15/01/2015

Filipinas - quando ir, como chegar, onde ficar, o que fazer e muito mais! Parte V

Palawan Island - El Nido - o paraíso!

COMO SE LOCOMOVER ( scooter, carro, a pé, triciclo? )

El Nido é uma pequena cidade que é possível caminhar por tudo sem grandes dificuldades. Isso claro, se você se der por satisfeito em ficar no centrinho, comendo um crepe do frânces que ali se estabeleu e curtindo os restaurantes que dão de frente para a bela baía de Bacuit.


Agora se você tem pés com asas, tem uma certa dose de coragem e gosta de explorar a redondeza sem muito turista por perto, meu conselho é alugar uma scooter. Uma diária vai custar 10 dólares e veja bem, você vai se divertir muito, mas também deve enfrentar uma fila pra abastecer porque só tem um posto de gasolina na cidade. Enfim, tudo é engraçado. Nessa fila deu até para ir buscar uma água de coco na vendinha e fotografar o Daniel já quase perto de completar o tanque!


Com uma scotter você pode explorar além do centrinho de El Nido. A primeira sugestão é seguir até uma praia chamada Marimegmeg Beach que fica uns 3 km de distância do centro de El Nido. Veja no mapa onde fica a praia que está marcada em um pontinho preto:


Lá você precisa estacionar a moto e fazer uma caminhada de uns 5 minutos a pé até chegar na praia. Por lá quase não tem turista e foi para mim um dos lugares mais calmos da região que eu passei uma tarde até o sol se pôr...

É lá que fica o tal hotel Orange Pearl Beach Resort, onde dá para almoçar e depois desfrutar das redes artesanais que eles deixam no lugar mais estratégico da praia. Ali nada mais resta a não ser curtir o puro silêncio da natureza. No lado esquerdo da baía ainda tem uma ilhota para quem quiser fazer uma caminhada...

Seguem algumas fotos do paraíso:



E o pôr do sol foi assim...



O QUE FAZER ( venha entender como funciona os passeios )

Quando você chega em El Nido, começa a perceber que praticamente todas as agências de turismo oferecem sempre os mesmo passeios, como se fosse mesmo um "pacote", que eles definem como: passeio A, o B, C e o D.

Você pensa..hum isso parece uma furada. Eu fui conferir e te afirmo, se você for para El Nido e não fizer esses passeios você não viu o melhor do lugar! É inacreditável o que tem para ver nesse arquipélago de Bacuit! A mãe natureza ficou louca aqui, pensou e decidiu: aqui eu vou abusar!

Imagine praias de areia branca bem fina, águas cristalinas e um mundo subaquático de tirar o fôlego. E veja, não é apenas um paraíso de praias tropicais...é muito mais que isso!

Deixa eu tentar explicar um dia que foi surreal. Nessas de parar para ver as praias desertas e tal, o barqueiro desligou o motor do barco em frente a uma rocha enorme de calcário e ali fiquei sem entender...onde estamos indo? Daqui a pouco ele disse: venham comigo! E lá fomos seguindo o nativo...



Daqui a pouco estávamos pisando em umas pedras no meio do mar e indo para um canto que tinha uma passagem pequena no meio da rocha enorme. A hora que atravessamos a passagem, demos de cara com uma praia toda cercada com falésias de calcário e que formava uma piscina natural, de água transparente, cheia de peixinhos, com o sol iluminando tudo...é como se fosse um sonho.


No final de tarde, quando estamos quase ancorando de volta à civilização, vem aquela sensação anestésica do paraíso...será que foi tudo um sonho? até hoje em me pergunto quando vejo as fotos...pois nunca estive em uma natureza tão forte e exuberante em toda a minha vida. Como diz a minha amiga Tereca, é de cair pra trás de tanta beleza!


O que significa esses passeios? Como funciona? Quanto custa? O que está incluso? 

Eles são simples nos nomes e nem precisa complicar mesmo. Para vocês entenderem, a baía de Bacuit ( onde fica o centro e todo o agito ) é de onde saem cedinho todos os barcos (conhecidos também como outrigger) rumo ao enorme arquipélago com uma infinidade de belezas naturais das mais incríveis do planeta: são praias de areias fininhas, restingas e lagoas inacreditáveis de lindas.

