24/07/2011

Parque Nacional do Yosemite - grandiosidade que invade a alma

O Yosemite é um parque cuja beleza selvagem hipnotiza turistas desde o século 19 e tentar explicar em palavras sensações que só se entende quando os olhos, ouvidos, narinas, entre outros estímulos sensoriais presenciam essa maravilha da natureza é um belo desafio.


Mas vamos pro lado prático da coisa toda porque o resto você vai descobrir por você mesmo quando dar de cara com essa estonteante e inspiradora beleza natural.


O parque é gigantesco e tem uma característica ímpar: montanhas rochosas que ultrapassam os 10 milhões de anos na era geológica. Com o passar do tempo essas rochas foram se transformando e hoje o cenário é um lindo vale de paredes de granito gigantes. E quando você está no pé dessas montanhas, olhando pro céu vem uma sensação única, como se tivéssemos virado formiguinhas.



O parque é um dos mais desejados pelos alpinistas, montanhistas e aventureiros. Alias, o Yosemite é o "pipeline" dos alpinistas. Se você realmente ama a natureza e gosta de sentir sua energia única, meu primeiro conselho é: programe-se para visitar o parque. O mundo todo se reúne no Yosemite. 

Para o verão por exemplo (que começa fim de junho) as reservas já lotam no começo de abril. Se você já tem data marcada para passear pela região do norte da Califórnia corra para o site e reserve pelo menos duas noites pra dormir no vale. As opções de hospedagens variam desde camping na beira do rio Merced até o famoso e caríssimo hotel Ahwahnee.


O Ahwahnee Hotel - bem dentro do Yosemite



COMO CHEGAR


Situado na Califórnia na fantástica Sierra Nevada, o Yosemite foi fundado em 1890 e é um dos parques mais visitados dos EUA . A área fica a 314 quilômetros a leste de São Francisco  (4 horas de viagem) ou 504 km de Los Angeles ( 6 horas ).
Para mais informações sobre que estradas pegar é só dar uma olhada no site oficial do parque! 

http://www.nps.gov/yose/planyourvisit/driving.htm

Fiz um google mapa abaixo que da' pra ter uma idéia no mapa onde fica localizado o parque:
A = Yosemite
B = San Francisco
C = Los Angeles




ONDE DORMIR


O grande barato do Yosemite é dormir no vale pertinho das paredes gigantes. Se você preferir passar o dia, já vale a viagem, mas a experiência de dormir por lá  e algo indescritível! 
Segue abaixo o mapa do vale.




Eu indico dormir no Curry Village porque adoro o clima, as pessoas, a infra-estrutura e o preço que não assusta tanto! Dormir no Yosemite não é barato mas vale cada centavo!

Curry Village – localizado no coração do vale, a vila se resume a centenas de barracas espalhadas beirando um paredão rochoso com banheiros comunitários super bem localizados para atender a turma toda. No meio de tudo, você encontra um restaurante com bar onde eles servem café da manhã ($11) e jantar ($16) em um buffet “all you can eat”. Nada extraordinário, mas segura a onda depois de um dia todo de bike! 

No complexo tem também um palco aberto onde sempre tem algo acontecendo, como por exemplo, teatro para crianças ou cursos de fotografia ou música de graça. Bem bacana. Também tem um mini mercadinho, uma taqueria, uma pizzaria, piscina e uma sala de leitura, para amantes dos livros ou de um bom silêncio. Eu sou total fã de carteirinha do lugar! 

Marcinha no Curry Village 

As outras acomodações dentro do vale são: Yosemite Lodge at the FallsHousekeeping Camp e The Ahwahnee Hotel. Dentro do parque você também pode pesquisar no site scenic wonders casas para alugar direto com o proprietário. O resto das opções no site não fica dentro do vale e sim próximo (varia entre meia hora a duas horas de carro)

COMO SE LOCOMOVER


São várias as maneiras de conhecer o parque. Você pode usar o seu próprio carro ou pegar o “shuttle”, um ônibus com paradas nas principais atrações do Yosemite. 




Outra maneira, (para mim a perfeita) é uma bike nas mãos porque além de passear pelo “trivial”, dá para explorar outros visuais ainda mais secretos e não tão populosos. Uma experiência fantástica andar de bike pelo Yosemite! Eu garanto! Para alugar uma bike você vai desembolsar 28 dólares ( dia todo) ou 6 dólares ( por hora).





ONDE COMER


A infra-estrutura do parque é impressionante! Tem de tudo: mercadinho, pizzaria, cafés, restaurantes, enfim, não se preocupe com esse lado e não pense que tudo é o “olho da cara”. 
Os americanos não tem essa cultura de “meter a faca” porque você está em um lugar um pouco afastado da civilização. Só precisa prestar atenção nos horários de funcionamento. Nada vai até tarde da noite.


Opcoes para comer no Curry Village


Mercadinho no Village do Yosemite



O QUE VER


      Glacier Point – é o passeio mais procurado e um dos mais lindos! É o Corcovado do Rio de Janeiro! Um mirante com uma altura de mais de 2 mil metros. Com esse visual você consegue observar as principais cachoeiras do parque e o famoso Half Dome, com sua impressionante parede de granito. É de encher o coração de emoção!


Foto do amigo Morcego

      Half Dome – uma das paisagens mais conhecidas no parque é um paredão de granito com aproximadamente 1.500 metros acima do nível do vale. Vai me dizer que você não vira uma formiguinha?



El Captain – outra parede de granito, um pouco menor (com mais de 900 metros de altura) e famosa pelos alpinistas por oferecer diversas vias com diferentes graus de dificuldade.



Mirror Lake – dependendo da época, você consegue um lago que é um espelho lindo, digno de ser pintado por grandes artistas. Sei que no verão é garantido água no lago. No inverno vira um bloco de gelo mas que com certeza tem sua beleza...



