02/05/2013

Bali - quando ir, quanto tempo ficar, como se locomover e o quanto vale seu dinheiro.

Quando ir

Bali é uma ilha quente e úmida e praticamente durante o ano todo o termômetro gira em torno dos 30 graus celsius. Os balineses definem Bali em duas estações: a seca (alta temporada) que vai de abril até final de setembro e a chuvosa (baixa temporada) que começa em outubro e vai até final de março.





Na estação chuvosa, o clima é assim: quente, úmido e com chuvas esparsas normalmente fim de tarde ou de noite. Eu estive por lá do dia 19 de janeiro até dia 05 de fevereiro e peguei algumas chuvas mas nada de fortes tempestades ou algo que estragasse os passeios.

O problema de ir na época das chuvas é você dar de cara com uma monção (ventos sazonais ligados à estacão chuvosa) e daí o jeito é sentar e esperar porque a chuva vem forte por dias seguidos, às vezes semanas.














Os meses em Bali


Novembro/Dezembro/Janeiro - é a super baixa temporada. Época perigosa de pegar as monções, mas dá para arriscar se você preparar um plano B.

Março, Abril e Maio - os meses mais perfeitos porque ainda é baixa temporada, a ilha está tranquila e muito difícil pegar uma monção.

Junho, Julho e Agosto - é a alta temporada. Uma loucura, cheio de gente. Se puder, evite.

Setembro e Outubro - podem ser meses bem interessantes para conhecer a ilha também.

Quanto tempo ficar


Esse foi o primeiro tópico que pensei em dividir com vocês na hora de escrever sobre Bali.
Que tamanho você acha que tem a ilha?

Imagine a cidade de São Paulo quadruplicada no mapa ou a cidade de Curitiba multiplicada doze vezes. Essa é a área territorial da ilha: 5.800 km quadrados!

Pois é meus caros, Bali é gigante e eu levei um susto quando descobri o tamanho da ilha, por isso se você quer andar por tudo, entender sua cultura, andar pelo interior, descobrir o norte, viajar para o sul, eu aconselho no mínimo duas semanas.

E vamos pensar: precisa-se de tempo para fazer uma viagem dessas para a Ásia porque além de ser longe (vôos do Brasil levam em média 20 horas para aterrissar em Bali) é muita novidade para os nossos sensoriais. O tempo é seu aliado para entrar no clima desse paraíso.







Como se locomover


Indo direto ao assunto e que fique bem claro: o trânsito em Bali é o caos e para piorar eles usam a mão inglesa. Eu sou uma pessoa bem aventureira, dessas que pegam vespa em grandes capitais como Roma por exemplo, já que não tenho medo e me agrada a  sensação de liberdade mas te digo que em Bali o buraco é mais embaixo.

As estradas são precárias, o trânsito é tão louco que chega dar dá preguiça e detalhe: eles estão reconstruindo muitas partes de Bali, ou seja, obras pelo caminho, então imagina o trânsito.

Bali é a terra das motocicletas. Eu fiquei de cara vendo o jeito que eles dirigem e o que mais me desanimou na hora de entrar na dança foi pela falta de segurança.

A moto em Bali pode ser utilitária (já vi scooter levando mais de 4 Tv's) ou pode ser usada para levar bebêzinhos enfiados no meio dos pais, como se fosse um pacote de pão. No mesmo cenário você ainda vê uma galinha viva socada em um saco plástico. Repare a cena: o pai dirige com uma das mãos, com a outra mão segura o saco com a galinha e ainda precisa ir de contra o corpo da mulher para segurar o bebê e ainda prestar atenção no que vem pela frente. Uma verdadeira loucura.

E não é que eles se entendem...



As opções de locomoção



Táxi - tente sempre usar o taxímetro porque é mais barato. Claro que os motoristas querem sempre negociar a corrida e se você topar deixe bem claro o valor combinado.

Só para você ter uma idéia de preço de alguns trajetos em Bali:

- Uma corrida de Sanur até Jimbaran (13 km, 40 minutos com muito trânsito) - custou 20 dólares preço combinado e depois descobrimos que foi caro.

