26/12/2019

Playa Del Carmen - As melhores dicas por uma amiga local!

Tem algo melhor em uma viagem do que chegar na cidade escolhida e ter um amigo local pra te segurar a mão e te levar para os melhores restaurantes da cidade, te mostrar os lugares mais exóticos, a livraria mais linda da cidade, a melhor sorveteria das galáxias?  

Eu como viajante, me sinto privilegiada quando esses amigos aparecem assim em forma de anjo, além de um enorme carinho pelo imenso gesto de generosidade, afinal, ter dicas assim de quem mora e conhece bem o lugar é luxo só! 

Pois como ando apaixonada pelo México, e lembrei de uma amiga querida que vive na Península de Yucatan, perguntei se ela não toparia em nos contar um pouco de sua vida por lá...e aí está!

A Lê é de Curitiba e vive em Playa Del Carmem há 20 anos com o marido Isaias e eles tem três cachorros. Ela é muito engraçada, tá sempre falando besteira, gosta muito de cozinhar, cinema, tatuagens e viajar...seu sonho é conhecer a Austrália mas enquanto isso não rola, ela e o Isaias estão conhecendo todos os países da America do Sul, e vão subindo, e exploram o México ( país do marido ) lugar que ela escolheu pra ser sua casa.
E ela está sempre aberta pra um papo cabeça e trocar experiências de viagens. 

Obrigada Lê por suas dicas maravilhosas! Não vejo a hora de colocar em prática. 



O que mais te impressiona em Playa Del Carmem? 


A diversidade...há mais de 30 anos era apenas uma vila de pescadores, chegaram principalmente italianos e franceses e começaram a armar a cidade com seus pequenos restaurantes e hotéis, e isso deu muita personalidade ao lugar! Exatamente a mistura de culturas: europeus, latinos e claro mexicanos, mas com uma diferença de Cancun. 


Por exemplo, os locais e turistas com mais presença em Playa Del Carmem são da Europa. Por alguma razão misteriosa, os americanos e canadenses não se hospedam por aqui, eles ficam em Cancun mesmo. Isso faz Playa del Carmen um lugar mais poético e eclético.

Poderia nos contar três restaurantes bons e baratos que você ama? Pode ser um para café da manhã também!


Para o café-da-manhã indico o Chez Celine, francês, mas os brasileiros gostam porque tem o clássico: frutas, pãozinho fresco com geleia, café delicioso. Também recomendo o Cueva del Chango, mexicano super estiloso, as mesas ficam no meio de um jardim lindo e a comida é uma delicia, recomendo ir domingo que servem tamales frescos como especial do café!

Curva Del Chango

Comidinhas: estando aqui tem que rolar tacos, né? então que seja no Don Sirloin, eles estão em vários lugares da cidade. 

Mais saudável: Bionatural, opções vegetarianas super saborosas. 


Frutos do Mar: Hijos del Mar: atenção, tem um fake por toda a cidade chamados Hijas de la Tostada: não são legais, os originais e com frutos do mar frescos e melhor energia são os originais Hijos del Mar.


Italiano: Sorento...melhores pizzas da cidade.

Babes: melhor comida Thai daqui.

Na realidade essas dicas são complicadas porque a cidade é cheia de lugares muito legais...tentei escolher os que eu, como local, mais gosto e que muitas vezes os turistas desconhecem.

Qual é o melhor jeito de se locomover por aí?


Dentro da cidade caminhando!!!! Passear pela Quinta Avenida com seu show de cores, bares, lojas e gente diferente é uma delicia. Ou de bicicleta. A cidade já conta com serviço de aluguel da magrela com aplicativo onde se pode retirá-las e devolvê-las em vários pontos. 


Quinta Avenida

Agora se a idéia for sair de passeio, alugar um carro é a melhor opção. Playa del Carmen tem a vantagem que está no "meio do caminho" pra quase todos os passeios, a diferença de Cancun que só está perto de Isla Mujeres e Holbox. Daqui de Playa sair pra ir a ruinas maias ou parques, praias e cenotes é mais perto e a estrada é só uma que conecta todos os lugares.

Imagine um dia dedicado para interagir com a natureza. Qual seria seu itinerário?


Sair cedo e ir até as ruinas maias de Coba, mais ou menos 1:30 de Playa del Carmen. Pela manhã o lugar é bem vazio e tranquilo...subir na pirâmide Nohoch Mul e ver o poder da selva maia lá de cima. 


Pirâmide de Nohoch Mul 


No caminho de volta uma parada pra almoçar em Tulum ( na aldeia, não na praia ) no restaurante Camello Junior: o ceviche melhor servido da região, delicioso e super barato, e depois um mergulho em algum cenote lindo, por exemplo: Dos Ojos.

Quais são as praias mais incríveis da região? Se puder nos contar duas delas...


Xpu ha e Tulum sem pensar duas vezes!!!


Xpu-Ha


O que você mais ama na cultural local?


