01/11/2013

Filipinas - quando ir, como chegar, onde ficar, o que fazer e muito mais! Parte I

Você já parou para olhar por um minuto o mapa das Filipinas? Pois eu também nunca tinha visto até o dia de preparar o itinerário. Me diga se não faz lembrar uma pintura abstrata onde o artista deu várias pinceladas nesse azul da cor do mar? Aqui dá até para brincar de desbravador do sudeste asiático como fez o português Fernão de Magalhães em 1521: mais uma ilha à vista!





Com mais de sete mil ilhas a perder de vista, o país conhecido também como República das Filipinas é um grande arquipélago localizado no sudeste asiático fazendo fronteiras marítimas ao norte com Taiwan, ao sudoeste com a Malásia e ao sul com a Indonésia.

Eu fico imaginando esses navegadores com suas caravelas pelo mundo em uma época que era só chegar "montar acampamento" e trazer a turma para o paraíso. Por mais de 300 anos a colonização espanhola predominou nas Filipinas e foi nessa época que se introduziu o catolicismo também, religião que predomina em mais de 90% da população. Só depois de segunda guerra mundial (depois de ficar sob o domínio dos americanos e dos japoneses) que o país se tornou uma nação independente, hoje com 98 milhões de habitantes.

O povo Filipino faz lembrar muito o brasileiro no quesito "alegria", aliás eles são muito prestativos, sorridentes e dá pra sentir uma latinidade até no jeito de andar. Se você prestar atenção, dá para ouvir os resquícios da língua espanhola misturada com o Tagalog, um dos idiomas falados no país. Sabe como se fala "Oi, tudo bem" por lá? "Kamusta", mas na hora que vc ouve é igualzinho ao "Como está".

Família de Filipinos que vive na Ilha de Bantayan 

Outra situação: estávamos navegando para uma ilha quando escuto um barqueiro ajudando o outro na navegação: "atrás, atrás", "avante", "avante". É bem interessante perceber no vocabulário filipino como tem palavras que nos parece tão familiares no meio de um idioma tão diferente. Outra curiosidade é que são vários os filipinos que falam inglês (independente da classe social) e isso provavelmente vêm da época onde os americanos dominaram o país. Ou seja, se você fala inglês e espanhol, você vai se sentir bem confuso porque vai ouvir palavras conhecidas mergulhadas em um oceano de frases, sons e dialetos ininteligíveis.

Molecada saindo da escola para um mergulho no mar, fizeram amizade com o Daniel e pronto.

Bem mas vamos voltar para as ilhas e suas praias paradisíacas.

Agora me diga: como escolher duas ao menos três ilhas no meio de tantas milhares?

Aí veio um pensamento: quanto mais eu caminho, mais eu vejo como o mundo está para lá de povoado. Por exemplo, minha primeira vez em Bali no começo desse ano foi um grande susto porque eu idealizava uma Bali que quase já não existe. O turismo se instalou tão forte na ilha que eu só percebi a dimensão do estrago quando pisei no aeroporto. Abarrotado é pouco para Bali. Se você procura sossego nessa ilha, você precisará fugir para as montanhas.

E é contextualizando Bali que veio meu segundo pensamento: seria as Filipinas minha sonhada Bali dos anos 80?

O que me atraiu e o que me fez escolher as Filipinas nessa nossa segunda viagem ao sudeste asiático foi exatamente a intenção de explorar o desconhecido, desbravar terras novas, sem muitas pegadas de turistas pelas areias.

É pra lá que eu vou (pensei)  afinal com mais de sete mil ilhas para visitar, se você se der ao trabalho de encarar uma daquelas que fica difícil encontrar no mapa, fica fácil vivenciar aquele momento "ET" no seu próprio planeta, o que é no mínimo curioso, aliás, é uma experiência única.