- Uma outra corrida que fizemos com taxímetro foi de Jimbaran até Ubud ( 42 km, umas duas horas de viagem com muito trânsito) custou 35 dólares.

Aluguel de carro - Decidimos alugar um carro em Ubud e foi a melhor coisa que fizemos porque pudemos conhecer bem a ilha no nosso tempo. Por 18 dólares a diária, pegamos um Suzuki 2003 e rodamos por tudo durante os últimos 10 dias da nossa viagem.

nosso carro em Bali

Contrato com a Kadek em Ubud - 18 dólares a diária

Quer a dica? é só mandar um email para a Kadek e reservar o seu carro também - gerebig@yahoo.com

Moto - você vai desembolsar 5 dólares por dia para ter uma moto em Bali. Nós fizemos de tudo um pouco: pegamos táxi, contratamos motorista, andamos de moto e alugamos um carro.

Qual é o seu perfil?


Não quer nem pensar em dirigir - a melhor opção é contratar um motorista para ficar o dia todo ao seu dispor. Acredito que por uns 50 dólares você consegue o serviço.

Gosta de dirigir e é destemido - Transite de táxi ou motorista entre as regiões ( Ubud, Uluwatu, Semyniak) e lá alugue uma scotter e conheça o que tem por perto. Fizemos isso no começo da viagem, no sul da ilha e foi bem legal.

Gosta de dirigir, quer se sentir livre e seguro - alugue um carro e seja feliz!

Quanto vale o seu dinheiro em Bali


Quando cheguei no aeroporto de Denpasar, a primeira coisa que fiz foi ir até um caixa eletrônico trocar dinheiro e tcham, já fiquei milionária!  Os valores trocados:

Câmbio - 1.200.000 ( um milhão e duzentas mil rúpias ) = 126 dólares

Hotel - vai desde 25 dólares (simples com ar condicionado) até 60 dólares (um quatro estrelas luxo), que vou detalhar aqui.

Algumas impressões


Bali tem que tomar cuidado com algumas situações que vivi e quero contar aqui. Por exemplo, fique ligado quando você for em algum lugar bem turístico, como por exemplo, o templo dos macacos em Uluwatu. O que acontece?

Eles não colocam preço no cardápio e depois cobram o que bem entendem e mesmo você perguntando o preço, na hora de pagar eles inventam outro. Não é pelo valor (pagamos quase quatro dólares em uma cerveja) mas pela situação. Fica aquela sensação que você vira uma nota de dinheiro. Infelizmente existe esse jogo do dinheiro em Bali. Me fez lembrar um pouco o Egito, mas claro de um jeito bem suave.

Outro lugar chato é quando você vai estacionar para ir na praia de Uluwatu, super famosa e turística. Você nem bem estacionou a moto e já tem umas três balinesas cobrando pela vaga (50 centavos de dólar) e quase te obrigando a comprar uma camiseta. O melhor é relaxar.

Por isso tome cuidado e tente evitar esses lugares muito turísticos para não passar por uma experiência ruim. Meu conselho: Ajude aquele restaurante menos turístico, mais puro, sem tantos turistas na volta.


No próximo post - Onde ficar e os passeios imperdíveis!

Vamos aos clássicos:

  


Bali e suas aventuras no mar - para observar gofinhos e fazer mergulhos inesquecíveis

Bali - venha para um mundo de glamour e badalação





54 comentários:

  1. Viajo p/ Bali em set/2014. Tuas "dicas" foram nota 10.
    Muito Obrigado.
    Isaac Blau

    ResponderExcluir
  2. A sua carteira de motorista feita no Brasil servia lá, ou precisava tirar algum tipo de "autorização" antes, para dirigir fora do Brasil?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna, eu usei a minha carteira de habilitação da Califórnia e servia sim. Acredito que a brasileria deva servir também mas não tenho certeza. Para sua segurança é bom confirmar com alguém que more lá ou já usou a carteira do Brasil por lá,
      Boa sorte
      Candice