Se voce quiser ver mais fotos do Yosemite, tão inspiradoras como essas acima, entre e prestigie nosso querido amigo Marcos Amend!

www.marcosamend.com



DICAS DE OURO! 


Estações do ano – independente da época do ano, o Yosemite a noite é sempre frio, muito frio. Bem, eu acabei de voltar de lá em pleno verão e só não passamos frio porque levei nosso super edredon! 

Então, você pode imaginar no inverno? Nem queira saber! 

Por isso, se você visitar o parque em outra estação que não seja o verão, você vai precisar de uma barraca com aquecimento. Peça e pague um pouco mais porque se torna essencial. Conheço amigos que já passaram mal de tanto frio.


Inverno no Yosemite - foto Morcego



Os Ursos – talvez você não saiba, mas o parque é o habitat natural dos ursos americanos (black bears). Estima-se que 15 mil vivam nas florestas do Yosemite e assim que você chegar no vale vai ver o número de placas de alertas sobre “como se comportar” se você der de cara com um pelo caminho. 


Já adianto que é estritamente proibido deixar qualquer comida no carro ou na barraca. Para isso, foram criados armários individuais (fora de cada barraca) para guardar tudo que tenha cheiro, ou seja, que atraia o bichano. Isso vai desde desde comida até pasta de dente e cremes. 

 Eu já vi um filhote de urso em umas das minhas visitas e já ouvi vários amigos contando suas experiências de ver um grandão. Eles não são agressivos, aliás, é extremamente raro notícias de ataque de urso, mas por precaução eles aconselham não tentar nenhum contato, aliás muito pelo contrário, a dica ouro é colocar as mãos para cima e gritar alto para afastar a criatura. Uma atitude que funciona bem. 
     
Nessa nossa última visita, no meio da madrugada (4 da manhã) ouvimos a respiração de um urso bem do lado da nossa barraca. Às vezes  você perde o sono e demora pra voltar, mas faz parte da aventura!




Ursos passeando pelo Curry Village
Ursos clicados pelo amigo Marcos Amend



Se você estiver viajando no verão (entre junho a setembro) e quiser conhecer mais uma impressionante obra da natureza, eu indico o Sequoia National Park. Pela estrada 41, que passa por dentro do vale do Yosemite em duas horas e meia você chega nesse parque com as maiores sequóias do mundo. É um visual impressionante! olha eu e a Bruna que pequeninas perto dessa sequóia.


Onde está Bruna?!





76 comentários:

  1. Sensacional a sua matéria. Muito informativa, ajudou bastante. Estou indo para Califórnia em junho e pretendo passar 2 noite em Yosemite. Eu até pensei em tirar ele do roteiro, já que fica bem fora da Route 1, mas cada texto que leio, cada foto que vejo, não tem jeito, vou ter que visitar! rs

    Obrigado pelas dicas!

    Abraços,

    Carla
    www.caracolviagens.com.br

    ResponderExcluir
  2. Obrigada querida! que bom que voce decidiu visitar o parque, ainda mais e mjunho, uma epoca linda por la'!
    Mantenha contato e o que precisar de ajuda, pode gritar! bjo

    ResponderExcluir
  3. Mauricio Fontes5/10/2013 07:12:00 AM

    Fantástica descrição. Parabéns!
    Irei ao parque em julho e gostaria de saber mais sobre trânsito e lugares para estacionar. Não consegui hospedagem dentro do parque, ficarei em Lee Vining, e precisarei necessariamente do carro. Indago se devo deixá-lo estacionado no parque para usar apenas os ônibus ou fico de lá pra cá de carro mesmo?

    ResponderExcluir
  4. Olá Maurício, obrigada por acompanhar o blog!
    Pelo que vi aqui, vc vai ficar 75 milhas do parque o que significa umas duas horas de estrada.
    Pela minha experiência (verão tipo julho, o parque bomba! Se for fim de semana então...) e nâo vejo outra alternativa a nâo ser fazer bate e volta. Deixar o seu carro estacionado por muito tempo no parque será praticamente impossivel porque o numero de vagas para estacionar é destinado para os que dormem por là sabe...e quem fica lá recebe um permit pra poder deixar o carro nas vagas que wxistem dentro do Yosemite. Se vc tiver sem esse permit e ficar horas estacionado em algum lugar nao permitido, vc pode acabar levando uma multa dos Rangers.
    No seu caso iria com o seu carro mesmo (parando nos points por um tempo para conhecer e segui para outro) ou entao se tiver de ônibus de Onde vc vai ficar até o parque (ida e volta) tb é uma ótima alternativa porque dentro do parque vc pode usar o onibus que leva vc pelos pontos turistico ou mesmo alugar umas bikes e devolver no final da tarde e voltar para o seu hotel. Boa sorte

    ResponderExcluir
  5. Olá Candice, Parabens pela incrivel matéria, clara e informativa.
    Estou indo para Los angeles na primeira semana de agosto e gostaria de visitar as Sequoias e o Vale do Parque Yosemite em apenas um dia, você acha que é possivel. Não tenho muito tempo e estarei indo para São Francisco.
    Voce pode me sugerir um roteiro - Los Angeles Parque das sequoias , Yosemite Parque (Vale)e São Francisco.
    Muito Obrigada
    Helo Ribeiro

    ResponderExcluir
  6. Oi Helo! obrigada por acompanhar o blog! vamos a suas dúvidas! olha eu acho uma pena enorme conhecer o Yosemite e as Sequoias em apenas um dia sabe...é tudo muito bonito, enorme e a estrada que leva do Yosemite para o parque das Sequoias é uma estrada secundária ( US 40 ) e curvilinea que pode demorar até 3 horas de um parque para o outro.
    O ideal seria vc chegar no Yosemite um dia antes, passar o dia, conhecer pelo menos o vale do Yosemite dormir e daí sim viajar até as Sequoias no dia seguinte cedinho para pegar o sol por lá! Vale muito a pena!

