25/06/2014

Filipinas - quando ir, como chegar, onde ficar, o que fazer e muito mais! Parte IV


Para você que está acompanhando outros textos sobre a viagem pelas Filipinas já deu para perceber que chegar ao paraíso não é algo assim tão simples. E nesse post o paraíso em questão é El Nido, que fica na ilhas Palawan.

Visual em um dos passeios de barco pelas ilhas de El NIdo

Com um ecossistema extraordinário que compreende uma riqueza de fauna e flora diversificada, ilhas e ilhotas a perder de vista, cavernas pré-históricas, magníficas falésias de calcário, lagoas e praias de areia bem branquinha e águas cristalinas, a pequena cidade de El Nido é a porta de entrada para essa impressionante riqueza natural pronta para ser explorada ou para simplesmente apreciar a deliciosa arte de não fazer nada.

Conhecida com "o céu na Terra",  El Nido atordoa os visitantes de tanta perfeição.

Esse lugar é um segredo que vou contar aqui onde fica! 

Depois de um dia de pura satisfação que começa com um passeio de barco por ilhas com piscinas naturais, mergulhos incríveis ( onde é fácil dar de cara com o lindo mutualismo dos peixe-palhaços com as anêmonas ). almoço na beira da praia, o dia termina com um pôr do sol incrível que usa e abusa de cores que vão desde a paleta do amarelo com laranja até o lilás com roxo...é de perder o fôlego de tanta emoção.

Pôr do sol inesquecível em El Nido

Não é à toa que El Nido ficou conhecida internacionalmente pela CNN Travel como uma das mais lindas praias do mundo.

E você deve estar me perguntando, vale a pena mesmo todo esse sacrifício? Venha comigo e tire suas próprias conclusões.

COMO CHEGAR

Depois de várias conexões de vôos, mais de seis horas sentados na caixa de ferramenta de uma van (por não ter mais banco disponível), pneu furado no caminho, finalmente chegamos tarde da noite na tão famosa cidade de El Nido que fica no extremo noroeste da ilha de Palawan. Veja no ponto azul do mapa abaixo onde fomos parar.

















 Até onde eu sei, tem três maneiras de se chegar:

Avião - a empresa aérea ITIAir ( Island Transvoyager ) tem vôos diretos de Manila para o pequeno aeroporto de El Nido chamado Lio que oferece três horários: 7 horas , 11 horas ou às 15 horas. E a volta de El Nido para Manila são três vôos diários também: 9 horas, às 13 horas e às 17 horas.

Cada ticket custa 6.750 pesos filipinos o que equivale aproximadamente 160 dólares por trecho ( U$ 320 ida e volta ) e só é permitido 10 quilos por mala. Para malas acima do peso a cada quilo extra você paga 3 dólares. O vôo dura uma hora e imagino que deva ter um visual impressionante.

Clique AQUI para ver o site oficial da companhia aérea e não se assuste: o site há anos continua "em construção". Para comprar sua passagem o melhor jeito é entrar em contato com a ART CAFE TRAVEL CENTER que é a melhor e mais confiável agência de viagem em El Nido. Além disso eles também tem ao lado da agência uma loja com souvenirs e um delicioso bar/restaurante onde a turistada se encontra no final do dia para petiscar e ouvir uma música ao vivo.

Van - serviço de van de Puerto Princesa para El Nido é o que não falta quando você chega na ilha de Palawan. As vans praticamente saem de hora em hora de Puerto Princesa por uma estrada bem no "estilo Brasil" e que leva entre 6 a 7 horas para chegar ao paraíso. A passagem só de ida custa 600 pesos filipinos (aproximadamente 14 dólares) ou seja, separe uns 30 dólares de transporte para conhecer El Nido.

Se você quiser seguir o itinerário que eu criei, ou seja, conhecer primeiro Sabang (via van) onde fica o Underground river, dormir uma noite por lá e no dia seguinte seguir viagem de van também até El Nido também dá para fazer reserva com a ARTE CAFE TRAVEL CENTER . De Sabang até El nido a viagem dura entre 6 a 7 horas.

Ônibus -  outra alternativa e a mais econômica é ir com o ônibus de linha chamado RORO BUS que é moderno e com ar condicionado bombando a viagem toda. Para falar a verdade achei bem melhor que a viagem de van. Clique AQUI para ver o ônibus na página do facebook. Eles não tem site e também não reservam com muita antecedência. A passagem custa 500 pesos filipinos cada trecho.

Uma dica para quem vai por terra: se puder prepare um "farnelzinho" porque é difícil de achar algo bom para comer no caminho. Tanto o ônibus quanto a van param apenas uma vez para uma ida ao banheiro. Se puder leve frutas, água, chocolate, algo extra com você.


