive-in - foto divulgação


O restaurante nasceu em San Francisco em 1947 e já serviu de cenário para filmes como o American Graffitti (1972) do "Yoda" George Lucas e do seriado Melrose Place (1996). O local continua lá firme e forte abastecendo as famílias americanas e turistas de todo o mundo. O local é bem bacana, praticamente com uma juke box para cada mesa e o cardápio é bem variado. Os sanduíches especiais são bem suculentos e faz a alegria dos famintos. Afinal, uma junkie food de vez em quando não faz mal a ninguém.


ÁRABE - Uma das minhas cozinhas prediletas! Classificadas aqui por culinária "Middle Eastern" indico dois restaurantes dos "brimos" que são de chorar de bom! O primeiro deles chama-se Ali Baba's Cave e fica na Mission District.



É uma portinha de esquina, bem despretensiosa e com decoração simples. Você entra, escolhe o prato, paga, senta em uma das mesinhas e dali a pouco chega a preciosidade! Eu sou devota do Lamb Shewarma Plate que vem com arroz temperado maravilhoso, fatiazinhas de carneirinho suculento por cima, hummus, salada (fatuche ou tabule), azeitona verde espalhada pelo prato e pão árabe para acompanhar! Um prato desse custa 9 dólares e dá pra compartir tranquilamente.

Outro árabe que e' uma tentação, é o Fattoush que fica na Church street. Bem decorado e charmoso (e mais caro também) esse restaurante tem duas especialidades da casa que é uma loucura de bom: Mansaf - a nomadic dish e o Beriani. Pratos inesquecíveis, eu diria!


BRASILEIRA - você tem certeza que quer gastar uma dinheirama pra comer uma picanha suculenta? pois bem, se você não consegue se segurar até voltar ao Brasil, eu indico a churrascaria Espetus. Você vai ter um churrasco honesto, mas não espere nada fora do normal, além da conta exorbitante.
No almoço, você vai desembolsar uns 50 dólares (taxa inclusa + uma cerveja) e no jantar sobe para uns $ 80 fácil, fácil!

Eu quando quero matar a fome de carne boa, vou até o Pikanha's, um churrascaria simples em Richmond (atravessando a Bay Bridge), mas que sem dúvida, é a melhor carne da região. Lá você deve gastar uns $30 com uma cervejinha incluída na conta.


CUBANA/ CARIBENHA - O Cha Cha Cha é um charme de restaurante e que tem uma paella maravilhosa e uma sangria que tem segredos que até hoje não descobri. Sempre saio de lá feliz e com vontade de dançar. Deve ser o clima do local que propicia tal animação, além da seleção musical que é demais! Preço aprazível.



INDIANA - outra culinária que eu amo! Meu preferido é o Dosa na Mission District. É um lugar mais requintado e com pratos bem elaborados.

Dosa restaurante - foto divulgação

Um outro indiano, simples e delicioso é o Alhamra que por 25 dólares, duas pessoas saem bem felizes e satisfeitas de lá! Agora se você realmente ama comida indiana e não gosta de limites, acabei de descobrir perto do Golden Gate Park um "All You Can Eat" indiano: e' o Curry Village. A variedade de pratos e' fantástica, com direito a Mango Lassi e sobremesa no final da brincadeira (se você aguentar!). No almoço custa 10 dólares e no jantar $15. Vale muito a pena!


ITALIANA - Na Columbus Avenue em North Beach, onde fica o bairro da italianada é onde concentra a maioria dos restaurantes da nonna! Gosto das pastas do Calzones, mas esse é um dos poucos lugares que o prato é individual mesmo e custam em média uns 15 dólares. O meu preferido italiano fica na Mission e chama-se Delfina , que é conhecido como um dos melhores restaurantes italianos da Califórnia.

Delfina restaurante - foto divulgação

JAPONESA - comida japonesa fresquinha, boa e barata? aqui tem! O Ebisu é bem saboroso e tem uma variedade boa de sushis que são especialidades da casa . Outro que sou fã e' o Mikado que une bem o bom + barato. Por 30 dólares, duas pessoas saem de lá bem satisfeitas, com "umas" cervejinhas e taxas já inclusas na conta. Se você for no Happy Hour que é das 4 as 6 da tarde,  a conta vem quase de graça! Uma delicia!

