23/09/2013

A solitude de ser uma estrangeira em San Francisco

Eis aqui algumas impressões sobre como sinto e percebo San Francisco depois de seis anos vivendo e cada vez mais apaixonada...

- A cultura do ciclismo em San Francisco é a maior dos Estados Unidos. Andar de bike aqui é algo divertido e levado muito à sério. Existe uma enorme comunidade que usa bike como meio de transporte, para ir ao trabalho e a cada dia você percebe mais e mais adeptos. São dezenas de quilômetros de ciclovias. E não pense que as ladeiras atrapalham. Os locais já deram um jeito de andar por tudo sem sofrer (se você vier pedalar por aqui, procure se informar sobre o wiggle path e sobre as regras de trânsito).





 - O clima de San Francisco é um tanto curioso. O verão (junho, julho e agosto) é algo estranho porque durante quase toda a estação a cidade fica coberta com uma neblina fria que vem do Pacífico. Só em meados de setembro (quase na chegada do outono) a cidade recebe o verão que se estende até final de novembro. Por isso nunca saia para a rua sem casaco, mesmo no verão. Cachecol é um clássico em SF.

Vista do Twin Peaks - San Francisco

- Outra forte comunidade na cidade são os yoginis. Por onde você olhar, sempre tem alguém carregando um tapete de yoga nas costas.

- É comum as pessoas se vestirem com roupas diferentes. San Francisco é uma cidade onde o povo gosta de se expressar. Podemos dizer que criar um visual e ir para a rua é quase um estilo de vida.

- A quantidade de mendigos nas ruas é assustadora. Como o governo oferece assistência médica e alimento, a cidade abriga hoje a maior comunidade de "homeless" do país. A maioria deles são inofensivos e se concentram no bairro do Tenderloin.  Posso garantir, você nunca viu nada igual.

- San Fran é uma cidade que recebe e acolhe muito bem o "melhor amigo do homem". Quase sempre nas portas das lojas tem um pote de água fresquinha para os bichanos. Outra curiosidade: não existem cachorros largados nas ruas por aqui. Os gatos também são muito amados e como são mais espertos, ficam nas janelas das casas vitorianas só curtindo a vida.

- No geral, os san franciscanos estão de bem com a balança. Um povo que adora se exercitar, seja de skate, bike, patinete, correndo ou mesmo caminhando.

- Aqui ninguém entende piada de gay.

- Se você é um apreciador dos prazeres da mesa, essa cidade é o paraíso. As opções de culinária internacional vão além da sua imaginação. Pode estar certo disso.

- A cidade respira música por todos os lados. Se você gosta de ir em shows, descobrir bandas novas, ver Elvis Costello ou a Patti Smith de graça no Golden Gate Park, aqui é o lugar.


- San Francisco é uma cidade que abraça novas idéias, descobertas, tudo que você inventar será apreciado.

- O pedestre é prioridade no trânsito que flue muito bem.

- Cheiro de maconha no ar em San Francisco é normal. Você pode fumar legalmente se tiver carteirinha. Em Oakland, cruzando a ponte existe a Oaksterdam University onde você pode aprender tudo sobre a cultura da cannabis.

- Tatuagem é uma forma de arte cultuada e apreciada.

- Não se espante se encontrar uns peladões nas ruas. Normal.

- O bairro que você mora vai dizer qual é a sua tribo. E tem de tudo por aqui.

- San Francisco é a cidade dos festivais de rua. A cada mês do ano têm pelo menos um festival acontecendo...se você estiver interessado, dê uma olhada aqui.

- A quantidade de cafeterias na cidade é algo inacreditável. Em cada quarteirão você encontra uma.

- Se você é um apreciador de cerveja, San Francisco vai fazer a sua cabeça. Tem várias lojas, como a Healthy Spirits e bares como o Monk's Kettle  e o Toronado, só para cervejeiros. O difícil é escolher qual provar entre as mais de 300 marcas no cardápio.

-  San Francisco é a meca da indústria da tecnologia e todas as grandes empresas (Google, Facebook, YouTube, Salesforce, Oracle) fazem suas conferências aqui. Aliás, o vale do Silício fica a 40 km de Frisco.

- Trabalhar com tecnologia é o normal, não a exceção. Aqui eles são chamados de "techs" e  estão comprando San Francisco. It sucks!

- De uns três anos pra cá, a cidade está no ranking das mais caras dos Estados Unidos para se hospedar. Não tem nada por menos de 100 doletas.

- Se você é vegetariano, aqui é o paraíso! Qualquer restaurante, mesmo o mais estilo pé sujo, vai ter uma opção para quem não come carne. Os "mercados veggies" como o Rainbow são cada vez mais comuns na cidade. E a idéia de comprar localmente, ou seja, nutrir e ajudar os produtores da região é uma prática inteligente da comunidade.

- As pessoas são totalmente conscientes que não podem beber e dirigir. Eles nem questionam essa possibilidade. Bebem e pedem um táxi ou usam as companhias de ride sharing como o Uber, Lift e SideCar. Mais uma invenção de San Francisco.

- O Burning Man nasceu na praia de Baker Beach há 24 anos com alguns poucos amigos. O coração do Black Rock City pulsa em San Francisco, mas já ganhou vários adeptos por toda Califórnia, Oregon e um pouco de NY. 


Burning Man 2013

- Um dos maiores espetáculos em San Francisco é assistir o pôr do sol no Pacífico. Imperdível.

sunset no Pacífico

- San Francisco é um caldeirão de movimentos culturais e  uma grande precursora de idéias. Ela percebe melhor o futuro.

