13/03/2013

Singapura - como chegar no melhor aeroporto do mundo

Como chegar

Quando começo a planejar uma viagem, sinto como se estivesse montando um quebra-cabeça. E na minha opinião, um bom começo é ter em mente os lugares você quer ir (ainda mais no sudeste asiático que são tantas opções interessantes) e daí sim começar a pesquisar as companhias aéreas combinando as datas e o melhor custo/benefício para fechar o itinerário, ou seja a base de tudo.

Sem dúvida você pode fazer sua viagem sem muito planejamento e isso pode ser muito interessante também, mas existem uns "poréns" que descobri nessa viagem e que quero dividir aqui com vocês.



Como a intenção desse blog é facilitar a vida de quem viaja, segue abaixo uma peça importante nesse quebra-cabeça: as companhias aéreas bacanas e baratinhas pela sudeste asiático. São elas:

Airphil Express - passagens baratas de Singapura para Filipinas (usei e aprovo)

Air India Express - passagens baratas de Singapura para Índia

Air Asia - umas das melhores low fares, tem passagens baratas para quase todo o sudeste asiático e tem base em Kuala Lumpur, na Malásia (usei e aprovo)

Cebu Pacific Air - se você quiser ir para Filipinas, essa companhia é ótima e barata! (usei e aprovo)

Firefly - outra boa low fare e serve Malásia, Indonésia, Singapura e Tailândia.

Garuda Indonésia - com base em Jakarta, essa serve quase todas as ilhas da Indonésia.

IndiGo - com base na Índia, essa low fare serve Tailândia, Singapura, Índia e Emirados Árabes.

JetStar - essa é uma das melhores também de custo/benefício junto com a AirAsia. Serve inúmeros países e tem base em Singapura. (já usei e aprovo)

LionAir - essa é a menina dos olhos da Indonésia. Passagens baratas é com eles mesmo! Se for explorar  a Indonésia é uma das melhores.  Se quiser explorar a Malásia e o Vietnan, eles também voam.

Malaysia Airlines - não é uma verdadeira low fare, mas serve vários países do sudeste asiático e se procurar com antecedência dá pra achar boas ofertas.

Singapore Air - também não é uma real low fare, mas pode te ajudar em alguma situação. Ela faz muitos vôos internacionais (tipo Europa, Estados Unidos para o sudeste asiático).

Tiger Airways - a melhor low fare com base em Singapura! Faz todos os países do sudeste asiático e mais a Índia, Bangladesh, Cambodia, China...uma beleza e preço camarada! (já voei e super aprovo!)
Air Asia - foto divulgação
Tiger Airways - foto divulgação


O fantástico aeroporto de Singapura 

Singapura é um dos países mais fáceis para se chegar na Ásia devido a quantidade de companhias aéreas low fares (de baixo custo) que transitam pelo aeroporto, algumas inclusive com base no país, como é o caso da Singapure Airlines e da Tiger Airways.  

São mais de 200 opções de destino que saem e chegam para todos os continentes do mundo. E por falar em aeroporto, aterrissar/decolar em Singapura é uma experiência.

Considerado um dos melhores aeroportos do mundo, (aliás, a Cingapura ama superlativos: o "melhor" aeroporto do mundo , a "maior" roda gigante do mundo, a "maior" piscina infinita do mundo), o Changii é o luxo, poder e glória misturado com a modernidade high-tech dentro de um aeroporto. 

         
Cingapura - Alec Photography
Cingapura - Alec Photography
Cingapura - Airlines.net photography         

Se você der sorte de chegar pelos terminais dois e três você vai ter a sensação que fez uma viagem com o Deloran e voou para 2015: arquitetura futurística, playground para crianças, áreas incríveis de descanso e relaxamento, máquina de massagens para os pés, wi-fi de graça, lojas de grife da mais alta-costura (como Prada, Gucci), área de alimentação com opções até para vegans, jardins temáticos, um borboletário e até uma piscina! 

Piscina no Aeroporto de Singapura

Sim, o aeroporto de Singapura tem até o que você não imagina. Quer mais? Que tal um tobogã de 12 metros de altura para quem não se contenta com a adrenalina da turbulência do avião?

Tobogã no aeroporto para a criançada (mesmo a que mora dentro de você)

Que tal uma sala de jogos de vídeo game, tipo playstation e Xbox à vontade e de graça para a criançada se divertir? Sua conexão é longa? não tem problema, o aeroporto oferece salas de cinema de graça para quem está em trânsito.

Salas de cinema também estão disponíveis e de graça!

