23/09/2011

Kauai – onde a natureza reina absoluta

Imagine uma ilha, não muito grande (1.400 km quadrados), no meio do Pacifico, onde em duas horas e meia de carro você consegue percorrer quase toda suas estradas principais (que não são muitas, porém  impecáveis). Nesse pedaço de terra verdejante banhada por águas cristalinas por quase todos os lados, você se depara com mais de 80 quilômetros de praias paradisíacas, muitas delas dignas de fotografia para descanso de tela de computador. 


A ilha mais antiga do arquipélago havaiano ( mais de 5 milhões de anos), carinhosamente apelidada de “ A Ilha Jardim” também tem montanhas poderosas com mais de 1500 metros de altura, vales esculpidos pelas lavas do extinto vulcão Waialeale, florestas exuberantes com  árvores e cachoeiras espetaculares e ainda do lado oeste da ilha, o respeitável Waimea State Park que abriga o maior cânion do Pacifico.



É a natureza respirando a todo tempo na sua cara. E que natureza...


Vamos as minhas impressões bem frescas da ilha já que acabei de decolar do aeroporto de Lihue, cidade na costa sudeste da ilha que recebe em média um milhão de visitantes por ano e faz do turismo o grande "ganha pão" dos nativos.

CLIMA

Nem venha para o Kauai se você é feito de açúcar! Conhecido como o ponto do planeta onde mais chove ( são 350 dias de chuva por ano) é melhor começar a ver o lado bom do aguaceiro! 
Primeiro porque a chuva é daquelas que vem só pra refrescar porque não dura mais de 10 minutos. 

Na ilha, não é difícil pegar mais de cinco “mini-chuvas” durante o dia todo. O normal é você olhar para um lado da ilha e ver um céu bem azul e  já virando para o outro lado avistar as nuvens carregadinhas de água. Aliás a chuva fica até charmosa porque você consegue facilmente enxergá-la naquele rastro mais escuro que sai da nuvem até o horizonte. E logo depois dessa enxurrada o que vem? Lindos arco-íris despontando no céu e o pote de ouro está logo ali, bem no meio do mar! Se der sorte, você consegue ver até dois arco-íris caprichado nas cores!



Longe de ser uma expert nos estudos meteorológicos, mas posso garantir que o clima do Kauai é muito agradável, principalmente a noite que fica aquele friozinho bom de dormir! E sempre tem uma brisa gostosa por onde quer que você ande...

ANIMAIS E FRUTAS

Nem no interior do interior do Paraná (onde por muitos anos viajei para competir como atleta) eu vi tanta galinha e galo como no Kauai! Por onde você andar sempre vai ter uma galinha atravessando a rua com seus pintinhos ou um galo rondando atrás do que sobrar da sua comida. 

Pode ir se acostumando porque até nas praias a invasão galinácea chegou. A prova de que eu não estou exagerando, é reparar que as aves já ilustram o “souvenir” da ilha como nos cartões postais e imãs. Um pouco demais da conta na minha modesta opinião.



Um outro setor em abundância no Kauai é a variedade e quantidade de frutas. Para quem não está acostumado com um papaya bem docinho, um abacaxi bem saboroso, banana, maracujá, goiaba, o Kauai é o paraíso das frutas tropicais! Comi várias goiabas vermelhas encontradas pelas trilhas. Outra delicia é a facilidade de encontrar água de coco por toda ilha. 



CHEGANDO NA ILHA ( DE SAO FRANCISCO OU OAKLAND )

Se você se programar com antecedência e ficar ligado nas promoções aéreas, você consegue ticket para o Kauai por 415 dólares ida e volta. Maui sai pelo mesmo preço e Oahu (onde fica Honolulu e Pipeline) por um pouco mais: $ 470.

As melhores companhias para viajar para o Havaí atualmente são as Alaska Airlines e a Hawaiian Airlines. Ambas servem os aeroportos de São Francisco e Oakland ( 40 min de SF  para o leste), com vôos diretos de 5 horas até o paraíso! As mesmas companhias partem de Los Angeles e San Diego por preços cômodos! 

ONDE FICAR

Indicado pela amiga Anne, eu consegui 4 noites em um estúdio super simpático em Princeville, no North Shore, bem pertinho de Hanalei Bay pela bagatela de 300 dólares já com todas as taxas inclusas. Uma cama confortável, chuveiro forte, armários, sacada simpática e um lavabo show! Uma beleza de lugar! O contato do condo é com o simpático Greg ou Bob no http://www.condobob.com/


COMO SE LOCOMOVER 

Esse foi um outro grande achado! No craigslist, um site famoso da Bay Área eu encontrei Pete, um havaiano que tem uma mini frota na ilha e aluga seus carros por 28 dólares por dia! Isso claro, se você  é residente nos Estados Unidos e já tem seguro total no seu nome. 

Senão a diária sobe para 45 dólares a diária, o que também não é nada mal. 
Os carros são mais simples, mais antigos que os das locadoras populares mas não menos eficientes. Aliás, muito pelo contrário! O Hondinha verde metálico foi nosso companheiro por toda a ilha com ar condicionado bombando, subiu mais de 1500 metros sem decepcionar! E foi muito fácil para alugar porque não teve nenhuma burocracia o que é bem normal das locadoras de automóveis.  