Outro restaurante japonês que é uma aventura ´´ o Benihana. Se você tem criança (ou se mora uma dentro de você) e quer diversão na hora do jantar ou almoço, esse é o lugar. Em uma chapa enorme o chef vai cozinhando tudo na hora, na sua frente e fazendo varias gracinhas com os alimentos ( como por exemplo, transformar uma simples cebola em um vulcão em erupção). Um restaurante "clima de festa", não para namorar ou conversar no tête-à-tête. O que eles preparam é delicioso! Uma dos meus restaurantes preferidos de toda a vida! Prepare uns 40 dólares no mínimo para a brincadeira, mas vale cada centavo!

Benihana restaurante - foto divulgação


MEXICANA - são eles que dominam a cozinha em quase todo o país, por isso não é difícil achar uma comida mexicana boa por aqui, mas indico o Puerto Alegre que tem a melhor quesadilla da cidade e um frozen margarita de morango que e' de deixar qualquer um alegre de tão boa! O preço é bem honesto, como quase todo o restaurante mexicano.


TAILANDESA - Uma das minhas culinárias preferidas também, indico dois restaurantes bem legais com precinhos camaradas! O primeiro é o King of Thai Noodle House, que fica no coração de North Beach. Tem pratos deliciosos e super baratinhos! A maioria dos pratos individuais custa 5 dólares! Eu adoro o Pad Thai e o Red Curry! Um muito bom também e que fica na Haight street é o Siam Lotus Thai Cuisine. Prove o Thai Iced Tea deles que é maravilhoso.



Outra ótima dica é acessar o www.yelp.com e dar uma olhada no que tem de novo na cidade, colaborando com suas próprias experiência pelos novos restaurantes de San Francisco!

O Yelp funciona como um site de opiniões/revisões de qualquer tipo de empresa ou comércio. É muito interessante porque são os próprios consumidores que classificam os restaurantes, inclusive dando dicas de pratos, sobremesas e também muitas vezes alertando o que pode ser uma "roubada" no local.

Vale a pena conferir se você estiver aqui pela cidade!



Quer saber mais sobre San Francisco? Aqui te mais dicas e curiosidades sobre a cidade:















12 comentários:

  1. Muito bom, muito bom!

    Também tem a comida da Etiópia(já que estamos em uma cidade com raças tão diversificadas...), chamado Assab, que acabou virando um dos meus restaurantes favoritos de San Francisco. Lá, você come com as mãos e divide um prato "family style". A comida vem para todos em um prato só!

    De cubano, também recomendo o Radio Habana Social Club, um dos bares/restaurantes mais legais que já fui. A sangria é maravilhosa(melhor que a do Cha Cha Cha, apesar da Sangria deles ser maravilhosa), a comida é gostosa, mas o que mais vale é o ambiente... inacreditável. O restaurante é minúsculo, mas uma obra de arte.

    E sobre os americanos, o Mel's é bom pra fim de noite, mas se você quiser um cheeseburguer que vale mesmo a pena, melhor ir no Boogaloo's ou no Sparky's. O Sparky's é o restaurante da comunidade gay, então é super divetido aparecer por lá e os milk-shakes são inacreditáveis de bons.

    Também não podemos nos esquecer da Bélgica... as batatas fritas do Fritz são geniais! Recomendo também as sweet potatos e os mussels. Vai bem com uma cervejinha tipo a Duvel. Culinária fantástica.

    ResponderExcluir
  2. E de japonês, se eu puder sair de San Francisco e passar rapidinho por Berkeley, o Joshuya foi o melhor sushi que comi aqui nos States. Muito profissional. Uma delícia.

    Aqui na cidade, ouvi dizer que o Blowfish é muito bom(acho que você que me disse, né, mami?), mas nunca comi, só entrei. O ambiente é ótimo... japonês mangá, novo, estilo quadrinhos, super moderno. Galera de cabelo azul e tatuagem trabalhando. Bem bonito.

