07/08/2011

Dossiê San Francisco – Música por tudo que eu vejo

Você é uma daquelas pessoas que ao fazer uma lista de interesses em uma nova viagem, geralmente coloca um asterisco de bom tamanho ao lado do item “assistir à um show”?

Procura os eventos que estarão acontecendo um mês ou mais antes da viagem? Pula de alegria quando acha uma apresentação de alguma banda que sempre esteve dentro do seu coração no primeiro dia da viagem e vai mesmo se estiver cansado do Jet Leg?

Fica triste quando só encontra Duran Duran ou Barbra Streisand durante a sua estadia? Ou então faz de tudo para achar um bar underground e ouvir o som das bandas nascidas ou desenvolvidas localmente? 

Se você respondeu sim para a maioria dessas perguntas, “San Francisco” deveria estar escrito no seu ticket aéreo como destino.


A cidade da neblina é considerada um dos lugares mais vivos culturalmente, principalmente se falarmos de música. San Francisco é uma grande nota musical, completa de shows, bandas, casas de entretenimento, festivais de verão e muito mais que você pode encontrar para ter uma overdose sonora, se te apetece. 

Além do leque de opções que a cidade oferece musicalmente, também é considerada palco de ouro para os artistas que vem se apresentar. Muitas bandas dizem que San Francisco é uma das cidades mais pacifistas, tranquilas e bem energizadas quando o tema “show” é posto em cima da mesa. É sempre um orgulho tocar em um lugar tão calmo e com boas vibrações como San Francisco.

Os espectadores assistem aos shows apenas como audiência, sem muitos gritos desesperados de fãs, realmente deixando os artistas fazerem sua arte e escutando o que eles tem para dizer em suas letras e ritmos. San Francisco é palco para aqueles que são íntimos da música, aqueles que vêem artistas como pessoas comuns com grandes idéias.

A melhor época para visitar San Francisco, se você realmente se interessa pela cena musical da cidade, é no verão. O verão nórdico, entre julho e agosto, oferece muitos festivais musicais e até mesmo shows fechados, em casas de entretenimento famosas. Porém, como agosto é conhecido por ser um mês com muita neblina na cidade, os shows são estendidos até outubro, quando a cidade fica mais exposta ao sol. Logo depois, quando novembro começa, o frio e o vento tomam conta da cidade e os moradores voltam-se mais para suas casas quentinhas. Isso porém não significa que os shows param de acontecer, apenas não são tão frequentes. Mas voltando para o verão, quero começar citando alguns festivais famosos que San Francisco tem a oferecer nesses meses onde todos saem de casa para tomar sorvete e andar de bicicleta.


O famoso Outside Lands é um festival nomeado pelo que costumavam chamar a parte da cidade que o festival é executado. No meio do Golden Gate Park (o parque mais famoso de San Francisco) o festival começou sua história há poucos anos atrás. Muitos acreditam que se tornará cada vez melhor  porque com pouco tempo de história, ele já é bem reconhecido. As bandas que formam o line up geralmente são sensacionais. Nesse ano, o festival começa na sexta que vem, dia 12 de agosto e vai ate' o domingo dia 14 e tem no lineup alguns nomes como: Muse, Arcade Fire, The Black Keys, The Shins, MGMT, entre tantos nomes...
Se você estiver por aqui vale a pena estudar melhor o lineup no website oficial do Outside Lands: http://www.sfoutsidelands.com/

Em San Francisco, você também encontra festivais parecidos com o Outside Lands, como o Treasure Island Festival, localizado na Treasure Island, saindo pela Bay Bridge. Este festival é classificado como um dos festivais mais indies da região. E além do mais, você pode assistir as bandas com um background lindo da cidade de San Francisco.


Um outro festival não tão reconhecido é o Noise Pop. Esse é para aqueles que já conhecem a cidade melhor, pois os shows são em bares underground mais escondidos, com bandas novas e experimentais. Vale muito a pena. 


Os shows são realizados em lugares que me encantam, como:

-Cafe Du Nord, um café escuro, com uma pitada de estilo Beatnik misturada com amantes de taxidermia e sons estranhos.

-Rickshaw Stop, um salão grande com um palco razoável, sala de fumar em cima e pessoas geralmente interessantes, dependendo da banda que toca.