      Excluir
  3. Olá Candice! pretendo ir pra Bali em Janeiro , ficar uns 7 dias. Quero conhecer Ubud, Peninsula de Bukit e uns 2 dias em Semyniak. Vc pode me indicar um lugar pra ficar, que tenha um preço legal? de lá quero ir pra Philipinas, é tranquilo voo de Bali pra lá? Abraços Lisiane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lisiane, tudo bem? obrigada por acompanhar o blog! Então eu estive por lá há um ano e meio e os hotéis que eu fiquei estão nos textos sobre Bali. Vocë deu uma olhada? Se você quiser um planejamento de viagem personalizado me mande um email que posso te ajudar com detalhes e dicas. vidaeumaviagem@gmail.com

      Excluir
  4. Um pouco clichê, mas Bali é meu sonho de consumo de viagem desde que li e assisti, "Eat, Pray, Love" e não, não estou indo pra encontrar o Ketut. Mas pesquisei o lugar e me apaixonei. Obrigado pelas dicas maravilhosas. Pretendo ir em Outubro de 2015!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bali é muito bacana mesmo Harry! Curta muito que é uma ilha muito especial.
      Um grande abraço
      Candice

      Excluir
  5. Olá Candice,
    Sou uma viajante solitária e experiente. Porém não conheço a cultura de Bali e me preocupa ser perigoso ou sofrer preconceito. Qual sua opinião?
    Abraço,
    Silvia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silvia, tudo bem?
      Pode ir de olhos fechados. Bali é bem tranquila. Nenhum momento passei por perigo ou sofri algum preconceito. Tente apenas evitar ficar em Kuta porque o turismo por lá ficou triste de se ver. Boa sorte!

      Excluir
  6. Olá Candice. Faz algum tempo que estou pesquisando viagens para Bali, é o lugar que eu mais quero conhecer! Estou louca pra ir, mas como é minha primeira viagem internacional e sozinha, estou bem perdida. Primeiro estou juntando uma grana, e queria saber em média quanto é necessário para eu poder fazer a viagem. Tipo, com gastos de passagem (saindo de São Paulo), lugar pra ficar, comida.... Nada de luxo. Você acha que com uns 5 mil eu consigo ir? e conseguiria arranjar algum emprego, ou forma de ter uma grana extra?

    Desde já, obrigada!!
    Bjs
    Alexia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexia, tudo bem? Bali é mágica mesmo! Olha, antes de tudo preciso saber quanto tempo você pretende ficar na ilha. Podemos fazer aqui um pequeno orçamento diário super na economia ok?!
      - aéreo SP - Bali - entre 3.500 a 4.100 reais ( dependendo da época)
      - hostel por dia - 15 dólares
      - comida, transporte e outras coisinhas - 20 dólares

      conte uns 35 a 50 dólares por dia fora a passagem aérea. Se você for ficar uma semana vai dar uns 350 dólares ( próximo de 900 reais ).

      O bacana seria esperar mais um pouquinho e juntar talvez uns 6 mil reais. Acho que ai sim seria mais confortável. Boa sorte Alexia!

      Excluir
  7. Ola Candice Tudo bem?
    Tentei abrir o link dos melhores hotéis em Bali, mas não consegui.
    Por gentileza, você poderia me enviar?

    carol9616@hotmail.com

    Muitíssimo obrigada pela ajuda.

    bjs.

    Att,
    Carol

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol, desculpe mas não sei sobre que link você está falando...mas posso te adiantar que na Asia, o site goda é muito popular. Boa sorte!

      Excluir
  8. Vou pra Sydney em Fevereiro/2015 e pretendo conhecer Bali, ficando uns 5 dias por lá. Gostaria de saber onde se hospedar e qual a melhor praia e passeios que não posso deixar de fazer, já que meu tempo é curto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sônia, tudo bem? olha, um lugar imperdível em Bali é Ubud. Para 5 dias eu faria 2 noites em Ubud e 3 noites em Seminyak ( mais agito) ou Nusa Dua ( mais calmo). Em Seminyak , o hotel Haven é excelente e bem localizado:
      http://www.agoda.com/the-haven-bali-seminyak/hotel/bali-id.html
      Em Ubud eu sugiro o Kajane Mua Villas que é bem localizado e sensacional!
      http://www.kajane.com/

      Excluir
  9. Oi Candice dicas Super as tuas! quero ir a Bali em Março 2015, e vou sozinha é seguro?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi querida, tudo bem? que delícia que você está indo pra Bali! Não se preocupe porque lá é 100% seguro, como quase toda a Ásia. Boa viagem!