    ResponderExcluir
  3. Olá...
    Esse post já esta nos meus "favoritos".. rsrs. Ótimas as suas dicas, é muito legal ouvir a opinião de alguém que visita os restaurantes.
    Dicas assim são muito importantes pra que esta planejando uma viagem.

    Abs
    Fran

    ResponderExcluir
  4. obrigada por ler! escrevo com o maior carinho do mundo e espero poder ajudar de alguma maneira na sua viagem! bjo :-))

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo blog adorei as dicas de restaurantes em SF. Eu simplesmente amo essa cidade, fiquei por apenas 3 dias em 2010 com a minha esposa e já estamos planejando pra ficar pelo menos 1 mês.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada Eduardo! sou suspeita porque amo San Francisco também! Agora que vocês planejam ficar um mês, dá pra apreciar melhor a culinária da cidade! Boa sorte!
    Candice

    ResponderExcluir
  7. Candice, parabéns pelo blog, muito legal. Conheci aleatoriamente pela net.
    Estaremos em SFrancisco em setembro e gostaria de saber se você onde poderemos comer king crab e que não custe muito caro. Obrigado

    ResponderExcluir
  8. Olá, Candice! Eu morei um ano e meio em SF, voltei para o Brasil no fim do ano passada... Eu morava em Mission Bay, e meu coração está doendo de saudade de ver esses posts!! Eu tbm adorava o Cha Cha Cha, e fui uma vez no Dosa... Mas um restaurante que eu absolutamente amava, e fui várias vezes porque era razoavelmente perto de onde eu morava, era o Chez Maman... Eu e meu noivo (americano da Bay area... ) íamos sempre! É um francês com preços acessíveis, o de Potrero Hills é pouco mais que uma portinha com meia dúzia de lugares pra sentar, e vc vê eles preparando sua comida do outro lado do balcão... Os mariscos ( meu preferido era a Poulette) são divinos, os hamburgers, os melhores que eu já comi na via, e as "pork chops", inesquecíveis!Aparentemente abriu um novo na Hayes desde que eu voltei! http://www.chezmamansf.com/cmemenu.html

    ResponderExcluir
  9. Oi Clau! obrigada pela dica do restaurante, vou super provar por esses dias! E obrigada tb por acomapanhar o blog.
    Um abraço e boa sorte por ai!
    Candice

    ResponderExcluir
  10. Ola Candice,
    Adorei o blog, irei com a minha esposa para EUA em Agosto/2014, vamos fazer um intercâmbio pela empresa morando em Idaho - Boise por cerca de 40 dias, 30 dias trabalhando e os outros 10 dias queremos tirar para conhecer, Los Angeles, São Francisco, Vegas e talvez mais alguma outra cidade que ainda não decidimos... peguei várias dicas aqui no seu blog em relação a hotéis em Vegas, fiquei feliz por ter opções baratas, e gostaria de saber se você pode me tirar umas dúvidas.
    - 10 dias são suficientes para conhecer, Las Vegas, São Francisco e Los Angeles? ( Iremos de Boise para essas cidades de carro)
    - E qual o melhor horário e dia da semana para dirigir entre essas cidades? Já li que seria melhor ir para Vegas de segunda a quinta...
    Agradeço pela ajuda e parabéns pelo blog.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  11. Oi Rafael, tudo bem?
    Obrigada por acompanhar o blog e que bom que eu posso te ajudar de alguma maneira.
    Vamos as perguntas:
    - 10 dias fica um pouquinho corrido, mas dá sim. O ideal na minha opinião são 2 semanas.
    Las Vegas não tem muito rush, então na tem muito problema essa questão. San Francisco é melhor sem carro, é dificil estacionar, muito dificil mesmo.
    E Los Angeles é o caos dependendo do horário: por exemplo, o trânsito começa tipo 3 da tarde e pode ir até 7, 8 da noite. O ideal, se for passar por LA é depois das 8. Nos finais de semana tudo fica mais facil para dirigir.
    Se precisar de um planejamento para sua viagem, pode contar comigo, ok?!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  12. Muito bom o post!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir

se quiser mais informações, por favor mande um email para
vidaeumaviagem@gmail.com
obrigada