23/04/2015

Atenas - quando ir, onde ficar, o que fazer e muito mais

A Grécia tem um lugar único na história da humanidade. Um nome que evoca o passado e relembra os livros de escola com as incríveis histórias de heróis e deuses do Olimpo: Zeus, Apolo, Afrodite, Poseidon, Centauros, Sereias, Quimera, Medusa...nomes da mitologia grega, que já naquela época (através das fábulas) nos servia para explicar a importância da relação dos seres humanos com a natureza.

Vista geral de Atenas ( ao fundo a colina de Acrópole ) 

Pensar na Grécia é pensar grande. A Grécia é o berço do mundo ocidental, onde grandes pensadores como Sócrates, Platão, Pitágoras, Aristóteles trouxeram para o mundo o nascimento da Filosofia. Na Grécia foi onde nasceu um dos mais bonitos sistemas de governos já criados pelo homem: a democracia.

Parthenon 

Hoje a realidade política por lá não é das mais bonitas e isso você percebe andando nas ruas ou conversando com os simpáticos gregos que adoram um dedo de prosa, aliás, é um calor humano bem semelhante ao brasileiro. Eles pedem para que ajudem a divulgar a Grécia porque o turismo é o que está segurando a onda do país nessa época de crise. Espero que com esses textos eu consiga inspirar uma visita sua até lá. Quem sabe...


Crises à parte, a Grécia é o cenário da perfeição do antigo, da beleza eterna, como se ela fosse a Deusa do tempo, te convidando para dar uma volta no passado, onde só basta acionar a imaginação...

Teatro de Dionísio

Só de poder sentar debaixo de uma oliveira para contemplar a brisa que vem do lindo mar da Grécia ou tocar nas paredes do quase intacto Parthenon, dentro da linda colina que acolhe a Acrópole ou mesmo ficar imaginando como era a vida dessa civilização com mais de 3.400 anos de história...dá vontade de voltar pra lá agora mesmo.

MELHOR ÉPOCA

A Grécia no verão: muito quente, cheia de turistas e os hotéis acabam que ficam mais caros pela enorme procura. Por outro lado é a época onde acontece os grandes festivais de música, como o Athens Epidaurus Festival. Se você pensa em agito, talvez o verão seja sua praia!

A Grécia no inverno, pode ser interessante se você não se importar com o clima mais friozinho e sem mergulhos no mar. Prepare o guarda-chuva. Pelas minhas pesquisas, dezembro é o mês que mais chove.

A Grécia na primavera e no outono - os melhores meses: março, abril e maio ou depois entre setembro, outubro e novembro. O clima é super agradável, os hotéis e os pontos turísticos não ficam tão abarrotados e é possível encontrar diárias de hotéis mais em conta.

ONDE FICAR

Todos os bairros que contornam a Acrópole são especiais. Plaka é o mais popular e onde pode-se encontrar hotéis com uma boa variedade no preço da diária.

Plaka é o bairro mais antigo da cidade e fica bem na encosta norte/leste da Acrópole. Nada pode ser melhor se você curte uma atmosfera mais boêmia, com movimento de turistas, cafés e restaurantes por todos os lados, tudo isso com uma linda arquitetura otomana para deleite dos olhos.

Mesquita Tzisdarakis 


Sugestões de hotéis em Plaka 

Plaka Hotel - uma das melhores vistas da Acrópolis você pode conseguir sentado na cama do seu quarto ou tomando café da manhã no terraço desse charmoso hotel no coração do bairro mais boêmio de Atenas. Diárias a partir de 150 dólares.

AthenStyle Hostel - se você está com a grana curta mas quer ficar bem localizado e com conforto, esse é um dos melhores hostels do bairro! Diárias a partir de 28 dólares para dividir o quarto com mais três pessoas.

Phidias Hotel - hotel bárbaro, pequeno, super bem localizado que achei andando pelas ruas de Atenas. Pertinho de tudo, bem no coração do centro histórico. Diárias a partir de U$ 220.

Se você gosta de ficar em hotéis mais luxuosos, aconselho buscar algo perto da Syntagma Square, que fica em frente ao parlamento grego onde quase todos os hotéis de rede internacionais estão localizados. A praça fica pertinho de Plaka também.