-Bottom of The Hill, um bar bem bonito com uma área aberta atrás. Eles servem comida(uma delícia, por sinal), chop e música boa. Considerado um bar mais estilo rock clássico misturado com hard punk e um pouco de surf music.

-Revolution Café, um bar e coffee shop onde as pessoas sentam do lado de fora, tipo estilo brasileiro(não só o estilo, mas a música também). Muita bossa nova, samba de raíz, jazz, rock indie, blues e world music.

-Slim’s, um bar/balcão onde acontecem aulas de dança e shows de bandas de rock alternativo. O pessoal do Slim’s geralmente é mais novo, pois muitas das noites são admitíveis para menores de 21 anos. Aqui nos Estados Unidos a idade de bebida é 21, então muitos jovens de 18 anos tem que achar seus próprios bares para aproveitar a música San Franciscana.

As bandas do Noise Pop variam entre Surf Rock no estilo Beach Boys e The Drifters até punk rock estilo Joan Jett e Sex Pistols. De indie rock suave tipo Radiohead e Geographer até hard country tipo Johnny Cash e Cake. Todas essas são algumas das influências que você pode notar nas bandas locais.

Festivais como Power To The Peaceful também reúnem um grande número de pessoas de todos os tamanhos e idades. Esse é um dos festivais grátis, onde você pode curtir um som legal sem precisar se preocupar com dinheiro. 


Entre eles, também está o Hardly Strictly, um festival estilo Bluegrass e Country Rock, com influências de Jazz, Blues e Soft Rock.  Outro grande festival é o Stern Grove Music Fest, que é localizado no Stern Grove Park. Bandas dos estilos world music, hip hop, jazz e country se apresentam quase todos os fins de semana do verão.

Também pode-se achar a feira de Jazz de San Francisco, geralmente entre setembro e dezembro. A feira é um complemento do Festival de Jazz da cidade, onde shows são apresentados(desta vez com uma taxa) em casas de Jazz como Bimbo’s e Yoshi’s.


Agora, falando sobre casas de show tradicionais de San Francisco, temos que respirar, porque só de lembrar das estruturas dentro desses galpões, o fôlego falta. O maravilhoso Warfield, o fantástico e legendário Fillmore, o magnífico Independent, o esplendoroso Fox Theatre (localizado em Oakland), o magistral Great American Music Hall, o caprichoso Shoreline Ampitheatre (localizado em Mountain View), o grandioso Regency Ballroom e a tremenda Oracle Arena (localizada em Oakland). Ufa! 



Regency Ballroom

Warfield

Todos esses lugares são especiais, por terem sido palco para shows relembrados por anos e anos. Alguns deles tiveram apresentações como The Ramones, Jimmy Hendrix, Janis Joplin, Grateful Dead, The Rolling Stones, James Brown e outros grandes nomes da música. Até hoje, esses lugares fazem o entretenimento de San Francisco, deixando turistas e locais felizes.

San Francisco, local de nascimento de bandas como Faith No More, Metallica, Hot Tuna, Rupa And The April Fishes, Santana, The Dodos, Dead Kennedys, Grateful Dead, Jefferson Airplane, AFI, The Donnas, Journey, Credence Clearwater Revival, Joanna Newsom, Green Day, Primus, Rancid e Sly and The Family Stone é, claramente, de acordo com a inúmera lista de influências, shows e festivais, uma cidade com uma cena musical fantástica. 

Um dos maiores motivos que muitas pessoas se mudam para San Francisco é a sua diversificação cultural. É extremamente conveniente viver em um lugar onde a arte explode em cada esquina. E se você pensou que Nova York era o lugar mais quente para escutar música boa, acertou, mas esqueceu-se que além da Big Apple, tem Frisco esperando por você.

Bruna Palmeiro - atriz

12 comentários:

  1. Olá. Estou adorando o blog. Vou para "Frisco" em abril, ficar 4 semanas para estudar e gostaria de saber se vai rolar algum festival nessa época.
    Obrigada.
    Daniella Rocha

    ResponderExcluir
  2. Oi Dani tudo bem? obrigada por acompanhar o blog!

    Em abril estão começando alguns shows pela cidade mas nada de uma programação fixa. O que acontece que é bacana em abril é o Coachella que fica no sul da Califórnia todo ano no deserto de Indio.

    http://www.coachella.com/2014-advance-sale-faqs

    Muitas bandas que se apresentam no Coachella fazem shows aqui pro norte, em San Fran também aproveitando o itinerário da turnê. Tem que ficar ligado nos sites do live nation e do ticketmaster também.
    http://www.livenation.com/

    http://www.ticketmaster.com/

    Aproveite bem!