A experiência foi inédita: chegamos no aeroporto com uma mensagem pelo celular do Pete avisando que o nosso carro estava estacionado na garagem do aeroporto (indicando certinho o lugar que o carro se encontrava) e que a chave estava debaixo do tapete do motorista e o tanque cheio. 

Na devolução, o mesmo procedimento: desta vez, ligamos para ele avisando onde estava o carro e fizemos o mesmo: chave debaixo do banco, tanque cheio e Mahalo, até a próxima!

Foram 4 diárias por 142 dólares. Uma maravilha e super indico!

Segue o site do Pete: http://www.kauairentacar.com/
Gasolina no Kauai custa $4.50 o galão.
Só para fazer um comparativo, em San Francisco, o galão gira em torno de $3.70.  
Um galão significa 3.8 litros de gasolina.

QUANTO VALE SEU DOLAR NO KAUAI

O Kauai é um ilha cara para comer e mais cara ainda para se divertir nas centenas de atrações que eles oferecem para os turistas. E olha que eu não sou mão de vaca! Exemplos? 

Segure seu Mastercard/Visa nas mãos e vamos lá:
- Que tal uma água de coco por 5 dólares na saída da famosa trilha do Kalalau?
- E um passeio de catamarã de uma hora e meia pela Costa do Na Pali por 160 dólares?
- Helicóptero sem porta para as melhores fotos da sua vida? 260 dólares!
- Passeio de caíaque pelo rio Wailua? 80 doletas

É claro que se você procurar bem, você encontra nas revistas locais descontos para alguns desses passeios, mas nada vai ser pela metade do preço citado acima. Eu penso assim: com a grana de dois passeios turísticos desses já estou quase comprando uma passagem ida e volta para vistar uma outra iha do Havaí. Maui, por exemplo. 

ONDE COMER BEM NO KAUAI

Como já mencionei anteriormente, comer na ilha, mesmo nos "food trucks" você vai pagar caro. Então, já que é para gastar mesmo, que seja por um bom motivo não é mesmo? Segue abaixo três restaurantes que dá pra sair satisfeito. A média para um casal fica entre 40 e 60 dólares ( 2 pratos principais + 2 drinques).

Kalypso Island Bar and Grill - Fica bem no centrinho de Hanalei, bem fácil de achar e sempre cheio. Lá comemos uma quesadilha de caranguejo e um camarão frito com lascas de coco. Super bem servido e atendimento digno da hospitalidade havaiana. 

Tiano’s - Bem pertinho do aeroporto, é típico restaurante dos nativos. No menu, especialidades da culinária havaiana, como o famoso "porco desfiado". Bem servido e preço amigável. 

Wailua Marina Restaurant - Restaurante honesto, com comida caseira. A melhor parte é que ele fica na beira do lindo rio Wailua. É tão no meio da natureza que os passarinhos assanhados ficam a um palmo do seu alcance só para filar umas migalhas do pão. Na maior cara dura. 


PASSEIOS IMPERDÍVEIS E DE GRAÇA



NORTH SHORE

QUEEN’S BATH - Uma trilha escondida ao lado de um casarão com duas plaquinhas alerta: "cuidado com o mar. Aqui é por sua própria conta e risco". O estacionamento dá para uns oito carros no máximo. Na trilha, do lado direito você já se depara com uma linda cachoeira pronta pra te receber para uma massagem natural e as árvores pelo caminho são uma atração à parte. Mais 15 minutos de trilha e você já avista o marzão entrando pelas rochas escuras (que na verdade são placas de lavas) formando várias piscinas naturais. O lugar é imperdível! 



Endereço: Pegue a Hwy. 56 ao norte até chegar Princeville. Vire à direita na Ka Haku Road até localizar Punahele estrada e vire à direita. Pouco antes do final de Punahele você verá Kapiolani. Vire à direita na Kapiolani e você verá a esquerda um estacionamento de grama perto de casas. Siga o caminho de terra até o local. Tenha cuidado no inverno, quando as ondas são altas. 



KEE’S BEACH - Considerada a praia mais bonita do Kauai pelo o azul do mar e sua mansidão que forma uma gigante piscina natural boa para mergulho de snorkel. É a última praia do North Shore. Para chegar ao local é só pegar a estonteante rodovia 560 e ir até o final. Lá tem um estacionamento considerável (para uns 40 carros) e a praia já está ali para o seu deleite com  árvores estrondosas para se abrigar do sol. 



Não se esqueça de levar uma comidinha se for passar o dia todo por lá. O máximo que você vai encontrar é um banheiro, um chuveiro de água doce e um vendedor de água de coco. Ali que começa a trilha do Kalalau que contorna os 18 quilômetros da famosa costa Napali. 

TRILHA DO KALALAU - Os 18 quilômetros dessa trilha (só de ida), conta a lenda que é um dos visuais mais lindos do mundo. 