Assim são divididos os passeios:



TOUR A
Esse tour é imperdível. Consiste em 5 paradas pelas lagoas e praias mais lindas que você verá na sua vida! O passeio começa na "secret lagoon", depois vai para uma ilha chamada Simizu, onde é servido o almoço na beira da praia. Depois vem um das paisagens mais escândalosas: a pequena e a grande lagoa, que fica bem na entrada das Ilhas Miniloc. Para encerrar o dia, o descanso é em uma praia paradisíaca cercada de palmeiras chamada 7 Commands Beach.


TOUR B e D
Eu não fiz esses 2 passeios porque não deu tempo. Mas o dia que voltar, farei com certeza!

TOUR C
Esse é outra maravilha de passeio, conhecido também como o tour das praias escondidas. São 6 horas de passeio e visitamos a Helicopter Island que é linda, completamente deserta. Na parte norte tem um túnel subaquático e no sul um recife lindo de corais. Depois mais uma ilha deserta: Tapiutan Island, ótima para mergulhar! Precisa tomar cuidado porque as vezes aparece umas águas vivas enormes pelo caminho! Depois passamos pela praia escondida e também pela praia da estrela! Olha, era tanta praia paradisíaca, tanto mergulho no mar que já nem sei dizer qual era uma ou outra...





Segue abaixo o vídeo que o Daniel fez da nossa viagem. As imagens falam mais que qualquer adjetivo para esse paraíso que é El Nido:


South East Asia from daniel azulai bittencourt on Vimeo.


PREÇOS E DICAS!
- O passeio parte às 9 da manhã e retorna às 16 horas custa entre 1.200 a 1.400 pesos filipinos por pessoa, o que significa hoje algo em torno de U$30. Cada dólar vale quase 45 pesos filipinos.

- Nesse tour está incluso o barco ida e volta e um almoço maravilha (que eles preparam na beira da praia para os visitantes) que vem com salada, arroz, peixo frito, camarão e frutas de sobremesa.
Aqui está a foto do nosso almoço em uma das ilhas.


- Fora o valor do passeio, na hora do embarque eles cobram uma taxa de 200 pesos da taxa chamada "Eco-turismo de desenvolvimento" que vale por uma semana. Então se você for fazer mais passeios, você só pagará uma vez essa taxa. Por isso leve ela sempre com você para mostrar nos passeios seguintes. Esse é o papel que você recebe...



- Se você puder, pegue um barco só para você e sua família, seus amigos ( ou seu amor ). A partir de 4 pessoas já vale a pena. Claro que custa mais caro, mas acredito que pode fazer toda a diferença!

- Se você não puder ou não tiver tempo de fazer os 4 passeios, escolha sem dúvida o A e o C.

- Leve para o passeio uma muda de roupa, roupa pra cair no mar, é claro, e equipamento de snorkel. Se não tiver e possível alugar na hora mesmo. Algumas agências já incluem o equipamento de mergulho no valor do passeio. Procure se informar...

- Tome cuidado na hora de caminhar porque tem muitos corais por tudo. O ideal mesmo é levar um sapatinho de neoprene. Pode ajudar e muito!




- Leve uma sacolinha para guardar seu lixo e trazer de volta quando voltar para o centrinho da cidade.

- Leve água, protetor solar, chapéu, uma canga, enfim, uma boa mochila de praia!

E tenha uma ótima viagem!

Se você tiver interesse de ver mais conteúdos sobre as Filipinas. Segue alguns links:

Filipinas -quando ir, como chegar, onde ficar, o que fazer e muito mais! Parte IV

Filipinas - quando ir, como chegar, onde ficar, o que fazer e muito mais! Parte III

Filipinas - quando ir, como chegar, onde ficar, o que fazer e muito mais! Parte II

Filipinas - quando ir, como chegar, onde ficar, o que fazer e muito mais! Parte I

No próximo post :

vem aí o Dossiê Grécia! Com Atenas e as ilhas de Santorini e Milos!


31 comentários:

  1. Legal o seu blog é bem detalhado e inspirador estou indo para Cebu e com certeza farei essa trip nesses lugares lindos valeu continuem viajando e blogando, Philippines la vou eu!

    ResponderExcluir
  2. Shoooow teu blog!! Vamos para Philippines em fev de 2016 e ler os 5 cap sobre la me fez viajar antes mesmo de ir! Muito inspirador a forma como você escreve! parabens e muitoooo obrigada por todas as dicas!! Beijão!!