COMO É A CIDADE

El Nido respira turismo para todos os lados. O centrinho da cidade, onde tudo se concentra é pequeno e faz lembrar o tamanho da Guarda do Embaú em Santa Catarina.

A infra estrutura é boa, com restaurantes, lojinhas, farmácia, hotéis, pousadas e muitas, muitas agências de turismo que oferecem passeios para conhecer as ilhas da região. A arquitetura é simples, nada muito charmoso nesse miolo onde os hotéis ficam grudados uns nos outros. Para o meu gosto, cheio demais, barulhento demais...afinal o mundo inteiro vem visitar El Nido. E alguns povos, como os franceses, gostaram tanto do lugar que abriram lojinhas, creperias e por lá decidiram se instalar...

A cidade se resume em poucas ruas e travessas e tudo fica voltado para a baía de Bacuit de onde saem os barcos de manhã cedinho para fazer os passeios pelas fantásticas ilhas ao redor. Veja um mapa e umas fotos para você visualizar melhor:

El Nido tem uma população de 36 mil pessoas
o  pequeno centrinho de El Nido town
El Nido em outra perspectiva

Como chegamos tarde da noite, só queríamos um lugar para dormir e no dia seguinte sim, fazer um "olho clínico" na cidade e procurar um lugar bacana para ficar as cinco noites que vinham pela frente.

Nessa primeira noite ficamos no centro em um hotel chamado El Nido Waterfront que dava de frente para a baía de Bacuit. Não foi tão fácil achar um lugar para dormir nessa noite porque quase todos os hotéis estavam lotados. O quarto que dormimos era bem básico, mas não aconselho ficar por lá...muito urbano para um lugar tão mágico como esse.

ONDE FICAR

Nos cinco dias seguintes dormimos em dois hotéis diferentes:

El Nido Beach Hotel por 3 noites - Esse hotel fica também na baía da Bacuit mas como é um dos últimos da rua, ele é bem mais silencioso e também fácil para alcançar o centrinho a pé mesmo. Se você não cogita a hipótese de ter uma scotter para explorar além, aconselho a ficar por aqui mesmo. Se você olhar na foto acima que mostra a cidade, o El Nido Beach Hotel fica na extrema direita da baía.

O hotel é bom, tem café da manhã e as diárias são a partir de U$ 62, mas definitivamente não é o melhor lugar para ficar em El Nido. Nesse hotel nós ficamos por 3 noites. Esqueça internet rápida. Aqui não é o lugar para isso. Daí decidimos fugir um pouco do centro e fomos para o nosso segundo hotel:

El Nido Cove Resort & Spa  - por 2 noites - esse hotel foi fantástico. Um lugar romântico, bom para se isolar e só curtir a natureza. Na verdade o hotel é uma grande casa com quartos enormes no estilo loft (dois andares) de frente para um mar inacreditável de lindo! E o melhor, a praia só para você. No dia que nos hospedamos só tinha mais um casal chileno no hotel com a gente.

El Nido Cove Resort & Spa
O café da manhã é servido na grama de frente pro mar de os funcionários são muito amigáveis. A sensação é que você está em casa e não em um hotel.

Visual do café da manhã

A melhor parte do hotel: a noite dá para fazer caminhadas na luz do luar pela praia em completo silêncio e de dia dá para emprestar uns caiaques do hotel e sair remando por uns 40 minutos na baía super calma na frente onde você chega numa ilha minúscula e deserta.

Nessa ilhota tem piscinas naturais para passar o dia todo sendo massageado pelo mar. Nós levamos água, um lanchinho, snorquel e pronto...foi um dos dias mais lindos de toda a viagem. Para guardar na memória do coração.

Um dos dias mais lindos da viagem
Dica - Nesse hotel você vai precisar de uma scotter (ou carro) para chegar até o centrinho (se você quiser sair uma noite para jantar ou mesmo para fazer os passeios pelas ilhas ). O hotel fica a 10 km do centro e 4 km do aeroporto. Diárias a partir de U$ 85.

Tem mais um hotel para indicar que encontrei por lá e que com certeza será minha próxima estadia quando voltar: é uma jóia escondida em um cantinho afastado (mas não tanto) do centrinho de El Nido chamado Orange Pearl Beach Resort. As fotos do site não representam o que é a beleza desse lugar.

O hotel é simples mas tem tudo que se precisa para ser feliz. E que visual! Olha as redes que eles deixam ali na beira da praia para você relaxar...