Se voce precisa fazer uma conexão e tem que ficar mais de 5 horas no Changii, não veja isso como um problema e sim uma oportunidade. Que tal um tour pela cidade? Por quanto? Como assim, de graça?Assim mesmo. Veja as opções de horários dos city tours de duas horas  aqui.

Se você por algum motivo precisar deixar suas malas no aeroporto para pernoitar ou mesmo para deixar quantos dias for, existe o easy luggage que é ótimo e baratinho. Cada mala (de 12 quilos) custou 4 dólares a diária. Fica a dica!

Saindo do aeroporto


São quatro opções para quem está chegando na cidade:

O metrô super eficiente e rápido de Cingapura

Metrô - a estação Changii Airport, que serve a linha verde (East West Line) do eficiente metrô da cidade pára dentro do aeroporto e dali já tem o Airtrain que faz as ligações com os terminais. O valor do ticket depende da distância, mas por exemplo, para ir até a estação de Orchard, que fica bem central custa SGD 1,67 que equivale  a U$ 1,34. Nada mal para quem tem pouca mala. E a duração da viagem até o centro é de uns 45 minutos. Para ver os horários do metrô, clique aqui.

O MRT (Mass Rapid Transit), mas conhecido como o metrô de Cingapura

Ônibus - essa foi a nossa opção e foi tranqüila, mas muito demorada, cerca de uma hora de viagem. Como estávamos viajando total no low-travel (sem pressa) foi bem interessante ver o povo de banho tomado às oito da manhã indo trabalhar. O valor da passagem é de 2 SGD e como era a primeira vez na cidade, estávamos sem troco e ainda uma mulher fez questão de pagar nosso ticket. Acreditem, isso aconteceu e ela fez com o maior sorriso no rosto. E não sabíamos o que fazer senão aceitar! Por isso, tenha em mãos o dindin trocadinho.

Busão de Singapura

Táxi - opção mais rápida e a mais cara, mas dependendo da sua situação, pode valer a pena. Por exemplo, se você está viajando em família com mais de 3 ou 4 pessoas eu já consideraria. Se tiver muita mala então, se abrace no táxi.
Bem, tem dois tipos de táxi que servem o aeroporto: o comum e o limo táxi (carros maiores).

Uma corrida até o centro, no táxi comum fica em torno de 25 SGD (U$20) e dura uns 25 minutos, dependendo do trânsito, é claro. Com o limo táxi o preço sobe para uns 60 SDG (quase U$50).

Os táxis de Cingapura

Táxi em Singapura pela minha experiência é uma caixinha de surpresas: por isso não se espante se no final da corrida vier um "extra" além do que está no taxímetro. Eles alegam que se você passar em um certo horário por um certo perímetro da cidade (agora me diz como eu vou saber disso!) o preço sobe drasticamente. Eu vivi a experiência e me assustei com o preço. E depois dessa, adotei o super metrô com o preço bem ali na sua cara, sem surpresas. Bem fica a dica!

De Van ou Micro ônibus - uma ótima opção e que fica no meio termo entre o táxi e o metrô é esse shuttle que saí do aeroporto e passa pelos principais hotéis da cidade por 9 SGD para adultos e 6 SDG para a criançada. Vale dar uma pesquisada no balcão do Ground Transportation Desk.

Balcão onde você compra o ticket do shuttle que te leva para o centro da cidade por U$ 6 dólares

Chegando na cidade, saiba o melhor jeito de se locomover na cidade, clicando aqui.

Dicas "pela própria experiência" 

Fazer a imigração em Singapura é muito fácil, rápido e o atendimento é primoroso. Eles adoram visita e   sabem que é dinheiro entrando nos cofres do país, por isso tratam os turistas super bem.

Imigração no aeroporto de Changii 

Para fazer câmbio nada melhor do que os caixas eletrônicos espalhados pelo aeroporto. Achei mais seguro e a cotação é a mesma que nas lojas de câmbio. Por exemplo troquei nesses caixas eletrônicos 100 SGD e descontaram na minha conta automaticamente U$ 85, ou seja cada dólar singaporiano equivale a 0.85 do dólar americano. Quase um pra um.



Quando chegar no aeroporto meu conselho é que você visite o saguão do Singapore Visitor Center . Lá você sai munido de mapas e ultra dicas do que tem de bacana para fazer na cidade e as últimas novidades. Os atendentes são incrivelmente simpáticos e dispostos mesmo a te ajudar.




Quer mais informações sobre Singapura?








Nenhum comentário:

Postar um comentário

se quiser mais informações, por favor mande um email para
vidaeumaviagem@gmail.com
obrigada