    Bom o roteiro eu faria assim:
    Pegaria um carro um LA, ficaria lá por 3 noites. No quarto dia começaria a subir pra SF pela Highway 1 dormindo um noite em Carmel. Tenho uma matéria que fiz sobre essa viagem ( só que começando o trajeto por SF, mas vc pode fazer ao contrário!).
    No dia seguinte iria para San Francisco onde passaria umas 3 ou 4 noites.
    De SF, iria até o Yosemite, dormiria lá uma noite e no dia seguinte seguiria para o Sequoias National Park e de lá voltaria para San Francisco, devolveria o carro e voltaria para o Brasil.

    Todo esse roteiro que falei pode ser feito ao contrário tb! Pode começar por SF ( depois Yosemite e Sequoias) e terminar em LA. Tanto faz na verdade...

    Qualquer dúvida, entre em contato tá?
    Boa sorte

    Candice

    ResponderExcluir
  7. Muito Obrigada Candice, voce já me ajudou muito! Agora consegui ter uma noção melhor das distâncias!Poucas pessoas falam a respeito dos parques como você, detalhadamente.
    Vou me replanejar então.
    Obrigada pelas dicas
    Bjão

    ResponderExcluir
  8. Olá Candice! Gostaria de saber se é possível visitar o Sequoia National Park no inverno.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  9. Oi Day, tudo bem?
    Dá sim pra conhecer mas te digo que é um frio danado!

    Se precisar de ajuda, por favor não hesite em conhecer o site A vida é uma viagem, de planejamento de viagens ok?

    www.avidaeumaviagem.org

    Cheers!

    Candice

    ResponderExcluir
  10. Muito obrigada Candice!
    Realmente vou precisar me agasalhar bem e enfrentar o frio intenso para conhecer essa maravilha, pois estarei na região entre os dias 25 e 27 de dezembro. Então não me resta outra alternativa. hehe
    Parabéns pelo ótimo conteúdo do blog, está servindo muito para orientar meus planos. Obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Oi Candice, muito bacana o post.

    Estou programando para ir na segunda quinzena de out/2014. Quero perguntar opinião sua.

    Vou levar meu filho de 5 anos. O que há para crianças? Alguma restrição ou dica?

    Obrigado
    Flávio

    ResponderExcluir
  12. Oi Candice, muito bom o post

    Estou programando para ir na segunda quinzena de ou/2014.

    Vou levar meu filho de 5 anos. Alguma dica ou restrição? Chegou a ver muitas crianças por lá?

    Obrigado

    ResponderExcluir
  13. Olá! puxa, seu filho vai amar conhecer o Yosemite. Nenhuma restrição para crianças, lá tem tudo o que você precisa! Tem várias criancas nos parques nacionais por todos os Estados Unidos. Yosemite é cheio de crianças. Um abraço

    ResponderExcluir
  14. Candice,
    Adorei ver o blog.
    Estou com planos de ir para Califórnia em junho, férias escolares .
    Ir até Yosimate e Sequoias.
    Gostaria de saber se esse esquema de cabanas e o aluguel de bikes é uma boa para crianças de 10 e 12 anos, idades dos meus filhos. E se vc sabe de outras atividades por lá para crianças . Atividade monitoradas, passeios tipo escoteiros com os guardas florestais.
    Obrigada
    Vera Soares

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vera, tudo bem? obrigada por acompanhar o blog!
      Essas cabanas e passeios de bikes são ótimos para essa idade, vai ser uma aventura para todos vocês! Não se esqueça de resevar o quanto antes, realmente o curry village é muito procurado no verão!
      Sobre as atividades para crianças, tem muitas coisas para fazer sim. Dá uma olhada no site deles no link abaixo e vá acompanhando os updates ok?
      http://www.nps.gov/yose/forkids/parkfun.htm
      Um abraço Vera! E boa sorte
      Candice

      Excluir
  15. Olá Candice,
    Adorei as dicas, estive com meu marido em Yosemite em 2008, voltaremos no início de Maio/2014 com nosso filho de quase 5 anos. Ficaremos apenas 1 noite, mas a ansiedade já está enorme. Incrível como é difícil reservar algo na Vila de yosemite, tínhamos reservado o Housekeeping camping pois não tinha outra opção, mas eu estava apavorada com a possibilidade de passar frio.
    Li seu post hoje e fui correndo no site verificar se tinha aparecido alguma vaga na cabana aquecida de Curry Village, para minha surpresa tinha... Na hora cancelei o Housekeeping e reservei uma heated tent no Curry Village ;)
    Agora vou pedir uma dica, não tenho roupa de frio, que tipo de roupa (tipo de casaco) você aconselha levar para quem ficará 1 dia e meio em Yosemite e 4 dias em São Francisco em Maio?
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucia! obrigada por acompanhar o blog! E que bom que deu certo de ficar no Curry Village, para mim o melhor cantinho do Yosemite.

      Bom, como vocês estarão com uma cabana com aquecimento não precisa se preocupar tanto, porque é mais a noite que o frio pega. Em Maio, o ideal é levar um daqueles casaquinhos de fleece ( tipo uma lã que esquenta bem ) e daí um casaco daqueles corta vento e pronto!

      Aqui mesmo em San Francisco/ Berkeley tem o outlet da North Face onde vocês podem fazer uma comprinha de casaco.

      Boa sorte!