Como tínhamos duas semanas no país (4 a 19 de fevereiro) decidimos conhecer duas ilhas: a pacata e paradisíaca Bantayan Island, e Palawan Island, onde fica a conhecida cidade de El Nido com suas ilhotas e cenários de tirar o fôlego. Pois já posso te adiantar, nunca vi nada tão lindo em toda a minha vida. Só que ela já está "famosa" devido a reportagem da CNN ano passado, mas ainda vale muito a pena conhecer. Agora vou te explicar como chegar até lá, os preços dos hotéis e passeios entre outras curiosidades.

MELHOR ÉPOCA

O clima nas Filipinas é definido pelos ventos predominantes, o Habagat (maio a outubro) e o Amihan (novembro a maio).

A estação seca, que é o Amihan (e que nos interessa já que ninguém quer ir para o paraíso com chuva) começa em novembro e segue até maio.

E a estação chuvosa começa em junho (com picos de chuva de julho a setembro) e termina em outubro, apesar que eu já ouvi falar que essa chuva pode se estender até dezembro.

Outro ponto a pensar antes de comprar a passagem é que entre os meses de junho a dezembro tem a temporada de tufões (ciclone tropical) e nunca se sabe o que pode vir pela frente.

Se puder escolher, a melhor época para conhecer as Filipinas começa em janeiro e vai até junho. 

Eu estive em fevereiro deste ano e foi sensacional. Outra dica, como o país foi colonizado por espanhóis por mais de 300 anos, preste atenção e tente evitar feriados católicos como Páscoa e Natal onde tudo fica lotado.


COMO CHEGAR

Claro, isso vai depender para onde você quer ir mas posso te adiantar que tem três cidades onde quase todos os vôos fazem conexões: Manila (a capital das Filipinas e a que tem mais opções), Boracay (com suas praias famosas mas já cheias de coreanos) e Cebu (ponto de partida para algumas ilhas paradisíacas).

As companhias aéreas que você pode pesquisar e que servem o sudeste asiático são as seguintes:


Airphil Express - passagens baratas de Cingapura para Filipinas (usei e aprovo)

Air India Express - passagens baratas de Cingapura para Índia

Air Asia - umas das melhores low fares, tem passagens baratas para quase todo o sudeste asiático e tem base em Kuala Lumpur, na Malásia (usei e aprovo)

Cebu Pacific Air - se você quiser ir para Filipinas, essa companhia é ótima e barata! (usei e aprovo)

Firefly - outra boa low fare e serve Malásia, Indonésia, Cingapura e Tailândia.

Garuda Indonésia - com base em Jakarta, essa serve quase todas as ilhas da Indonésia.

IndiGo - com base na Índia, essa low fare serve Tailândia, Cingapura, Índia e Emirados Árabes.

JetStar - essa é uma das melhores também de custo/benefício junto com a AirAsia. Serve inúmeros países e tem base em Cingapura. (já usei e aprovo)

LionAir - essa é a menina dos olhos da Indonésia. Se quiser explorar a Malásia e o Vietnan, eles também voam.

Malaysia Airlines - não é uma verdadeira low fare, mas serve vários países do sudeste asiático e se procurar com antecedência dá pra achar boas ofertas.

Singapore Air - também não é uma real low fare, mas pode te ajudar em alguma situação. Ela faz muitos vôos internacionais (tipo Europa, Estados Unidos para o sudeste asiático).

Tiger Airways - a melhor low fare com base em Cingapura! Faz todos os países do sudeste asiático e mais a Índia, Bangladesh, Cambodia, China...uma beleza e preço camarada! (já voei e super aprovo!)

QUAL ILHA ESCOLHER NA REGIÃO MAIS LINDA DAS FILIPINAS: VISAYAS

- Malapascua Island (norte de Cebu)

- Bantayan Island (norte de Cebu)

- Boracay Island (noroeste de Cebu)

- Borol Island (sudeste de Cebu)

- Palawan Island (leste de Cebu)




As ilhas costumam ser divididas em três grupos: Luzon, ao norte, Visayas no centro e Mindanao, no sul.

