13/03/2013

Singapura - quando ir e quanto tempo ficar

Quando ir
Singapura é localizado no sudeste asiático, bem próximo da linha do equador (138 quilômetros) e o clima é total de floresta tropical, ou seja, quente e úmido o ano todo e com chuva abundante na época das monções que acontece nos meses de novembro, dezembro e janeiro. 

A temperatura anual varia entre 23 a 32 graus celsius (73 - 90 F), mas por experiência própria (e conversando com os moradores) me parece que a realidade é outra. Raramente você vai pegar menos de 25 graus (mesmo à noite) e a sensação térmica, dependendo do horário, parece que chega perto dos 40 graus. 


Mapa do sudeste asiático

Para se ter uma idéia, a umidade relativa pode chegar até quase 90% perto do meio-dia e alivia no final da tarde indo perto dos 65%. É aquele calor suador quase o tempo todo.

Se você mora perto da linha do equador, não vai se espantar. Por curiosidade, se fixarmos um ponto em Singapura com um compasso e traçarmos uma volta no globo terrestre, a linha do compasso vai passar lá pelo Amapá no Brasil. Vai imaginando o calor...

Em julho e julho o calor bate recordes (já ouvi dizer que chega a ser quase insuportável) e muitas vezes surgem chuvas torrenciais. Em agosto, setembro e outubro é a época do haze que é uma cerração causada pelas queimadas que saem dos vulcões indonesianos que ficam pela volta.

O que sobra de melhor são os meses de janeiro e fevereiro onde o calor alivia um pouco. Eu estive na segunda quinzena de janeiro e digo que de dia é muito quente mas no final de tarde, depois do pôr-do-sol até bate uma brisinha. E não choveu nenhum dia no período que estive por lá.

Quanto tempo ficar

Isso depende de como você montou seu itinerário para o sudeste asiático e claro o seu interesse pelo país, mas pelo que pude sentir, entre 3 a 5 noites em Singapura está de bom tamanho. Se você quiser explorar bem o país e fazer passeios além do circuito turístico, uma semana é o ideal.

Merlin - o mascote de Singapura
Os jardins suspensos de Singapura
A flor de lotus à esquerda é o ArtSciense Museu e os prédios compõe o centro financeiro do país

Singapura - A Ásia para iniciantes





Nenhum comentário:

Postar um comentário

se quiser mais informações, por favor mande um email para
vidaeumaviagem@gmail.com
obrigada