      Excluir
  10. Oi, Candice!

    Seu blog está me ajudando muito a montar a tão sonhada viagem para a Indonésia! Muuito obrigada!

    Maridão e eu vamos ter férias em agosto, mas, infelizmente, é alta temporada, né?
    Você saberia me dizer se neste mês é realmente muito cheio, tem filas, as praias estão socadas de gente?

    Vamos ter 16 dias por lá, mas tirando praticamente 4 dias de viagem ida-volta, teremos 11 dias (10 noites).
    Queremos passar 3 noites em Ubud e outras 3 em alguma das Gili's Islands. Por favor, qual a sua sugestão para o restante de nossa estadia em Bali? Não sei o que ficaria mais prático em termos de chegada e retorno ao aeroporto tb.

    Muito obrigada!

    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ingrids que bom que você está aproveitando as dicas! Fico feliz em poder ajudar...
      Então eu estive em Bali em janeiro e foi a única vez. Sei que os australianos invadem a ilha em junho e julho.
      Olha, você escolheu os melhores lugares! Vá mesmo para Ubud e o resto corra para Gilis Island ou mesmo Lombok, assim você já vai escapar da muvuca! Super apoiada...

      Se precisar de ajuda para montar o itinerário me avise ok?!

      Tudo de bom!

      Candice

      Excluir
    2. Candice, muito obrigada pela resposta!

      Conferi novamente o número de noites que terei por lá e, na verdade, serão 14! :)

      Agora, estou pensando em algo assim:

      1) Pecatu - 3 noites
      2) Seminyak - 3 noites
      3) Gili (não decidimos qual) - 4 noites
      4) Ubud - 4 noites

      Esses lugares são bacanas para ser base? Para chegar às praias da região é necessário sempre de carro? Ou é possível explorar alguma coisa a pé? Não sabemos pilotar moto, mas tb não queríamos ficar dependendo de motorista =/

      Não comprei as passagens, mas estou pensando se não tento negociar as férias pra junho ou setembro. Não sei o que é menor pior por causa da muvuca rs rs rs

      Beijos!

      Excluir
    3. está ótimo! Pecatu precisa de carro porque fica na penísula de Bukit, onde vc vai ver Uluwatu, Nusa Dua e as prais do sul. Seminyak não precisa de carro, dá pra fazer tudo a pé. Gili é ilha, como vc sabe e Ubud tb não precisa de carro, mas vc precisa chegar até lá, então vai precisar ou de carro ou de um táxi ( é uma hora e pouco de viagem de Seminyak ). Se precisar de um planejamento, me manda um email que faço pra vc ok? vidaeumaviagem@gmail.com boa sorte!!

      Excluir
  11. Olá Candice:
    Como sou muuuuito alérgica , gostaria, por favor de saber se vou encontrar problemas tipo mofo na ilha de Bali?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi, pode ser um problema sim, ainda mais em Ubud, se você é extremamente alérgica. Precisa achar hotéis que se preocupem 100 % com esse problema.
      Boa sorte
      Candice

      Excluir
  12. Boa noite Candice Bittencourt, Tenho 20 anos e quero levar minha namorada para conhecer bali. Estou viajando em novembro/2015. Minhas passgens ja estao compradas.. Para eu passar 24 dias em bali, Brincando e sorrindo atoa 3.000 Reais da ? (pode me dar uma sugentao ?) (sua opniao)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi querido, eu acabei de responder o seu email. Boa sorte!

      Excluir
  13. Bali é muito amor no coração! Voltaria pra lá num piscar de olhos! As praias são incríveis e as pessoas são super legais, sem falar q tem um monte de coisa linda pra comprar!

    ResponderExcluir
  14. E essa monções em janeiro duram uma semana ou mais? Não existem picos que esse vento é terral?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. puxa, eu não sei te informar com precisão Heric, estive em Bali apenas uma vez. Mas as histórias que já ouvi dos amigos que moram lá é que às vezes vem sem parar por 2 semanas...