Uma dica: tente evitar a região de Mindanao. Quase todos os filipinos nos alertaram que é uma região perigosa, onde você pode ser assaltado à mão armada e até ser sequestrado. 

No próximo post: venha descobrir como chegar nessas ilhas, onde ficar e o que tem de melhor em cada uma delas.

Textos sobre as Filipinas:

Filipinas - quando ir, como chegar, onde ficar, o que fazer e muito mais! Parte II

Filipinas - quando ir, como chegar, onde ficar, o que fazer e muito mais! Parte III


Filipinas - quando ir, como chegar, onde ficar, o que fazer e muito mais! Parte V

55 comentários:

  1. Encontrei teu blog hoje. Excelente! Adorei!
    Quando sairá a segunda parte sobre as Filipinas? :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Isadora! Obrigada por acompanhar o blog! Estou em um momento de muito trabalho, preparando muitos planejamentos e infelizmente sem tempo hábil para escrever, mas assim que aliviar, vou terminar de escrever sobre as Filipinas.
      Você precisa de ajuda ou alguma informação específica?
      Obrigada

      Candice

      Excluir
  2. Oi Candice, amei as informações aki postadas, eu estt em Angola e gostaria d ir à Davao, o q me aconselha e como xegar lá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Man Oliver, tudo bem?

      Obrigada por acompanhar o blog! Que bom saber que tenho leitores em Angola!

      Eu não estive em Davao e já ouvi histórias que nnao é um lugar muito seguro. Tem alguém que você está indo visitar ? talvez assim fique mais fácil.

      Puxa, eu nem sei como posso te ajudar...acho que vou ficar devendo essa.

      Um abraço

      Candice

      Excluir
  3. Boa tarde Candice. Estou planejando uma viagem para as Filipinas para fev ou março do ano que vem e estou tendo um pouco de dificuldade para encontrar informações e dicas. Qual foi o trajeto que você utilizou para chegar lá? Com quanto tempo de antecedência você comprou as passagens? Como as passagens estão caríssimas, qualquer dica é de grande utilidade.

    Obrigado.

    Carolina Ricardo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carolina, tudo bem? então acabei de escrever paa a minha amiga que estou sem tempo de escrever devido a demanda de planejamentos que estou preparando aqui para a Califórnia, Tailandia e Bali.
      Eu posso te adiantar que as Filipinas foi um dos lugares mais lindos que meus pés já pisaram...estou falando de praia, natureza intacta...é algo inacreditável mesmo!
      Eu fui para duas ilhas: uma chamada Bantayan Island, que você precisa chegar em Cebu, pegar um táxi, ir até o norte onde tem um pequeno porto ( muito simples ) e aí pegar esse barco que te leva até essa ilha que é fantástica e quase sem turista e muito ,muito barato!
      Depois voei até um ilha chamada Palawan Island, onde já tem aeroporto e de lá peguei uma van e fui até El Nido, uma loucura! Aliás, considerada umas daas mais lindas do mundo...
      Se você quiser posso fazer u m planejamento pra você esta bem? Eu estou cuidando agora de escrever sobre a Grécia, mas assim que terminar eu comço as outras partes das Filipinas! Que sorte a sua de ir pra lá!
      Até mais!
      Candice

      Excluir
    2. Olá, eu acabei de encontrar seu blog e fiquei maravilhada pelas Filipinas rs....
      Estou estudando a possibilidade de viajar para lá em março do ano que vem, poderia me ajudar? Eu vi que enviaria um planejamento para uma pessoa do blog, poderia encaminhar para mim esse planejamento?
      Obrigada e continuarei visitando sempre o blog.