- Uma característica visceral e intrínseca de San Francisco é o não julgamento. Nenhuma cidade é tão aberta e tão liberal. E olha que tenho andado por aí...

Quanto mais eu vou, mais eu quero voltar...my heart live in San Francisco.

15 comentários:

  1. yo! san francisco!! yo candice deluxe!!

    ResponderExcluir
  2. Belas dicas pra chegar chegando em SanFran! <3

    ResponderExcluir
  3. Candice, vc tem o dom de ver os detalhes que valorizam cada lugar, cada paisagem e faz com que a gente sinta uma imensa vontade de ir atras dos seus lugares. Parabens.

    ResponderExcluir
  4. Valeu Marc e Carlinha linda! obrigada pela força!
    Sempre no coração!

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Filomena por acompanhar o blog e pelas lindas palavras!
    Candice

    ResponderExcluir
  6. Candice, descobri seu blog neste mundo mágico da tecnologia e na busca de dicas para nossa viagem em familia agora no Ano Novo. Tem sido bárbaras as descobertas e a forma como você escreve e nos encanta, dando a cada momento mais agua na boca para logo chegar a SF. Vou te mandar um e-mail e perguntar coisinhas mais desta já encantadora cidade :)

    ResponderExcluir
  7. Oba, Paula, obrigada pelas palavras carinhosas! Estou aguardando seu email!
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Patricia Grejanin10/06/2013 10:25:00 PM

    Candice, estou "devorando" seu blog e adorando! Estive em SF agora em Setembro de férias e fiquei completamente apaixonada! Volto em Março para um curso e pretendo ficar uns 6 meses, podemos nos encontrar para um café...bjx

    ResponderExcluir
  9. Claro Patrícia, com o maior prazer! Vamos nos comunicando e combinamos um cafezinho sim!
    Obrigada por acompanhar o blog!
    Um abraço querida!

    ResponderExcluir
  10. Candice, estou impressionada com a sua habilidade de escrever, não da vontade de parar de ler, vc trabalha com isso? Se não, teria futuro eim...

    Obrigada por ajudar tantas pessoas, um beijão!

    ResponderExcluir
  11. Olá Giovanna, obrigada querida pelas palavras! Fico feliz em poder ajudar de alguma maneira.
    Um beijo grande
    Candice

    ResponderExcluir
  12. Ola Candice, suas informaçoes sao maravilhosas, amei o blog. Eu moro em Zürich na Suiça, e quero ir para Vegas, qual trajeto seria melhor saindo de Zürich pra LA ou SF e depois de carro pra Vegas. Vamos ficar num total de 10 dias, seria meio de abril, sera que vai estar calor? Meu filho de 14 anos esta louco pra ir, seria viavel levar uma criança/jovem nessa idade? Vc me indicaria alguns Hoteis 4 estrelas em LA, SF e Vegas pra 1 casal um jovem de 14 anos. Obrigada e Parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
  13. Olá Adri, obrigada por acompanhar o blog! fico feliz em poder ajudar de alguma maneira!
    O ideal seria chegar por San Francisco e deixar Vegas por ultimo. Diria umas 4 dias em SF, depois uns dois dias pela estrada da Pacífica 1 mais , 2 dias em LA e o restante em Vegas.
    Tem hoteis 4 estrelas em Vegas bem bacanas :
    Aria ou o Mirage.
    Boa sorte!
    Candice

    se precisar de um planejamento detalhado de viagem é só entrar em contato no vidaeumaviagem@gmail.com

    Até mais!

    Candice

    ResponderExcluir
  14. Olá Candice,
    Primeiramente, parabéns pelo blog... sua escrita é muito agravável... tenho prazer nas leituras.
    Estou cada vez mais empolgado com a viagem que planejo para setembro à San Francisco.

    No seu artigo, acima, você comenta sobre "as companhias de ride sharing como o Uber, Lift e SideCar"... por favor, gostaria que você falasse mais a respeito? O que é isso? Pretendo curtir as baladas de SF, como pego esse meio de transporte? É um carro compartilhado?

    Gostaria de saber também se existe um aplicativo de celular interessante usado em SF pra chamar táxi ou outro serviço de transporte. Você sabe sugerir algum aplicativo?

    Obrigado pelas dicas!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! obrigada pelas palavras e fico feliz que você gosta do que eu escrevo! que bom!
      Os "ride sharings" funcionam atráves de um aplicativo que você baixa no seu smartphone. Com esse app no seu celular, você entra, coloca seus dados como nome, dados de cartão de crédito e você já estará pronto para usar o serviço. Como funciona:
      - na primeira página vc já vai ver o mapa de SF e onde vc está localizado nesse mapa e ali pergunta se você quer uma "carona". Assim que vc aceitar no app já vai mstrar que carro que está vindo te buscar e o mnome do motorista e isso em menos de 5 minutos. Quando você olhar já tem um carro vindo te buscar no endereço em que vc fez o pedido do serviço.
      Daí você entra no carro, e diz onde você quer ir e pronto! O bacana é que você não precisa pagar com dinheiro. O valor da corrida é creditada no seu cartão de crédito que vc usou lá na hora do credenciamento. Eu só uso os riding shares porque os motoristas são na maioria muito mais bacanas e simpáticos que os taxistas e também porque é mais barata a corrida.
      Espero que dê certo de vocë usar! Um detalhe immportante: você precisará de Wi-FI para usar o serviço. Então dá para ir até a T-MObile e comprar um chip para usar enquanto você estiver por aqui. Custa 50 dólares por mês.
      Um abraço
      Candice

      Excluir

se quiser mais informações, por favor mande um email para
vidaeumaviagem@gmail.com
obrigada