      Candice

      Excluir
  16. Olá Candice!
    Muito bom o seu blog. As informações estão excelentes, e usarei para fazer nosso programa de viagem.
    Irei para SF em Dezembro 2014 com marido e 03 filhos adultos. Planejamos visitar Yosemite, dormir uma noite, seguir para o Parque das Sequoias, voltar para San Francisco e fazer a H1 para LA. Você sabe me dizer se é possível seguirmos direto do Parque das Sequoias para LA, fazendo a H1, sem precisar retornar a San Francisco? Não teremos muitos dias, então estou tentando aproveitar ao máximo este pouco tempo que temos e economizar em hospedagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá querida tudo bem? vi que você me mandou um email e por lá mesmo já te respondi!
      Espero ter ajudado! Qualquer dúvida, entre em contato ok?
      Até mais
      Candice

      Excluir
  17. oi, parabens otimas informaçoes.
    Minha duvida é a seguinte pretendo fazer a viagem começando em LA, de la subir pela H1 para SF passar pelo yosemite e de la para vegas. Vc acha esse o roteiro mais pratico? ou seria melhor começar por SF?

    ResponderExcluir
  18. Olá, obrigada! Esse seu roteiro é bem bacana sim e bem prático. Minha única questão é que o carro pode ser um problema em SF, uma cidade muito difícil mesmo de achar vaga nas ruas. Se precisarem de planejamento é só me mandar um email ok? vidaeumaviagem@gmail.com
    Boa sorte!
    Candice

    ResponderExcluir
  19. Bom dia Candice!
    Parabéns pelo blog e pelas maravilhosas dicas!!
    Vamos para Califórnia, meu marido e eu, em Julho de 2014 e planejamos o seguinte roteiro:
    01 - Chegada a San Francisco
    01 a 07 - San Francisco
    07 a 10 - Desceremos pela Highway1 até San Diego pernoitando em Carmel e Santa Bárbara
    10 a 15 - San Diego
    15 Pegaremos um Vôo de San Diego até Flagstaff para visitar o Grand Canyon. Neste caso você indica que fiquemos em Flagstaff mesmo ou alguma outra cidade mais próxima ao parque?
    15 a 19 - Grand Canyon
    19 - Pegaremos um Vôo de Flagstaff para Las Vegas
    19 a 24 - Las Vegas
    24 - Iremos de Carro até Yosemite passando pelo Death Valley e Parque das Sequoias, a minha dúvida neste trajeto é se pernoitamos no caminho até Yosemite para não ficar tão cansativo e aproveitarmos mais o caminho ou se seguimos direto?? Caso pernoitemos qual cidade você indica?
    25 a 28 - Yosemite
    28 - Ida de Yosemite para Los Angeles de Carro
    28 a 02 - Los Angeles
    02- Volta para o Brasil
    O que você achou do roteiro??
    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Karla, tudo bem? te mandei um email mas já posso adiantar que gostei do seu roteiro sim, mas mudaria algumas partes do trajeto para facilitar a vida de vocês na estrada.
      Vamos conversando pelo email que juntas podemos ver o melhor jeito de conhecer todas essas atrações com muito conforto e segurança.
      Até mais!
      Candice

      Excluir
  20. Oi Candice...

    Obrigada pelas informações, vamos ficar dois dias e uma noite lá em setembro, no The Piner Bass Lake... mas o que eu não entendi bem como funciona, é como fazemos os caminhos para esses locais? Iremos de carro... saímos andando seguindo o mapa? É facil de achar tudo ou a gente se perde? Precisa de Guia?? Como funciona isso??

    Obrigada e parabéns pelo Blog

    Mariane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi mariane, tudo bem? o Yosemite é super bem sinalizado, como todo o parque americano! Não se preocupe que haverá placas indicando como chegar nos pontos turísticos. Seria interessante ir até a vila central do parque ( onde fica o Curry Village ) e de lá estacionar e pegar o ônibus que roda tudo por lá. Se quiserem aventura, também eles disponibilizam bicicletas para alugar! Super massa! Boa sorte
      Candice

      Excluir
  21. Oi, mto bom seu site.
    Vale a pena visitar yosemite e o parque das sequoias? Sei q há sequoias em yosemite tb.
    Tenho 2,5-3 dias disponíveis .
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada! vale muito a pena conhecer sim! se você ama natureza então...é um prato cheio!
      Boa sorte!
      Candice

      Excluir
  22. Cândice Bittencourt obrigada pelas dicas!!!!

    Visito o Yosemite Park no início de setembro. Vou fica numa tenda. Como funciona a questão das malas? É um sítio seguro? Podemos deixar na nossa tenda ou existe um sítio mais apropriado? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por acompanhar o blog! É super seguro, não se preocupe! Nessa tenda você terá um cadeado para trancar, mas mesmo sem o cadeado você pode ficar tranquilo. Se você se sentir inseguro, outra alternativa é deixar as coisas no porta mala do carro,
      Boa viagem!

      Excluir
  23. ola, Cândice Bittencourt, pretendo ir agora no fim de outubro e ficar 2 dias no curry, da pra mim visitar os pontos turísticos no popio carro ou vc aconselha pegar o ônibus que roda la dentro?

    obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. puxa, desculpe a demora para te responder, é que estou viajando pela India desde o dia 10 e está difíci de conciliar tantas coisas..acho que você já deve ter pessado pelo Yosemite né?
      Se você gosta de dirigir eu aconselho ir de carro próprio sim!
      Boa sorte!