      Excluir
    3. Olá Elbiana, tudo bem? puxa, desculpe a demora para te responder, estou viajando pela India por 2 meses e está muito difícil conciliar tudo que preciso fazer...
      Você me manda um email explicando melhor sua idéia sobre as Filipinas te ajudo sim!
      Um abraço

      Excluir
  4. Oi queridona, tudo bem? :)
    Já publicou as outras partes sobre as Filipinas?
    Não achei.
    Beijocas.
    Lahna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lahna querida, tudo? eu estou tão corrida aqui com os planejamentos que estou sem tempo de escrever, o que me deixa um pouco aflita! rsss
      Agora vou cuidar da Grécia e depois voltarei com a sFilipinas. Você está com planos? posso super te ajudar!
      bjo

      Excluir
  5. Estou a pensar em ir em Fevereiro de 2015 para as Filipinas com a 1ª aterragem em Manila. Ficarei apenas um dia na capital. Daí irei para Puerto Princesa. A distância para El Nido é muito longe? Estou a pensar em ir a Vigan. Por acaso já conhece? O que me sugere como pontos de referência mais importantes das Filipinas? A cordilheira dos arrozais em que ilha é que fica? Fico a aguardar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Francisco, como vai? eu conheço pouco as Filipinas mas posso te ajudar com a minha experiência. De Puerto Princesa até El Nido dá umas 6 horas. El Nido é mágico mesmo! Um dos lugares mais lindos de natureza que meus olhos já avistaram...
      Não conheço Vigan, não fui para o norte de Manilla, mas sei que fica na região de Luzon. Amanhã termino mais um texto sobre as Filipinas e posto por aqui. Em mais uma semana termino com um texto sobre El Nido e o Underground River ( que fica tambem em Palawan Island ) que é imperdível! Vamos nos comunicando! Você é português?! De que cidade? Obrigada por acompanhar o blog!

      Excluir
    2. Olá Candice! Parabéns pelo blog! Em dezembro quero passar 2 semanas nas Filipinas, amei seu roteiro, você acha que consigo fazer esse seu roteiro em 2 semanas? É seguro viajar sozinha por lá?

      Excluir
    3. OLá Juliana, tudo bem? obrigada or acompanhar o blog. Consegue sim fazer o roteiro em 2 semanas e se você for para as regiões seguras ( como eu fui ) é tranquilo viajar sozinha sim! Boa sorte

      Excluir
  6. quero sair do Brasilia e passar um tempinho em filipinas, você poderia me dar umas dicas de passagens aereas pra la mais baratas hoteis e etc?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Malcon tudo bem? sinta-se um sortudo, porque na minhaopinião vc está indo para um dos lugares mais legais do planeta! Eu amo as Filipinas! estou terminando o terceiro texto sobre as ilhas Palawan e devo postar até semana que vem. Nos meus textos tem todas as dicas de passagem aérea e hotéis. Se precisar de um planejamento personalizado, me manda um email que preparo um para você ok? vidaeumaviagem@gmaill.com
      Um abraço
      Candice

      Excluir
  7. Nossa, fiquei muito feliz de encontrar seus posts... muito obrigada. Me ajudaram demais! Estou indo pras Filipinas no comecinho de Junho e estava meio perdida ainda. Achar tudo mastigadinho é muito luxo :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que você me encontrou Rochane e que bom saber que dê alguma maneira estou te ajudando a montar seu roteiro! As Filipinas é um sonho! Você vai amar!
      Boa sorte!
      Candice

      Excluir
  8. Ola, tudo bem... Me chamo Camila e meu noivo eh Filipino. Ele estará vindo para o Brasil mes que vem e eu preciso muito saber sobre a carta convite, se posso estar enviando a ele por email....Precisaria urgente dessa informação..... o que faço??
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá tudo bem? puxa, dessa vez não sei como te ajudar porque não tenho a menor idéia sobre o assunto e na verdade nem sabia que existia uma carta-convite para um filipino chegar ao Brasil. Aconselho você procurar o consulado das Filipinas no Brasil.
      Boa sorte
      Candice

      Excluir
  9. Candice,como vai??estou planejando viajar para o Japao e depois passar 12 a 14 dias nas Filipinas,acho que comeco viajar 20/12/14,entao estaria nas filipinas proximo do dia 30/12/14.E aconselhavel??e epoca seca mas vc falou em tufao….E gostaria de suas sugestoes.Muito obrigada e foi um prazer "achar"seu blog.Bjs e parabens!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bem? dezembro é bom para ir para as Fiipinas porque é seca, mas sempre tem o risco de pegar os tufões ( que são raros ) que não tem como fazer uma previsão de quando virá o próximo. O último foi em novembro de 2013 e destruiu muitas casas.
      Até mais!