      Excluir
  15. Em primeiro lugar gostaria de agradecer a tua partilha e dicas que aqui deixas.
    Eu vou para Bali em Novembro de mochila as costas e vou ficar o mês completo, mas pelo que tenho lido já esta na temporada das chuvas, achas que chove muito e é melhor marcar para outra altura, eu escolhi o mês de Novembro porque no ano passado estive na Tailândia e foi essa altura que recomendavam, e por isso é que marcai as minhas ferias para essa altura.
    Eu vou para fazer mergulho e para conhecer a cultura e fotografar a natureza, vou alugar mota como fiz na Tailândia.
    Eu vou fazer a viagem de Lisboa para Jacarta, passar 2 a 3 dias e depois ir para Bali, qual a melhor forma de lá chegar sem ser de avião, qual o melhor sitio para o mergulho?
    Mais uma vez obrigado pela partilha neste fantástico blog
    Abraço de Portugal do tamanho do oceano que nos separa e continuação de boas viagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas palavras carinhosas...puxa só fiquei sem saber seu nome! Pois então, os melhores meses para ir até a Tailândia são diferentes dos melhores meses para ir até Bali e fui descobrindo nas pesquisas que fazia e com alguns amigos que moram nos países. Como nessa viagem pra Bali já estava mesmo indo para as Filipinas ( um paraíso!! ) aproveitei e me mandei pra Bali mesmo nessas condições...
      Então, quando estive em Bali também foi na época das chuvas e tudo correu bem. Claro que teve uns dias que choveu e bem forte por umas 3 horas mas no dia seguinte já abria um lindo dia de sol. Inclusive nesse dia estava de moto indo para Uluwatu...fui uma experiência!
      Sobre mergulhar em Bali, o lugar ideal chama-se Amed, bem no norte da ilha, eu infelizmente não tive muita sorte porque choveu bastante um dia antes e o mar ficou turvo, então decidi cancelar o mergulho. Quem sabe você nnao dá sorte né? Segue o link do Bali Reef Divers: http://www.balireefdivers.com/

      Bem, para ir de Jacarta até Bali você vai precisar de tempo porque você vai precisar pegar trem, ônibus e depois um ferry. Te mando abaixo um link de um viajante que fez o trecho ao contrário ( Bali to Jacarta) e ele conta a experiência. É em inglês ok?

      http://www.renegadetravels.com/bali-jakarta-train-bus-ferry/

      Obrigada pelo enorme abraço querido! Mando de volta nas ondas do mar! Boa viagem! Curta muito!!!

      Excluir
  16. Ola Candice,
    Adorei seu blog. Tem ajudado muito.
    Eu e meu marido estamos querendo passar um tempo em Bali, de 2 a 6 meses. Em qual região vc recomenda para alugarmos casa, bangalô, apt, ou ate hotel mesmo se tiver fogão e geladeira, e com preços bons e tranquilo. Vc tem algum contato de brasileiros que reside la e poderia facilitar essa mudança em termos demais dicas?
    Desde já, obrigada
    forte abraco
    fernanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fernanda, tudo bem?
      Eu tenho sim uma amiga que aluga uma casa em bali em Seminyak. Estou no aguardo para que ela me passe o site da casa e daí já te repasso ok?!
      Um abraço
      Candice

      Excluir
  17. bom dia gostaria de saber qual o melhor itinerário pretendo ficar mais de 20 dias e a melhor compania de viagem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana, para 20 dias eu faria assim:

      - 5 dias em Nusa Dua ( para conhecer a península de Bukit )
      - 5 dias em Ubud
      - 5 dias em Lombok
      - 5 dias em Seminyak

      Assim você consegue abraçar quase toda a ilha! E mais Lombok que é maravilhosa!

      Excluir
  18. Candice
    Parabens pelo Blog!!
    Sou Pamela e estou indo para Bali de lua de mel em Setembro, ficaremos 15 dias lá. Meu noivo é surfista e Uluwatu é destino certo rs, além disso gostaria de conhecer Ubud e os campos de arroz e fazer o mergulho em Tulamben. Qual o melhor itinerário?? E além disso, qual a melhor maneira de se locomover do sul da ilha até Ubud e de Ubud ate Tulamben, com motorista ou alugando um carro com mapa conseguimos chegar sem perrengues??