      Excluir
  24. Cãndice, parabéns
    Estou indo para a california, estudar ingles em santa monica, dia 16 de jan e fico até 16 de fevereiro. Fazendo algumas pesquisas na internet me apeixonei pelos parques da california. Yosemite, Joshua Tree, death valley e sequoia. O problema que como vou ter aula durante o dia, com algumas tardes livres, e a vontade absurda de conheceer as praias, fico na duvida se dará tempo (pq vou estudar durante a semana). Yosemite nessa epoca do ano fica mto cheia? e a estrada partindod e los angeles é tranquila? neva mto na estrada? pq vi um video no youtube que me assustou, a estrada estava coberta de neve... Conseigo alugar um carro e ir tranquilo?!

    beijos e parabéns pelo site...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Victor, tudo bem?
      Que massa que você vai ficar um mês na Califa! Você vai amar! Então, o Yosemite em janeiro e fevereiro é pura neve! Não fica muito cheio não...e vc vai precisar com certeza de um carro 4 X 4 ( ou correntes nos pneus se vier uma neve forte ), além de um hotel com calefação e muito, muito casaco. O Yosemite no inverno é lindo de morrer, mas pode congelar até a sua alma de tão frio ! Prepare-se! De LA dá uns 450 km e vá pela I-5, depois a CA 99 - N até chegar na CA 41 - N ( onde pode pintar a neve pelo caminho...). O bacana é se ligar nas previsões de storm e tal, mas nem se preocupe, se precisar de correntes nos pneus, a policia avisa e tem toda uma estrutura para comprar, colocar e tudo mais. A Califórnia é muito primeiro mundo.

      Excluir
  25. Nossa to mega empolgado! Mas vi no seu site sobre o passeio e fiquei interessado em fazer com vc, assim como planejar a viagem com vc, deixei recado atraves do contato la mas n sei se foi. Tem algum email que eu possa fazer contato? Bjos...

    ResponderExcluir
  26. Candice, Muito boa as suas dicas. Sei que as coisas soa bastante concorridas por la e por isso estou começando a planejar com 9 meses de antecedência, mas se não for suficiente para fazer o melhor do parque eu adio para quando for necessário.
    Duas perguntinhas:
    Estou planejando levar meus dois filos 4 e 7 anos, e acho que eles se divertiriam muito se formos de Motorhome e sei que essa é uma tradição grande no pais. Minha duvida é se os estacionamentos de MH no parque não bem localizados e se tem alguma estrutura, você tem alguma sugestão melhor para viagem em família??
    A outra perguntinha é qual a melhor época para visitar o parque, principalmente em relação a fauna que acredito que seja o mais atrativo para as crianças.
    Muitíssimo obrigado e parabéns pelo site, eu ainda não conhecia mas tem coisas impressionantes
    André

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá André, tudo bem? obrigada por acompanhar o blog! Acho certíssimo você planejar com antecedência sua viagem até o Yosemite. Vamos as suas perguntas:
      - dentro do parque ( que é o bacana de ficar ) tem 10 campgrounds para MH ou RVs, mas você precisa ficar bem atento quando abrem as datas de reserva, principalmente no verão ( junho a setembro) época das férias ecolares aqui . Mando pra você o link com as informações:
      http://www.nps.gov/yose/planyourvisit/rvcamping.htm
      Sobre a melhor época para vir:
      bem, verão é super bacana mas bem disputado. O parque é bem interessante de abril até novembro. No inverno é lindo também mas corre-se o risco de pegar estrada fechada, esses percalços do inverno. Por isso aconselho a primavera e o outono, se for possível. Boa sorte!

      Excluir
  27. Oi Candice!
    Adorei seu blog! Parabéns!
    Planejo ir a Yosemite em Fevereiro (de carro, a partir de Lake Tahoe), no dia 05/02/2015, chegando à tarde... você acha q só mais um dia é suficiente?
    Estou com medo do frio, apesar de eu adorar, será q rola bike?
    Vi em um site que a média de temperatura média em fevereiro é de -1º a 12º C.
    Preciso voltar ao Brasil no dia 08/02, a cidade mais próxima para pegarmos esse voo é SFO mesmo? A viagem de carro a partir de Yosemite até SFO é tranquila?
    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Letícia, tudo bem? que maravilha que você vai conhecer o Yosemite! De Tahoe para o Yosemite é tranquila a estrada, na pior das hipóteses o que pode acontecer é vir uma tempestade de neve e vocês precisarem colocar correntes nos pneus, mas isso nem se preocupe que toda a estrada tem vendedores e "colocadores" de correntes para os pneus. Vc deve pagar perto de 100 dólares o pacote, além que precisará de paciência porque a viagem dobra o tempo, porque tem que ir devagar.
      Você vai precisar com certeza de um quarto de hotel com calefaçnao e muito casaco sim. Luva, cachecol, se proteja, por lá a sensação térmica é congelante mesmo.
      O aeroporto mais próximo do Yosemite acredito que é de Fresno, mas acho que são caras as passagens para lá por ser um aeroporto pequeno, não tão comercial. Mas se quiser dar uma olhada:
      http://www.flyfresno.com/
      A viagem do Yosemite para SF é tranquila e a estrada é linda!
      Boa sorte!
      Candice

      Excluir
  28. Candice, Boa Noite!

    Fico feliz que tenham pessoas tão generosas a ponto de dedicarem parte do seu tempo na prestação de informações importantes para os amantes em viagem! Pois bem... Acabei de comprar as passagens e passarei 20 dias entre Las Vegas, São Francisco e Los Angeles, em maio de 2015. Diante de todo seu conhecimento, gostaria de tirar algumas dúvidas:

    1) Saíremos de Las Vegas rumo ao Parque Yosemite. Diante da distância, será que devo dormir em alguma cidade antes de chegar ao Parque? Qual cidade? Quanto tempo leva maios ou menos de Las Vegas ao Parque Yosemite?

    2) Nos seus relatos, vc fala do Curry Village!!! O que me incomoda um pouco é o fato do banheiro ser comunitário!!! É limpinho? Os chuveiros são ao menos separados por alguma divisória ou tem alguma porta?

    3) Em maio como será que é o clima por lá? Muito frio?

    4) Pesquisando alguns hoteis, achei um muito barato!!! O nome é White Chief Mountain Lodge... Será que é bem localizado? Saindo de Las Vegas, tem alguma entrada específica do parque que seja melhor para chegar?

    Sinceramente, são tantas as dúvidas que nem lembro de todas!!! rsrs Mas agradeço se puder me responder!