      Excluir
  10. Fabio Oliveira8/26/2014 06:02:00 AM

    Oi Candice tudo bem? preciso de um help, vou para o sudeste asiatico em março do ano que vem e pretend fazer tailandia, vietnan e Filipinas, porém não sei por onde começar.. Pensei em ir para Filipinas conhecer el nido e depois esticar para o vietnan e finalizar na tailandia. Seria uma boa logistica? Imploro por sugestoes rs. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fábio, que delícia de viagem! Você vai amar a Filipinas e a Thailand! Não conheço o Vietnã mas só ouço coisas boas também...
      Bem, sobre qual começar primeiro é difícil dizer..a princípio faz total sentido começar ( ou terminar pela Filipinas ), mas na hora de fazer busca de passagens nas low fares você pode achar algumas bagatelas e tudo pode mudar.
      Bem, eu começaria o planejamento ( ou seja, montaria o quebra-cabeça da viagem) pelo preço e facilidades de conexões de um país para outro. Posso te adiantar que é bom você ter um bom planejamento ainda mais por ser 3 países e com paradas dentro deles. Se você quiser uma ajuda para montar um roteiro personalizado me mande um email que podemos conversar ok?!
      vidaeumaviagem@gmail.com

      Excluir
  11. Oi Candice, tudo bem? Estou planejando uma viagem a Filipinas e seu post me ajudou muito, obrigada!! Só gostaria de te perguntar uma coisa: estes lugares tem fácil acesso a internet? Infelizmente terei que trabalhar durante a estadia e essa é uma dúvida cruel. Parabéns pelo blog! bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camilla, obriagda por acompanhar o blog! Então a Filipinas pode ser um problema sim o acesso a internet, ainda mais em ilhas mais isoladas. Tente sempre ver se o hotel tem wifi e mande um email para eles perguntando sobre essa sua dúvida e dizendo que você precisa trabalhar. Em El Nido você consegue wi fi nos hotéis, mas em Bantayan, precisa escolher bem o hotel. Boa sorte!

      Excluir
  12. Boa noite, encontrei seu blog hoje mesmo , eu sou Português e vou ás filipinas em Outubro , vou visitar Butuan, Barobo e as ilhas Britania , como referiu aqui sendo uma época de tufões , fiquei um pouco assustado porque já tenho o bilhete, mas correrá tudo bem de certeza absoluta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com certeza Tiago, não se preocupe! aproveite cada momento que é único por lá!

      Excluir
    2. Olá Tiago!
      Sou a Raquel sou portuguesa e pretendo viajar para as filipinas em março de2016 como poderia trocar informaçãoes contigo?
      Obrigada

      Excluir
    3. Oi tudo bem? você já viajou para as Filipinas? desculpe estava na India estudando e sem internet. Agora que voltei para o mundo virtual. Aguardo um alô!
      Candice

      Excluir
  13. Oi Candice,

    gostei muito do seu blog. Parece que as Filipinas não são um destino popular entre os brasileiros então obrigada por promove-las. Eu moro aqui numa ilha magnífica que se chama Siquijor (em Central Visayas) - é um paraíso de verdade. As Filipinas são um ótimo lugar para descansar e passar férias mas também para combinar o lazer com o estudo de inglês. Os cursos aqui são bem baratos em comparação com EUA e os custos da vida tambem são baixos.