Sugestões de hotéis em Syntagma Square ( os hotéis mais luxuosos ) 

Hotel Grande Bretagne - hotel luxuoso, com diárias a partir de 300 dólares, esse hotel é o desbunde da elegância. Dos seus quartos com decoração clássica é possível avistar o parlamento grego e também a Acrópole. Se puder investir nesse luxo, aqui você será bem recompensado.

King George, a Luxury Collection Hotel - considerado um dos top 3 hotéis em Atenas, outra boa opção se você está procurando por requinte e luxo. Os quartos são suntuosos. A piscina é escandalosamente linda e o café da manhã servido no terraço com vista para a Acrópole é um dos maiores presentes para os hóspedes. Diárias a partir de U$ 240. Segue abaixo uma foto do hotel.


Do ladinho de Plaka, tem outro bairro bem charmoso chamado Monastiraki que também é uma boa opção de estadia.

Sugestões de hotéis em Monastiraki

A for Athens - um hotel que descobri nas minhas caminhadas. Super bem localizado, novo e limpo. Fica do lado da agitada e artística praça Monastitraki e fácil para alcançar toda a cidade já que o metrô está praticamente do lado do hotel. Segue uma foto do terraço do hotel. Diária pode variar de 100 a 160 dólares dependendo da estação do ano.


Já no sul da Acrópole, em torno dos bairros charmosos de Makrygianni e Koukaki você vai encontrar uma atmosfera mais tranquila, com menos turistas e com excelentes opções de pensões e hotéis de médio porte.

Sugestões de hotéis em Koukaki

City Circus - esse é uma ótima opção para ficar em Atenas. Um hostel super charmoso, novo e barato. Quartos para dividir a partir de 30 dólares por pessoa, com café da manhã incluso.

O QUE FAZER

A primeira pergunta que vem quando estamos preparando um viagem é quanto tempo ficar em cada cidade. E claro que essa resposta tem muitas variantes. Muitas perguntas vem na cabeça na hora de decidir. "Quanto tempo você terá disponível para toda a viagem? Quais cidades você já conhece? Qual é o seu interesse pela cidade?

A frase padrão famosa ( e que eu sempre ouço ) de muitas pessoas que já foram pra Atenas é a seguinte: "Ah, dois dias em Atenas já está ótimo, porque tirando a acrópole, não tem nada de muito especial pra ver por lá". Oh well...

Sinto dificuldade em "palpitar"o tempo para ficar nas cidades pois essa viajante que vos fala adora o modo "slow travel" formiguinha. Nos meus planejamentos eu quase sempre quero ficar mais tempo do que o pré determinado e ainda me sinto saudosista na hora de ir embora.

Mais um belo pôr do sol visto da Acrópole

Só para se ter uma idéia, eu fiquei seis noites em Atenas e consegui sentir um pouquinho como é a vida por lá. E posso te adiantar: com certeza tudo acontece na volta da maravilhosa e estonteante Acrópole que significa "cidade alta". E lá de cima você pode desfrutar Atenas num giro de 360 graus.

A Acrópole e o Parthenon

O que há de melhor na cidade: o grande presente de Atenas para nós viajantes, um lugar histórico que você não pode perder! Se puder vá no começo do dia ou no final de tarde onde a luz fica mais bonita pra fotografar e também porque tem menos turistas. O horário de funcionamento é das 8h00 às 18h30 todos os dias. Prepare-se porque venta muito por lá.

The answer my friend is blowing in the wind...

Para chegar na Acrópole é fácil e agradável porque as grandes avenidas que levam até lá se transformaram em ruas de pedestres gigantes cheias de cafés e lojinhas. Não tem muito segredo, é só seguir o fluxo e deixar se perder entre oliveiras e cafés pelas esquinas...

O Partheon, o mais importante e mais visitado monumento na Acrópole foi construído por Péricles no século V antes de Cristo para receber os grandes eventos culturais e políticos da população ateniense. A Acrópole também serviu de refúgio em tempos de invasão, por ser o lugar mais alto da cidade.

The Acropolis Museum

O museu é novo, moderno e extraordinário! É um dos maiores destaques culturais em qualquer turnê pela Europa. Imperdível a visita. A maneira como eles criaram e preparam as exibições é excitante de ver. Separe um tempo da sua viagem para dedicar a nessa maravilha de museu. Segue abaixo o vídeo no dia de sua inauguração, 21 de junho de 2009.