    Obrigado! Rodrigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodrigo, obrigada pelas palavras e fico muito feliz em poder ajudar de alguma maneira, afinal sou uma apaixonada por viajar!

      Vamos às suas perguntas:

      - Vegas até o Yosemite tem algumas opções de trechos: a estrada mais comum e maior é a I-15S e que leva aproximadamente 8 horas de estrada sem paradas ( eu colocaria mais umas 2 horas aí para algum triansito que pode aparecer no caminho e uma parada para comer e tal), assim totalizaria umas 10 horas de viagem...eu acho cansativo, mas enfim, cada um sabe do seu limite né? São 785 km de estrada nesse trecho.

      - A outra estrada é mais longa ainda, são 1.010 km e deve levar umas 11 horas de viagem sem parar...imagina se você colocar uma parada para almoçar, fora um trânsito que pode aparecer...eu calcularia umas 13 horas. Ou seja, cansativo demais...

      - Onde dormir é algo muito relativo, porque vai depender quando o motorista vai se sentir cansado. Nas estradas americanas sempre tem um motel para descansar. A metade do caminho fica a cidade de Bakersfiled, mas se aguentar ir mais longe dá para dormir perto de Fresno.

      - sim, tudo é limpinho, tem divisórias, bem americano..rss. Se quiser algo mais com cara de hotel, você pode optar pelo Yosemite Falls, um hotel bacana dentro do parque tb.

      - Maio é demais, ótimo mês para viajar! Não tem muito turistas no parque. Ainda vc pode pegar um pouquinho de frio de noite, por isso leve casaco.

      - então, tem vários hoteis perto do parque,por exemplo esse que você citou fica a 55 km da entrada...eu sempre aconselho antes de tudo ficar dentro do parque, dormir perto das grandes paredes do Yosemite, é algo realmente inexplicável..mas nem sempre é possível porque o "mundo todo"quer ter essa experiência, e lota rápido os hotéis lá dentro...

      Por isso aconselho vocês tentarem dormir ou no Curry ou no Yosemite at Falls mas se não conseguirem vaga, aí não tem o que fazer...precisa achar algo nas voltas do parque mesmo né?

      se você quiser um planejamento de viagem personalizado, com os mapas e tudo mais eu posso fazer para vocês! É só me manda um email para vidaeumaviagem@gmail.com

      Boa sorte querido!

      Candice

      Excluir
  29. Ola Candice!!
    Vamos de Las Vegas ao parque Yosemite em fevererio, sera que pegaremos neve na estrada e no parque? A estrada eh tranquila? Tens alguma dica d hotel para ficarmos la no parque? Vamos em familia, eu meu marido e 2 filhos (14 e 21 anos).
    Adoro seu blog!! Parabens!!
    bj e obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra, tudo bem querida? é tranquila sim e tenho dicas dos hotéis com certeza! Já sei que você entrou em contato comigo pelo email e já estou preparando o seu planejamento! Vocês vão adorar tudo! Até mais
      Candice

      Excluir
  30. Ola Candice!!!! Tudo bem? Parabéns pelo blog!!! Adorei todas as suas dicas... Estou planejando passar quatro noites em Yosemite e depois seguir para Las Vegas com meu marido em maio deste ano... Estive olhando dois hotéis: Yosemite View Lodge ou o Tenaya... Vc tem alguma opinião? Obrigada!!! Abraços Graziela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Graziela, tudo bem querida?
      obrigada por acompanhar o blog! Se puder fique dentro do parque, é muito mais bacana! Tem o site aqui que é só colocar a data e vem as disponibilidades dos hotéis dentro do Yosemite. Eu gosto bastante do Curry Village e do Yosemite Lodge at the Falls.
      Boa sorte!
      Candice

      Excluir
    2. http://www.yosemitepark.com/lodging.aspx

      Excluir
  31. Fernando Carneiro1/31/2015 07:19:00 AM

    Cara Candice, muito legal seu blog. Queremos dicas de viagem para 4 noites em Yosemite. Vamos para lá de 15/07 a 19/07. Fizemos uma pré-reserva no Cedar Lodge que fica a 20 minutos da entrada no parque. Eu sei que ficar dentro do parque é mais legal, mas estamos meio perdidos onde ficar. Somos um casal e dois meninos de 5 e 9 anos. Não sei se Curry Village é um pouco rústico para duas crianças. Também gostaríamos de saber quais os melhores programas no parque, São 3 dias inteiros. Queremos fazer um rafting e também hiking. O que você sugerie para a gente? Muito obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernando, tudo bem? obrigada por acompanhar o blog! Garanto para você o Curry Village é super bacana! Apesar de ser uma enorme cabana de lona forte, é tudo muito bem feito, os banheiros são ótimos também...ainda mais em julho...que toda noitinha tem turmas de crianças por lá, tem cursos de fotografia de graça, tem cinema de noite...é muito legal mesmo! Além do que com a reserva da cabana, vocês tem direito a uma vaha de estacionamento dentro do parque e te digo, em julho, é difícil estacionar quando você está hospedado fora...Mas, claro, vocês que decidem. Eu vi que ainda tem vaga para julho nas datas que vocês querem e a diária é de U$ 147 para vocês quatro. Puxa, no parque tem muitas coisas para se fazer! Só de visitar os principais pontos turísticos já é super bacana! Hiking é o que mais tem por lá. Quando vocˆ´s chegam no parque, vocês recebem um mapa com todos os hikings possíveis e imagináveis. Nada melhor do que ficar no coração do parque! Boa sorte!

      Excluir
    2. Candice, consegui fazer uma reserva numa cabana no Curry Village. Reservei a cabana de USD 147,00 por dia. Muito obrigado pelo estímulo. Tenho algumas dúvidas: Não entendi muito bem se o café da manhã está incluso, acho que não. Devemos levar comida para o parque? Para café, almoço e jantar? Como devemos organizar as provisões? Outra pergunta. Meus filhos terão 9 e 5 em Julho. Queremos fazer um rafting. Investiguei o Merced River. A idade média mínima é 12 anos e meio/fim de Julho é fim de temporada de alta dos rios. O que você sugere? Indica outro rio que aceita crianças? Muito obrigado pela atenção.