    Se vocês tiverem qualquer pergunta sobre as Filipinas ou os cursos de inglês fiquem à vontade para entrar em contato comigo: admkaminska@gmail.com

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  14. Olá, adorei seus textos. Gostaria de saber como foi seu roteiro para chegar nas filipinas? Qual companhia aérea? Quanto custou? Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renan, obrigada por acompanhar o blog! Eu fiz meu roteiro saindo de San Francisco na Califórnia, o que é bem diferente saindo do Brasil que é o seu caso, certo?
      Independente, meu conselho é chegar até Manilla primeiro ( é o jeito mais barato sem dúvida, por ser o maior aeroporto) e de lá vocês pode ir se locomovendo pelas ilhas! Eu fiz primeiro Cebu e de lá peguei um barco para Bantayan. A segunda perna de vôo que fiz foi de Cebu para Porto Princesa, nas Ilhas Palawan para chegar até El Nido, um paraíso da natureza! E de lá voltei para casa. Bem, basicamente minha dica é: chegue primeiro em Manilla e depois vocie poderá traçar o seu roteiro escolhendo que parte quer visitar. Planejar um itinerário nas Filipinas é bem importante. Um abraço
      e boa sorte! Eu viajei de American Airlines saindo daqui dos USA e depois Cebu Pacific já em Singapura!

      Excluir
  15. Olá Candice

    Gostei muito do seu artigo e estou interessado em lá ir em finais de junho..sabe se é possivel encontrar viagens de ida e volta por 2 a 3 semanas por volta de 400-600 euros? ou é impensável? vivo na Bélgica porém o aeroporto de cá não é lá muito varato..ah outras opções mais baratas..mas o que acha? pode me dar uma opinião sincera?
    Obrigado pela sua atenção e continue com os seus blogs!!
    Comprimentos Fábio Brito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fábio, tudo bem querido? obrigada por acompanhar o blog. Puxa, para ser bem sincera não sei como te ajudar porque como vivo na California, os preços aqui snao outros. Você que vive na Bélgica, eles devem aplicar outras tarifas com certeza...
      O que posso te adiantar é que as Filipinas é um país barato. Um maravilhoso jantar com tudo que vocie tem de direito ( frutos do mar, vinho, sobremesa ) vai custar no máximo 15 euros. Um hotel bacaninha fica na faixa de 30 euros. Ou seja, nada muito exorbitante né?
      Boa sorte !

      Excluir
  16. Olá! Houve alguma vacina que teve de tomar para ir para as Filipinas? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Ola! para moradores nos Estados Unidos ( o mei caso ) não precisa de vacina. Para brasileiros eu sei que precisa a vacina de febre amarela. Para obter mais informações você pode acessar o link abaixo:
      http://wwwnc.cdc.gov/travel/yellowbook/2016/infectious-diseases-related-to-travel/yellow-fever#4728

      Excluir
  17. Olá Candice, sou brasileira, porém moro em Portugal. Tenho muita curiosidade em visitar Cebu e Manilha, porém penso em ir sozinha. quero ficar por 20 dias. Fala Bem Espanhol , e um nível intermédio de Inglês. Acha que consigo me desenrascar? lol. é seguro ir sozinha? Preciso de por a cabeça em ordem e preciso de um pouco de paz e ar fresco. Janaina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Janaina, tudo bem? Com certeza pode ir tranquila. Não sei sobre Manila, porque nnao estive lá, mas Cebu é o local para ir a lugares lindos e é bem bacana e seguro.

      Excluir
  18. Olá querido! Estou começando a pensar nas minhas próximas férias que serão em fevereiro e estou tendenciosa ao sudeste asiático. Tenho mais ou menos um mês e queria conciliar as filipinas com outros países como por ex Indonésia Vietnã Malásia... Qual o tempo mínimo que acha para aproveitar o melhor das filipinas?! Qual país vc acha mais fácil conciliar?! Obrigada desde já!!!! Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luana, tudo bem? Filipinas, se você puder dedicar pelo menos uns 10 dias seria o ideal. Ali por perto você pode ir para Bali ( uns 10 dias também porque a ilha é grande ) ou então Tailândia ou Burma pode ser encantador...Um abraço e boa sorte!