    ResponderExcluir
  3. Amei, maravilhoso, você me convenceu. Um grande abraço

    ResponderExcluir
  4. Muito ricos seus post sobre as ilhas Filipinas, detalhado com dicas imperdíveis e o video do Daniel eh perfeito, cheguei a chorar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas lindas palavras Marília! Realmente os vídeos do Daniel são de emocionar! Muito amor para você!

      Excluir
  5. Muito ricos seus posts , detalhado c dias imperdíveis! E o video do Daniel cheguei a chorar de emoçao c tanta beleza e a sensibilidade e talento dele

    ResponderExcluir
  6. Muito ricos seus posts, detalhado c dicas imperdíveis e generosas! E o video do Daniel mostra como tem talento e sensibilidade, cheguei a chorar c tanta beleza! Parabens!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada você Marília por acompanhar o blog! Fico feliz que tenha gostado. Tudo de bom.

      Excluir
  7. nossa q blog massa..me ajudou muito a entender Palawan.

    ResponderExcluir
  8. Estive de lá agora em 2016 e segui os seus conselhos, visitei El Nido e Bantayan. Adorei. Obrigado

    ResponderExcluir
  9. Estive recentemente nas Filipinas, e segui os seus conselhos para El Nido e Bantayan. Adorei. Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que delícia José! fico feliz que de alguma maneira ajudei no seu planejamneto de viagem!
      Tudo de bom

      Excluir
  10. meus parabens pelo seu blog...fantástico!
    fui para tailandia em março de lua de mel, e vou voltar para ásia em março de 2017, quero conhecer philipinas e indonésia..vc acha que 10 dias em cada lugar é o suficiente? ja que bali é bem grande né.. obrigado!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada querido! É possível sim conhecer os países em 10 dias cada. Se precisa de um planejamento de viagem, é só entrar em contato! Boa sorte!

      Excluir
  11. Olá Candice! Parabéns pelo blog!! Tenho pesquisado bastante coisa e suas descrições são as mais completas que achei!! Muito bom mesmo!!!
    Gostaria de uma dica: estou indo para a Tailândia em fevereiro e pensei em passar uma semaninha nas Filipinas. Como vai ser pouco tempo, qual ilha você recomenda que eu priorize?? Não queria nada muito cheio e urbanizado, mas com opções de calmaria! Tem alguma que vc não tenha ido e se arrependeu?
    Obrigada!!!
    Beijos
    Bia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sara, tudo bem querida, a essa altura você já deve ter ido para as Filipinas. Que ilha você foi? desculpe, mas estava com o blog fora do ar e voltei só agora no final de 2017. Feliz 2018!

      Excluir
  12. Olá, parabens pelos posts. Quantos dias são necessarios para fazer todos os passeios de El Nido?

    ResponderExcluir
  13. Olá! Amei as dicas sobre Filipinas, estou querendo ir em fev/17. Acha que é seguro e confortável ir sozinha? Obrigada pelas dicas!! Já viajei nas fotos e vídeos <3
    Bjs
    Mônica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mônica, tudo bem? Dá para ir sozinha sim, mas tem que ser na região de Visayas.
      Boa sorte!

      Excluir
  14. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  15. Nossa! Incrível o seu blog! Encontrei quando pesquisava para uma viagem que estou pensando em fazer! Adorei as dicas e fiquei louca para conhecer El Nido! Como conseguiram ir embora? O lugar parece dar uma paz...
    Estava pensando ir em Novembro, para aproveitar e ir no festival das lanternas na Tailândia! O que acha?! Ah... Estou planejando uma viagem sozinha! É tranquilo andar por lá sozinha?
    Feliz ano novo para vocês! Estão de parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi ano, tudo bem? espero que tenha dado certo sua viagem...estava com o blog desatualizado e voltei agora. Obrigada por acompanhar!
      Boa sorte

      Excluir
  16. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  17. Candice!! Parabéns pelo seu Blog, possui uma riqueza imensa de detalhes que serão muito úteis na minha 2ª viagem pelo sudeste asiático, com certeza Filipinas irá entrar no meu roteiro, mas vou admitir que o que mais me interessou foi El NIdo, acho que só vou ficar por lá, achei incrível a paisagem, você acha que 6 dias em El Nido são suficientes para conhecer todos esses cantinhos paradisíacos que vc citou??? Bjusssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Bruna, sim super suficientes seis dias de El Nido! Ah boa sorte, você vai amar!

      Excluir

se quiser mais informações, por favor mande um email para
vidaeumaviagem@gmail.com
obrigada