    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pamela, que delícia! Bali é um encanto de ilha. Eu faria Uluwato e região primeiro e depois Ubud, os terraços de arroz ( que fica tudo pertinho de Ubud ) e depois terminaria em Tulamben pra mergulhar! Vocês podem tanto alugar um carro como ir de motorista. Depende do "grau de aventura" que vocês estão afim de encarar né?! rss ( fiz tudo com mapa e deu certo )

      Excluir
  19. Olá Candice,
    Que Blog FABULOSO! :)
    Dá vontade de ir a todos os sítios! Tem dicas super úteis :)
    Obrigada pela partilha.
    Sou de Portugal e vou de Férias (com o meu namorado) agora no final de Setembro. Estamos a pensar em ir 4 noites ao Dubai (porque o meu namorado faz questão de lá ir), e depois umas 5 noites à Tailândia ou Indonésia.
    Estamos indecisos entre a Tailândia (Bangkok e talvez Koh Samui) e Bali…
    Uma vez que já passou por estes Países, qual deles nos aconselharia? 
    Muito obrigada,
    Um beijinho e boas viagens

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada joana! fico feliz que posso ajudar de alguma maneira! Eu sinceramente gosto mais da Tailândia. Faria um pouco de Bangkok ( para conhecer os palácios e templos na beira do rio ) e depois iria para Ko Samui e Koh Tao. É demais de lindo!
      Boa sorte queridos!

      Excluir
  20. BOA TARDE CANDICE!
    AMEI SUAS DICAS...
    EU MORO EM MINAS GERAIS NO BRASIL E ESTOU QUERENDO MUDAR DE VIDA, APESAR DA CRISE EM QUE O MUNDO ESTÁ VIVENDO, EU QUERIA MUITO TENTAR MORAR EM BALI. GOSTEI MUITO DO QUE LI E OS LUGARES QUE VI, QUERIA UMAS DICAS DO QUE FAZER EM BALI, ESTOU INDO COM UNS 7 MIL REAIS, JA CONTANDO COM AS PASSAGENS AÉREAS , PELO O QUE VC VIU EM BALI, O QUE EU PODERIA FAZER QUE DESSE DINHEIRO, TALVEZ ALGUM ARTESANATO, ALGO DE COMIDA, ME CONSIDERO MUITO VERSÁTIL, LI SOBRE OS VISTOS QUE PODEM SER COMPRADOS NO PROPRIO AEROPORTO E POSSO FICAR ATE POR SEIS MESES, ISSO CONFERE MESMO?
    TODA DICA QUE VC PUDER ME DAR SOBRE OS MELHORES LOCAIS PARA ALUGAR E COMO ALUGAR UMA MORADIA, EU AGRADEÇO!
    ABRAÇOS!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais tudo bem?
      Aconselho você fazer u ma bela pesquisa com pessoas que vivem em Bali. Como apenas visitei nano me acho na competência de falar assim com propriedade do assunto. O que sei que tem gente do mundo todo que vive em Bali! Boa sorte!

      Excluir
  21. Oi, Candice, tudo bem ?! Estou organizando meu roteiro para Bali, já estou com as passagens compradas. Eu e meu marido chegamos em Bali de manhã cedinho e temos 5 dias inteiros lá. Estou pensando em 2 noites em Ubud e as outras 3 estou na dúvida se ficamos em Seminyak ou Lombok para conhecer as ilhas Gili. Li tantos relatos que as praias de Bali não são tão legais, que comecei a pensar em ficar em Gili. Você conhece a região? Qual é melhor? Se ficarmos em Seminyak tem passeio de um dia para as ilhas Gili, será que vale a pena? Depois partimos para Yogyakarta, onde ficamos mais 2 dias. A Indonésia será nosso último destino, já teremos passado por Tailândia, Laos, Camboja e Vietnã. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renata, tudo bem? olha contando com todos esses países que você já passou, como a Thailândia com praias maravilhosas, repense em ficar mais uns dias em Ubud que é o coração cuktural de Bali, lindo demais! Com apenas 5 dias eu faria 3 noites em Ubud e 2 em Seminyak pra ficar curtindo a praia. Daria também para ir nesses dois dias para a região de Nusa Dua. Lá as praias são mais bonitas. Para ir para Gilis, aconselho ficar por lá , dormir mesmo, porque fazer um bate volta acho cansativo...mas você que sabe né! Boa sorte

      Excluir
  22. Amei as dicas. Estava perdida com o que fazer em Bali. Você ajudou muito! Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  23. Oi Candice,
    Adorei seu blog!!!