No próximo post para fechar El Nido e o Dossiê Filipinas:

COMO SE LOCOMOVER ( scooter, carro, a pé, triciclo? )

O QUE FAZER ( venha entender como funciona os passeios )

DICAS, DICAS ( restaurantes charmosos, como abastecer a moto e muito mais )

Mais post sobre as Filipinas:

Filipinas - quando ir, como chegar, onde ficar, o que fazer e muito mais! Parte I

Filipinas - quando ir, como chegar, onde ficar, o que fazer e muito mais! Parte II

Filipinas - quando ir, como chegar, onde ficar, o que fazer e muito mais! Parte III

Filipinas - quando ir, como chegar, onde ficar, o que fazer e muito mais! Parte V

12 comentários:

  1. E eu que achava que esta viagem terminava na "Parte IV". Fico a aguardar ansiosamente pela quinta parte. ;) Vítor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Vítor :-) esse era o plano, mas você viu que eu me empolguei! mas até semana que vem já termino El Nido e daí vou mergulhar na Grécia ( que vai ser muito legal também).
      Até mais e obrigada por acompanhar o blog querido!
      Tudo de bom
      Candice

      Excluir
  2. Candice, ainda vou ler o post V antes de viajar no final da próxima semana? ;) Beijos, Vítor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. essa semana saí o ultimo post! estava muito corrida aqui com trabalhos pela estrada, por isso não tive tempo. Tomara que dê tempo né?
      Boa viagem querido!
      Candice

      Excluir
  3. Candice, estou indo para el nido no final de novembro, e gostaria de duas dicas. O hotel orange ë perto do centrinho? Para alugar a scoteer precisa de alguma carteira de habilitacao, e o valor ë caro?? obrigada e nossa vc nao faz ideia de como as suas dicas me ajudaram a montar o roteiro! Mto obrigada! Talita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Talita, essa notícia é incrível! Um dos lugares mais lindos que meus olhos já puderam ver!
      O Orange Hotel não é pertinho do centro mas se você tiver uma scotter fica perfeito! EU lembro que eles não pediam carteira de habilitação, mas queriam ficar com o passaporte ( o que nunca fizemos! ) até você devolver a moto. Eu deixei minha carteira de identidade e foi na boa. Custava uns 15 dólares a diária da moto.
      Boa sorte!

      Excluir
  4. Respostas
    1. A parte 5 está encantada mesmo! Estou na India e na semana que vem Thailand. Só volto pra casa dia 17 de dez. Acredito que só ano que vem! Me desculpe, mas esse ano está muito corrido. Espero sua compreensão.
      Tudo de bom!

      Excluir
  5. Olá Candice,
    Sabe me dizer onde é melhor para fazer surf? Qual ilha? Obrigada:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Marta, fica nas ilhas de Siargao Islands! mando um link do tripadvisor para você dar uma olhada no paraíso!
      http://www.tripadvisor.com/Tourism-g674645-Siargao_Island_Surigao_del_Norte_Province_Mindanao-Vacations.html

      Excluir
  6. Candice

    Já peço desculpa caso esta publicação saia em duplicidade, pois na hora de enviar minha conexão caiu....

    Parabéns pelo seu blog, pois ajuda muito a todos os que fazem pesquisa para montar suas viagens, eu mesma já aproveitei muito suas dicas sobre Bali e foram ótimas.

    Eu e meu marido estamos planejando uma viagem para janeiro/2017 e Filipinas está em nossos planos.

    Devemos ficar de 5 a 7 noites e pelo que li nosso destino será El Nido. Você acha que esse tempo está bom? Acha que vale a pena uma noite/dia em Manila?

    Vi que você da dicas de como chegar la. Sabe me dizer qual o limite de bagagem do voo de Manila direto para El Nido? Como estaremos vindo de outro lugar e nosso tempo de viagem total será de uns 45 dias é provável que nossa bagagem ultrapasse os 10KG (limite de Manila para Puerto Princesa) e talvez o valor que pagaremos de excesso seja melhor pegar o voo direto Manila x El Nido.

    Mais uma vez obrigada

    Abraço

    Márcia Fiório

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Márcia, tudo bem? desculpe a demora em responder, mas estava na India desde janeiro estudando e só voltei agora. Bem, vamos as perguntas:

      - eu nunca fui para Manilla, por isso não sei responder. O que posso dizer é que El Nido vale cada minuto da vida!

      - sobre as bagagens, você pode comprar o ticket direto nesse site abaixo:
      http://www.elnidoboutiqueandartcafe.com/TravelCenter.html ( aqui eles explicam que se você for no premium fare pode levar até 20 quilos. No Value fare até 10 quilos. Isso vai depender da época que vocês estiver viajando...para mim, não faz o menor sentido, mas assim qeu funciona. Aqui está a informação, inclusive nesse link acima tem o preço da passagem e tudo mais:
      LUGGAGE:
      Premium Fares: 20kg no prepaid possible
      Value Fares: 10kg Prepaid 5kg P120, Prepaid 10kg P200 (must be booked/paid in advance)
      Hand luggage: 7kg

      Boa sorte Márcia!

      Excluir

se quiser mais informações, por favor mande um email para
vidaeumaviagem@gmail.com
obrigada