O museu tem 3 andares e lá você vai se deliciar com a maneira como eles contam a história da Antiga Grécia. As estátuas deslumbrantes, os fragmentos arquitetônicos, as vestimentas, até a música, tudo que está ali dentro do museu é uma real e feliz tentativa de nos levar para uma viagem na antiga Acrópole.

Se puder, comece sua visita pelo terceiro andar onde fica a Galeria Parthenon com uma vista inacreditável para a Acrópole. Lá eles reproduzem o templo de Parthenon com os pedaços originais que foram se perdendo com o tempo...é lindíssimo!

interior do Novo Museu de Acrópole
Minha dica: como o museu é praticamente grudado com a Acrópole ( 300 metros ), programe-se para fazer o passeio na grande colina pela manhã cedinho. Quando você sentir que o sol está ficando forte, vá para o museu e se proteja dentro de um ar condicionado dos Deuses! Ainda dá para almoçar no cafeteria que é bem bacana também. Para os notívagos, dá para começar o dia conhecendo o museu, almoçando por lá mesmo e ir para a Acrópole mais no fim de tarde.

Museu Nacional de Arqueologia

Em frente ao museu Nacional de Arqueologia

Um clássico em Atenas, esse museu é considerado um dos mais importantes do mundo. Suas coleções de antiguidades vem desde a época da pré-história. As galerias, com suas estátuas contam a história da Antiga Grécia com muita riqueza. Vale a pena uma visita.

Plaka 
É nesse bairro que bate o coracão da cidade, também conhecido como o bairro dos Deuses. Bem encostado na colina de Acrópole, o charme de Plaka é perceptível já à primeira vista. Observe que beleza suas casas com telhados vermelhos, suas pequenas ruas sinuosas e suas encantadoras paredes floridas de bougainville. Quem não se apaixona?


Plaka era o bairro onde os antigos artistas atenienses se encontravam para tocar música em alguma taberna ou os foliões se mascaravam na época do carnaval e ficavam no sobe e desce das ladeiras jogando confete e serpentina que se espalhavam pelas suas ruas de paralelepípedos.

 Thision Open Air Cinema - bem pertinho da Acrópole. 

Hoje em dia o bairro está tomado de lojinhas, bares, restaurantes, cinemas e muita gente nas ruas. Plaka é o lugar em Atenas com a atmosfera mais próxima daquele sonho que é caminhar a noite por um centro em uma pequena ilha grega.

Uma dica: cinema ao ar livre em Atenas é faz parte da cultura local. Aproveite e experimente apreciar um filme com um telão olhando as estrelas e uma parte da Acrópole. Vale muito a pena!

ONDE COMER

Estia Café Restaurante - Pode até parecer estilo "pega turista" mas não é, eu provei e foi uma delícia! O que tem de melhor na culinária grega? tudo! Os queijinhos assados no forno chamado Kefalotiri é algo dos sonhos. A salada grega eu comia todos os dias! O Moussaka que faz lembrar uma lasanha, e tem diversos recheios a sua escolha, é de comer e sonhar...olha, eu nunca comi tão bem em um país como a Grécia.

Thissio View - esse restaurante fica pertinho da Acrópole também e no seu último andar tem um terraço com uma linda vista para a colina. O preço é razoável, mas não pra dizer que é barato. Um prato principal gira em torno de 20 euros. Vale a pena pela vista.


Gyristroula - um dos melhores gyros que provei em Atenas e com preço bem junto.

No próximo post, vamos viajar para os ilhas cíclades e conhecer um pouco Santorini.


3 comentários:

  1. Obrigada pelas dicas e orientações de como aproveitar Athenas com sabedoria e paixão. Para mim tem sido um prazer ler seus textos, prezada viajante. Gostei do que vc escreveu sobre a terra de Platao: Crises à parte, a Grécia é o cenário da perfeição do antigo, da beleza eterna, como se ela fosse a Deusa do tempo, te convidando para dar uma volta no passado, onde só basta acionar a imaginação... Acompa nho seu site com freqüência. um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por acompanhar o blog Suely querida! É sempre um prazer saber que de alguma maneira posso ajudar nas viagens das pessoas. Que sua vida seja sempre uma viagem!
      Saudações e um forte abraço!
      Candice

      Excluir

se quiser mais informações, por favor mande um email para
vidaeumaviagem@gmail.com
obrigada