Amo como os mexicanos são parecidos com a nossa cultura: sempre felizes, bons anfitriões, bem humorados. E amo as cores!!! O México é sem dúvida um país colorido. Aqui também se sente forte a presença indígena já que familias maias se misturam formando essa população tão diversa.

Sabe aquele hotel dos sonhos? Qual você indicaria?


Be Tulum, sonho encantado na frente do mar. Aqui em Playa os melhores hotéis não estão frente ao mar, mas indico o Be Playa e o Casa Ticul. Para quem curte all inclusive, em Playa del Carmen o melhor é o Grand Velas.

De tantos cenotes pela região, qual é o seu preferido? E por quê? 


São dois preferidos:

Jardin del Eden: é enorme, como uma grande piscina, cheio de segredos para descobrir fazendo snorkel e também áreas deliciosas pra curtir sol e sombra, fazer um picnic, ler um livro enquanto descansa pra seguir nadando em suas águas cristalinas.


Cenote Jardin del Eden

Dos Ojos: são duas entradas muito diferentes: uma é uma caverna onde se sente o poder dos rios subterrâneos, muito emocionante, esnorkelear ai é como estar na lua (nunca fui, isso dizem hahaha), fora a experiência de ver os mergulhadores de caverna passando lá embaixo, no fundo, como verdadeiros astronautas. E a segunda entrada é aberta, mais como uma piscina.

Cenote Dos Ojos


Para comer como local, o que é bacana de experimentar no cardápio? E bebida?


Acho que experimentar pimentas, esse é o grande segredo. Arde? Arde, mas a cultura diz que elas ressaltam sabores, e é verdade. Um taco, comendo com a mão, com cilantro e abacate e pimenta!!!!




Cerveja: a melhor cerveja artesanal da região é a Pescadores...eles tem até um bar na cidade ( do lado do restaurante La Cueva del Chango ) para provar os diferentes tipos que eles produzem. Já das grandes empresas, escolha a Modelo Especial!!




Nenhum mexicanos de verdade toma Corona!!! E menos com limão, isso é coisa de filme.

Outra dica: mexicano não toma tequila, e menos Jose Cuervo. Aqui se toma Mescal, e não é shot, se toma devagar, desfrutando os sabores, aos poucos!!!

Para quem quer um bar típico, para depois dançar até tarde da noite, que lugar você indica?


Bar: Trujillos Cantina de Selva, um lugar bacana, ótimas bebidas e aperitivos para esquentar antes da balada, ou pra passar horas conversando. 



Baladas: existe uma rua "Calle 12" com mais de 20 lugares pra escolher...desde fora se escuta a musica, se vê o ambiente, daí é só escolher.

Muitos hotéis fazem festas nos seus roof tops, e todas as semanas tem uma festa diferente com djs internacionais rolando.

E Tulum também traz os melhores djs internacionais, na maioria das vezes para o hotel e bar Papaya Project.


Projeto Papaya

Se você pudesse melhorar algo em Playa Del Carmem, o que seria?


Vialidade! As ruas estão mal planejadas, estreitas, mal sinalizadas... dentro da cidade e a partir de Dezembro se cobrará parquímetro pra estacionar na maioria das ruas do centro.

E os arredores para quem quer explorar? O que tem de imperdível?


Tulum: ruinas e a praia.... 

Um pouco mais distante: um dia de praia caribeña na ilha Isla Mujeres.


Ilha das Mulheres

Não gosto de tour, ônibus, um monte de gente, mas indico um passeio chamado Maya Encontre, da empresa Alltournative

Eles tem grupos de no máximo 10 pessoas e misturam cultura e natureza, como visitas às ruinas de Coba, com tour guiado dentro, e depois passeiam por aldeias maias onde a cultura e a natureza estão conservadas. 

É uma experiência linda ver como eles vivem hoje, e com a ajuda de uma empresa sustentável, que de verdade ajuda a comunidade, com responsabilidade social. E de parque, o melhor é 
Xel-Há, super bem feito e respeitando a natureza.

Xel-Há

Tem algum segredinho que queira contar pra gente da região?


Acho que o segredo é deixar o luxo em casa, colocar chinelo e protetor solar na mala, um bom livro, e vir sem frescura. O lugar não exige nada de produção, pelo contrário, é um lugar pra que a gente volte ao simples, como andar descalço, caminhar na praia de mãos dadas, sentar em qualquer bar na areia e tomar uma cerveja conversando e dando risada fazendo aquele "buraco" na areia com os pés...

Outro segredinho: comer com as mãos é ótimo!!!

Mais um segredo: pra quem gosta de tatuagem é só marcar uma data com meu amigo querido César Rivas que tem a Perla Negra Tattoo! Super recomendo. 


E entrem num mercadinho local, num Abarrote ( é como uma mercearia da esquina ) e comprem doces mexicanos, de manga apimentada, de tamarindo, de cajeta....

Viva Mexico!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

se quiser mais informações, por favor mande um email para
vidaeumaviagem@gmail.com
obrigada