    Estou querendo ficar 9 ou 15 dias durante o mês de maio em Bali, porém não vi ninguém indo para la nessa época nos comentários. O que vc acha desse período??

    Vale a pena ir se for somente 9 dias na ilha??

    Ainda não planejei nada. No próximo final de semana vou separar um tempo para fazer isso.

    Bjoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Shander, puxa Bali em Maio é um dos meses mais quentes na ilha e onde também começa a época mais cheias de turistas, principalmente em julho e agosto. A época das chuvas termina em Abril então começa uma boa época. Bem, 9 dias na ilha é o mínimo para uma boa explorada, já que Bali é enorme. Boa sorte!

      Excluir
  24. Oi Candice,

    Eu acabei de te enviar uma mensagem, mas na verdade a pergunta era outra.

    Estou na França e gostaria de tirar férias com minha esposa no mês de maio (mês do aniversário de casamento). Pode ser 11 ou 17 dias.

    Gostaríamos de um lugar com paisagens paradisíacas, praia, água azul turquesa (no português: sombra e água fresca rs). Como vi que você tem muito bom gosto para viagens, poderia nos indicar um lugar para viajar que seja bom nessa época do ano ??

    Abraços e obrigado desde já.
    Shander e Babi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Shander e Babi tudo bem? olha, dos lugares que já andei e que achei maravilhosos no estilo sombra e água fresca:

      - praias da Turquia ( KAs é maravilhoso )
      - Santorini ( ilhas da grécia no geral )
      - Filipinas ( um dos lugares mais incríveis que já vi de natureza...o verdadeiro sombra e água fresca dos sonhos)
      - Kawai ( a maravilhosa e deserta ilha do Hawaii )
      - Bali ( é movimentada, mas dá para fugir para Gili Islands ou Lombok )

      Maio é um dos melhores meses para viajar! Olhei o clima em Bali, começa a esquentar mas ainda é suportável. Nas Filipinas é ótimo que é a estação seca do verão. Turquia e Grécia também o clima está sensacional, nada ainda muito quente...

      Bem, Grécia e Turquia, você vai encontrar mais praia com pedras, snao lindas, a cor do mar é divina, mas não tem muito verde entende?

      Já As Filipinas é de um verde exuberante, cheio de vida marinha, tudo de bom! Como é no Hawaii também!

      Boa sorte queridos!
      Aproveitem muito

      Candice

      Excluir
  25. Tou indo pra Bali dia 22 agosto 2016 com esposa e filha de 5 anos.
    Vamos ficar em NUSA BUA, vindo de PEDANG na MALÁSIA.

    Mas eu já moro na Ásia a 7 anos, na cidade de Macau próximo de Hong Kong na China.

    Recomenda algum Ponto turístico/Restaurante ou motorita com táxi em NUSA BUA ?

    Grato,

    Skype: santistanachina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? puxa, acho que cheguei atrasada pra te dar as dicas né? vocês devem estar em Bali...eu gosto muito desse restaurante que mando o link abaixo:
      http://www.tropicalbalirestaurant.com/restaurant/aroma-fusion-restaurant/

      Excluir
  26. oi candice tudo bem estou indo pra bali em marco e tenho uma pergunta vou com 18 milhoes de rupias indonesias se acha que da pra ficar bem? pois a hospedagem ta paga

    ResponderExcluir
  27. um ponto muito positivo para Bali. Não aceitam furtos e penalizam ladrões até mesmo com linchamento.

    ResponderExcluir

se quiser mais informações, por favor mande um email para
vidaeumaviagem@gmail.com
obrigada