      Excluir
    3. Que bacana! Vocês vão adorar! O café não está icluso nesse preço, mas é só pagar na hora lá que está tudo bem. Acho que é algo entre 12 dólares, buffet a vontade.
      Não precisa levar comida para o parque, lá tem tudo que vocês precisam...infra-estrutura gringa! Eu só conheço mesmo o rafting dentro do Yosemite, mas como você mesmo já disse é só para crianças maiores...os americanos são super encanadas com segurança...acho difícil achar um rafring que aceite os pequeninos! Mas só de curtir as cachoeiras já vai muito valer a pena viu!! Nem se preocupe! Boa viagem!

      Excluir
  32. Olá, preciso de ajuda! Pretendo ir para os Estados Unidos em dezembro, pretendo ir a São Francisco, Los Angeles e Grand Canyon, alugaremos um carro. Gostaria de incluir Yosemite no roteiro. Você pode me ajudar, dizendo de onde pra onde? Fiquei empolgado com Yosemite, mas não sei de qual local ir pra lá e de lá pra qual local!! Teremos 25 dias no total!! Obrigado!!! Márcia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Márcia tudo bem?
      te mandei um email sobre as dicas! Um beijo!
      Candice

      Excluir
  33. Obrigado, Candice. Parabéns pelo excelente serviço prestado.

    ResponderExcluir
  34. Estamos procurando á um tempão dicas como essas. Valeu mesmo !!!!
    Informações úteis muito bem escritas e com imagens fantásticas !
    Somos de Floripa, SC, e eu e meu esposo vamos em agosto. Agora não me aperto mais !
    BjoOoo
    Sibele
    ;)

    ResponderExcluir
  35. Ah, sairemos de SF. Melhor ainda neh ???

    ResponderExcluir
  36. Então, finalmente conhecemos o Yosemite! muito lindo. Como fomos no verão achei um pouco "cheio" demais. Mas a gente tem que aceitar dividir tanta beleza não é mesmo? Ficamos no Curry Village, indicado por você e foi muito legal. Na volta para casa passamos pelo parque das Sequoias. Algumas vivem mais de 4000 mil anos. Que força, que monumental! obrigada novamente pelas dicas preciosas de seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada você Raquel por dividir sua viagem com a gente por aqui! De uma generosidade linda! E que venha mais e mais viagens! Oba bjo

      Excluir
  37. Oi Candice, parabéns pelo seu blog e em especial por toda sua dedicação a esclarecer tantas dúvidas! Eu mesma já estou com viagem marcada para Yosemite de 26 a 28/10/2015 e não tenho dúvidas que a experiência vai ser indescritível. Tenho uma dúvida: vi no site que o Sequoia National Park está fechado até a primavera de 2016 e eu gostaria muito de ver uma Sequoia gigante de pertinho, será que no Yosemite Park eu consigo encontrá-las? Você sugere outro lugar por perto? Obrigada!!! E parabéns mais uma vez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querida por acompanhar o blog! Puxa, a beleza do parque é tão indescritível que as sequóias podem esperar para uma próxima vez né?
      Se você estiver em San Francisco, pode conhecer o Muir Woods. Lá você vai encontrar um tipo de sequóia ( redwood ) mas não as gigantescas, largas, e sim as mais altas, que são lindas também! Boa viagem!

      Excluir
  38. Estarei indo em Novembro e tenho dúvidas ainda.Tenho medo de não conseguir aproveitar muita coisa por ser início do inverno! Vou ter apenas 1 dia inteiro no parque e sei que ele é enorme... o que não posso perder?? E a melhor forma de locomoção seria o ônibus oferecido ou o próprio carro??? Obrigada desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosinei, tudo bem?
      Aproveite o máximo que der, com certeza é pouco tempo mas é o que foi planejado certo? então curta bastante! Os lugares imperdíveis pra mim: Glacier Point para ver o pôr do sol, Tunnel View que é demais também, e o Yosemite Falls, a grande cachoeira do parque. Eu faria de carro mesmo, vocês ficarão mais independente com horário e poderão conhecer melhor também e com mais tempo. Aproveitem e levem casaco que estará frio sim!

      Excluir
  39. Ola Candice,
    Vou para Curry Village dia -6\02 passarei uma noite,muitas duvidas ,
    - se tiver nevando, á necessidade de botas impermeáveis?
    - vamos de carro de SF para lá, corremos risco de pegar neve certo? como nunca andamos na neve estamos mega inseguros com isso, e ja pensamos em alugar o carro com as correntes que ouvi dizer que tem essa opção, ah necessidade de um carro 4x4? a melhor opção eh ir de carro ou ônibus de excursão?
    - que horas é ideal chegar no parque e o tempo de ficar la dentro? pois sairemos de SF pela manha no sábado e pensamos em chegar curtir la o dia dormir la no curry e vir embora no dia seguinte cedo, pois ficamos com medo de irmos a noite devido a neve ja que se tiver nunca dirigimos nela.
    - com a estadia no curry tenho que pagar mais $20 para entrar no parque certo?
    - todas as cabanas tem aquecimento?
    desculpa todas essas perguntas, as são tantasssssss duvidas e obrigada pela paciência!
    um grande beijo e aguardo ansiosamente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alina, tudo bem? puxa, com certeza cheguei atrasada para responder as suas perguntas. Eu estava na India estudando e só agora que retornei ao mundo virtual. Olha posso adiantar algumas situações:
      - se estiver nevando sempre vai ser bom ter roupas e equipamentos próprio para neve. Uma bota impermeável é de grande ajuda.
      - sim, vocês correm o risco. vocês podem escolher um 4x4 ou alugar um carro já com as correntes. Na estrada os próprios policias rodoviários ajudam a colocar as correntes se houver necessidade.
      - o ideal é chegar perto do meio-dia, uma da tarde. Assim vocês podem almoçar dentro do parque e terão o tempo suficiente para fazerem o check in no Curry Village.
      - sim, esses 20 dólares são para todos que entram no parque de carro.
      - você precisa alugar um cabana com aquecimento, ou seja Tent with heat! Nem todas tem aquecimento.
      Boa sorte! Me conte como foi tudo ok? sei que esse ano nevou muito...