    Candice

    ResponderExcluir
  3. Nossa. Estava pensando em ir pra new york ou miami mas depois que li seus textos sobre san francisco fiquei super empolgada pra conhecer! Estou planejando viajar sozinha no fim d dezembro e ficarcerca d duas semanas no lugar. Tenho curiosidade sobre o movimento hippie, gosto muito de musica e amo arte e arquitetura. Sou estudante universitaria aqui no usa e queria achar um lugar barato pra ficar e legal. Onde eu possa conhecer muita coisa so caminhando... o que vc sugere?

    ResponderExcluir
  4. Olá Gabriela, que bom que você está pensando em vir pra San Francisco! Pra mim é a melhor cidade do mundo! rsss
    Duas semanas por aqui vc pode se divertir e muito! Olha bom e barato já que vc vem sozinha é ficar nos hostels, além do que vc já pode até fazer amizade né? anote aí alguns que eu gosto:
    http://www.sfhostels.org/downtown/
    http://www.san-francisco-hostel.com/
    http://www.greentortoise.com/san-francisco-hostel/
    E corra pra reservar porque fim de ano é aquela disputa né?
    Me avise se conseguiu está bem?
    Boa sorte
    Candice

    ResponderExcluir
  5. Oi, CAndice!
    Seu blog eh muito legal!! To amando!
    Vou agora, dia 30 de abril pra passar um mes, e dicas de comidinhas e passeios fora do basico de turista, eh tudo de bom. =)
    Tava olhando em alguns sites pra saber quais pecas da Broadway estarao em cartaz em SF, mas sempre me confundo, e quando vejo eh em NY! Voce sabe onde posso saber as pecas/shows direitinho?
    Fora isso, eu precisava de dicas sobre lojinhas de cosmeticos(mais populares), e tipo papelaria.
    Vc pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Grazi tudo bem? obrigada por acompanhar o blog!
      então, os shows da Broadway ficam em NYC mesmo. É dificil eles vire, pra cá, mas quando vem vc pode olhar no site SFstation.com.
      Lojas de cosméticos tem a Sephora que é a mais completa, além das farmacias como CVS e Wallgreens.
      Papelaria tem a FLAX que é sensacional.
      Espero ter ajudado!
      Boa sorte na sua estadia!
      Candice

      Excluir
    2. Obrigada!
      Voce eh uma querida!
      Vou divulgar seu blog pra mais gente ver.
      Beijo grande.

      Excluir
  6. Oii candice!!! Estou lendo todos os posts do seu blog sobre SFO! Bons demais!! Vou praí dia 6 de julho agora (2014) e daí começo a rota 1, no dia 10 (uhuuul) super empolgada hehehe ainda mais com os posts q li aqui!! Vc sabe de algum festival ou show que vai ter na cidade nessa data?! Obrigadaa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafa tudo?! que delicia que vocie está vindo! Aqui é demais!
      voce pode procurar por show s que te interessam por aqui:
      http://www.ticketmaster.com/section?tm_link=tm_logo
      e aqui também:
      http://www.livenation.com/
      Boa sorte!
      Candice

      Excluir
  7. Mercia Andrade6/30/2015 06:32:00 PM

    Oi Candice! Muito legal seu blog! Estarei em san francisco de 17 a 24 de julho e gostaria de informaçoes sobre shows na cidade... Gosto muito de rock e musica pop em geral... Vi que a Florence estara em Frisco em outubro, que pena...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mercia, tudo bem? obrigada por acompanhar o blog! De 17 a 24 de julho tem alguns shows:
      Rush - no dia 23 de julho em San Jose
      Alice in Chais - 24 de julho no Fox Theater em Oakland
      Um beijo

      Excluir
  8. Olá, muito útil seu blog, obrigada por compartilhar essas experiências. Estou indo para SF passar 2 meses (julho e agosto) e gostaria de saber onde posso fazer um curso intensivo de inglês que não seja o olho da cara! Muito obrigada

    ResponderExcluir

se quiser mais informações, por favor mande um email para
vidaeumaviagem@gmail.com
obrigada