E eu bem esperta, separei um tênis para pelo menos fazer uma parte da trilha, e no último  minuto acabei esquecendo em casa. Resultado: de havaianas, conheci apenas a primeira parada da trilha onde dá pra ver a Kee's beach lá do alto. Se você quiser se aventurar por essa trilha, se prepare porque o caminho é longo e para experientes. Mas reza a lenda que a trilha é uma experiência única e imperdível, com altas cachoeiras, praias desertas e natureza exuberante pelo caminho. Quem sabe uma próxima vez.

TUNNELS BEACH - Para mim, a praia mais bonita do Kauai. Fica na mesma rodovia 560, um quilômetro e meio antes de chegar no final da rodovia. A cor da água é inacreditável com tonalidades de azul de cair o queixo. Ali tem estrutura de banheiro, chuveiro de água doce, palmeiras altíssimas e até uma barraquinha de frutas e água.


HANALEI BAY - Praia linda em formato de lua crescente, era ali que Andy Irons surfava quase que diariamente. A praia fica na mesma rodovia 560 em direção a oeste de Hanalei Princeville. Vire à direita na rua Aku. Esta estrada termina na Estrada Weke. Vá para a direita se quiser ir para Hanalei Beach Park ou esquerda para Wai'oli Beach Park.   


POR DO SOL EM PRINCEVILLE - Imperdível esse canto da ilha para apreciar o pôr-do-sol. Para chegar no local é só entrar em Princeville e ir até perto do final da estrada Ka Haku Road. Bem no  final da estrada você vai se deparar com um dos hotéis mais luxuosos de todo o arquipélago do Havaí (o famoso St. Regis), mas com acesso apenas para hóspedes. Não tem problema. Volte um pouquinho, estacione ali por perto, leve seu vinho e seja feliz porque o sol se põe para todos! :-)



LESTE DA ILHA

MONASTERIO HINDU - Para quem aprecia ou mesmo tem curiosidade de ver um tradicional culto hinduísta (chamado Puja), o Kauai abriga um templo lindo no meio de uma floresta com árvores gigantescas. 



Para mim, foi um dos momentos mais lindos no Kauai. Se quiser viver a experiência, programe uma  manhã na sua agenda. O templo abre das nove ao meio-dia (chegue perto das 9:00 se quiser participar do culto). Já na entrada eles oferecem uns sarongues para se cobrir ( para quem estiver de bermuda, e quem não vai estar?) e auxiliam explicando que ao entrar no templo, antes de tudo, precisa tirar o sapato. Mulheres para o lado esquerdo e homens para o lado direito. É só sentar ali no chão e esperar o que vem pela frente. Eu realmente tenho uma forte atração pela cultura hinduísta desde que comecei a fazer yoga em 2008. Emocionante mesmo. Para mais informações é só acessar: 
http://www.himalayanacademy.com/

OESTE DA ILHA

WAIMEA CÂNION - O maior cânion do Pacífico que merece uma visita. Com mais de 10 quilômetros de comprimento, quase dois quilômetros de largura e mais de 3.500 metros de profundidade, o colorido cânion foi esculpido há milhares de anos por rios e inundações que fluiu a partir do topo do Monte Waialeale. O Waimea fica no extremo oeste da ilha. Precisa pegar a rota 50 a partir de Hanapepe Waimea. Tem placas por toda a estrada indicando o caminho.



Qualquer dúvida que eu puder ajudar, estarei à disposição! É só mandar um e-mail ok?


MAHALO!

6 comentários:

  1. Que maravilha de informações e fotos. Dá vontade de ir agora. E pra quem te conhece sabe que deve ser maravilhoso. Parabéns. beijos

    ResponderExcluir
  2. Não canso de me surpreender com vc Can,ameei tudo, vontade de sair já daqui ao mesmo tempo com a sensação de ter acabado de chegar de lá!!beijos e obrigada minha linda

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pelas palavras carinhosas Rogerio!
    Sou sua fa e você sabe disso! Um abraco com saudade

    Rosi, minha amiga de coxias e palcos! que saudade. Queria muito te reencontrar quando estiver por ai! Vamos mantendo contato ne'? beijao

    ResponderExcluir
  4. Olá Candice! Parabéns pelo excelente post, realmente você ofereceu ótimas dicas! Estou planejando minha viagem para o Hawai e fiquei com uma dúvida: é possível chegar no WAIMEA CÂNION de carro e conhecer a pé? Como é o acesso? Desde já agradeço! Obrigada e beijos, Milene

    ResponderExcluir
  5. Olá Milene, obrigada e fico feliz que você está indo para o Kauai! É um espetáculo da natureza! Respondendo a sua pergunta: sim é possível chegar ao Waimea Cânion de carro e tem várias trilhas que você pode percorrer a pé. Eu não fiz mas já li vários relatos que é fantástico! Aproveite muito o paraíso. bjo grande e obrigada por acompanhar o blog!
    Candice

    ResponderExcluir
  6. PARABENS PELO BLOG!!! Simplesmente lindo! obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir

se quiser mais informações, por favor mande um email para
vidaeumaviagem@gmail.com
obrigada