      Excluir
  40. Olá Tudo bem? Meu nome é Fernanda, gostaria de tirar umas dúvidas se possível...
    Estou indo para a california com meu marido e filho de 2 anos, com entrada por Los Angeles e saída por San diego... Inicialmente ficarei 6 dias em LA, depois tenho um gap de 5 dias e termino com 5 dias em san Diego... Neste intervalo pensei em visitar o Yosemite, acha viável? E depois, queria saber em relação a estrutura para crianças, se é tranquilo...
    Obrigada e parabéns pelas sensacionais dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda, tudo bem? se você não for no inverno é super viável sim! O Yosemite tem estrutura para qualquer idade, pais com criança é muito legal e sempre cheio de familias. Tem o Curry Village que é uma ótima opção para ficar...Aproveite que o lugar é incrível. Boa sorte!

      Excluir
  41. Oi Candice! Venho tentando programar os 2 -1/2 dias que terei no Yosemite, mas tá super complicado e eu viajo essa semana já.

    Sairemos de Paso Robles, cidade que fica ao final da Big Sur rumo a Mariposa (só conseguimos hospedagem lá) e estimamos chegar no Yosemite nesse 1º dia por volta das 15h/16h. Estamos pensando em fazer assim:

    Dia 1: Tunnel View, Tuolumne Grove (já que Mariposa Grive está fechada) e Hetch Hetchy Reservoir.

    Dia 2: Yosemite Valley – Bridailveil, Lower Yosemite Falls, Cook’s Meadow, Mirror Lake, Vernal Fall (só a parte do footbridge). Glacier Point (subir de carro o máximo que puder) e Sentinel Dome.

    Dia 3: Se Tioga Road já estiver aberta, Tioga Rd, Olmstead Point, Tuolumne Meadows, Lembert Dome.

    Você acha viável essa programação? Em relação às trilhas, faríamos apenas as fáceis/moderadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa Thalita, me desculpe mas não cheguei a tempo para consegui te ajudar né? espero que tenha dado certo seus trajetos e idéais! Um abraço querida.

      Excluir
  42. Jacqueline
    Olá Candice! Muito legal seu blog!Parabens!!! Gostaria de saber se vc pode me ajudar....Eu vou ficar hospedada 5 dias em mammoth lakes para conhecer o parque yosemite e gostaria de ir pelo menos um dia no parque da Sequoia. Só que eu coloquei no google maps para ver a distancia e lá me diz que são 6 horas de viagem de carro!! Você sabe me dizer quantas entradas tem o parque da sequoia e qual é a melhor entrada e estrada para quem vai ficar hospedado em mammoth lakes? Vou dia 11/09/16 para lá, se puder me dar um retorno agradeço muito.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi JAcqueline, tudo bem? é isso mesmo, são aproximadamente umas 6 horas de viagem. Tem 2 maneiras de ir pro Sequoia National Park do Mammoth:

      1 - começa pela 395 Norte, depois liga com a CA- 120 West ( nesse caminho você passa obrigatoriamente pelo Yosemite ). Depois vai pegar a CA 41 South e por ultimo a a CA 99 South. Esse trecho vai levar 5h40 minutos e tem 423 km.

      2 - começa pela 395 Sul, depois liga com a CA- 120 West ( nesse caminho você passa obrigatoriamente pelo Yosemite ). Depois vai pegar a CA 14 South, depois a CA 58 West e por fim CA 65 North. Esse trecho tem 583 km e deve levar vai levar 6 horas e uns 15 minutos.

      Espero ter ajudado!

      Um abraço e boa sorte!

      Candice

      Excluir
  43. Oi Jacqueline, no trecho 2 você não pega a CA 120 West, Já vai direto da 395 Sul para a CA 14 South.

    ResponderExcluir
  44. Oi, está,os indo em 13 de novembro e pretendemos dormir e voltar no dia 14.
    O ônibus que vc falou que serve ao Parque funciona como o do Gran Cânion?
    Podemos parar, descer e pegar outro ônibus? Ou vc acha melhor fazer o roteiro de carro?

    Agradeço a informação.

    Airton

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Airton, tudo bem querido? Exatamente, é o mesmo serviço que tem no Grand Canyon, aliás, na maioria dos parques nacionais dos Estados Unidos. Boa viagem!

      Excluir
    2. Olá Candice , gostei de seu blog.Pretendo ir sozinho para a California em outubro e ficar 10 dias.
      Gostaria de visitar São Francisco , parque Yosemite , Los Angeles , Santa Monica e San Diego.
      Gostaria da sua sugestão qual seria o melhor roteiro.
      Obrigado Ronald

      Excluir
    3. Olá Ronald, 10 dias para tudo isso? acho bem corrido, mas vamos lá:
      - 3 noites em San Francisco
      - 1 noite no Yosemite
      ( você faria o big sur? )
      - 2 noites em LA
      - 1 noite em Santa Monica
      - 2 noites em San Diego

      Se precisar de um roteiro personalizado, posso te ajudar. Afinal, é a minha especialidade!

      Boa sorte

      Excluir

se quiser mais informações, por favor mande um email para
vidaeumaviagem@gmail.com
obrigada