      Excluir
  19. Opa boa noite! Muito top seu blog... eu tenho muitas dúvidas... pois estou querendo ir para as Filipinas... Será que vc poderia me ajudar? !
    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro querido. Mande um email que posso te ajudar sim! vidaeumaviagem@gmail.com
      até mais

      Excluir
  20. Olá.. Em uma pesquisa sobre "como chegar as Filipinas" encontrei seu blog. Na verdade gostaria de fazer uma viagem mas não tenho nem ideia como fazer isso... Conheci uma garota que mora em Cebu e gostaria muito de visita-la e conhecer melhor seu país...enfim...como chegar até lá?? onde me hospedar?? companhia aérea?? Parabéns pelo Blog..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi André, tudo bem? os Filipinos são pessoas maravilhosas! Realmete não é um país tão simples de viajar por ser cheio de ilhas ou seja precisa programar com muito cuidado, mas foi um dos lugares mais lindos que já visitei! Se precisar de um planejamento, é só me contactar ok? vidaeumaviagem@gmail.com

      Excluir
  21. Olá Candice parabéns pelo blog show de bola,estou pensando em viajar para Manila conhecer uma nova cultura só que não sei a quantidade de dinheiro para levar,tipo não sou de fazer gastos caros sempre opto pela simplicidade,fora a passagem ums 2.000 é muito ou pouco dinheiro em Manila para ums 7 dias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Edchina, tudo bem? você está falando em 2.000 dólares ? se for, está ótimo!

      Excluir
  22. Olá, Candice. Nossa, que espetacular o seu blog!
    Nunca fiz uma viagem internacional e estou em busca da primeira experiência, na verdade, lendo o seu blog, achei meu destino!
    mas confesso que sou leigo e preciso muito de auxilio de alguém com experiência, pois
    não sei por onde começar. Como faço para fazer um planejamento com você?

    ResponderExcluir
  23. Olá, Candice!
    Parabéns pelo blog!
    Irei viajar pelo sudeste asiático em dezembro deste nao e gostaria de incluir as Filipinas em meu roteiro. Porém, estou com medo de pegar chuvas, tufões, etc neste período. Você acha que é muito arriscado?
    Obrigada, desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maira, tudo bem querida? Dezembro é época da estação seca, pode ir tranquila!

      Excluir
  24. Ola, Candice, será que poderia me ajudar, estou querendo ir para filipinas, mas estou bem inseguro, pois não conheço nada do pais, algum tempo conheci uma garota, da região de cebu, pinamungahan, tajão, e conversamos bastante, com tantos golpes por ai, gostaria de saber se a região é segura, se corremos algun risco neste região, ou algo que devemos tomar cuidado, penso em ir em junho, pode me dar algumas dicas, grato Daniel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Daniel, existem alguns lugares nas Filipinas que podem ser perigosos sim, mas eu evitei...o ideal é ficar na região de Visayas. Tem muitas ilhas e bem seguro.
      Boa viagem querido
      Candice

      Excluir
  25. Olá Candice. Parabéns pelo Blog.
    Muito descritivo e que nos faz viajar em pensamento.
    Como foi o circuito em termos de dias?
    Quantos dias/noites em Manila, Cebu, Bantayan Island, Palawan Island (Sabang, El Nido)...
    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carlos, tudo bem? fiquei 10 dias:
      Cebu, 1 noite
      Bantayan Island, 3 noites
      Porto Princesa - 1 noite
      Sabang - 1 noite
      El Nido - 4 noites
      Um abraço
      Candice

      Excluir

se quiser mais informações, por favor mande um email para
vidaeumaviagem@gmail.com
obrigada